Pernambuco sedia Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19) a partir desta segunda (12)
Encontro é fruto de articulação do Governo do Estado com IIED e vai reunir representantes de 56 países em momento de preparação para a COP30
Pernambuco será palco da Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19), que acontece dos dias 12 a 16 deste mês, no Cais do Sertão, na capital pernambucana. O evento, promovido pelo International Institute for Environment and Development (IIED) e apoiado pelo Governo do Estado, pretende discutir como as comunidades locais ao redor do mundo podem criar estratégias para aumentar sua resiliência frente a eventos climáticos extremos e ao aumento da temperatura global. É a primeira vez que o evento acontece na América Latina.
São esperados aproximadamente 450 participantes de 56 países, entre representantes governamentais, de organizações da sociedade civil, de institutos de pesquisa, de fundações e doadores. O tema do encontro é uma pergunta: “Como Podemos Obter Uma Adaptação Justa e Equitativa?”. Vale ressaltar que os ingressos para participar do evento estão esgotados. A CBA19 será também um momento importante de preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, no mês de novembro.
A programação do CBA19 terá um formato variado, que privilegia o intercâmbio de experiências e a troca de conhecimento por pessoas de diferentes países. Serão quatro plenárias gerais, 27 sessões paralelas, quatro sessões de palestras-relâmpago e mais seis Sessões Fora da Caixa, que englobam teatro, jogos e oficinas interativas. As sessões paralelas, por exemplo, serão realizadas a partir de três temas principais: adaptação liderada localmente, que discutirá como passar dos princípios à prática em larga escala; adaptação de base comunitária, com foco no contexto urbano; e natureza e adaptação, que destaca o conhecimento das práticas indígenas e de comunidades tradicionais.
Também haverá um evento paralelo chamado Shark Tank, no qual até 20 startups voltadas para o desenvolvimento de soluções climáticas locais poderão receber apoio técnico ao longo dos dias do evento para aprimorar suas ideias junto com especialistas e investidores internacionais. Na quarta-feira, das 16h às 20h, a CBA19 vai realizar ainda o Festival Clima de Mudança, no vão livre do Cais do Sertão, com apresentações culturais gratuitas.
Além da agenda no Cais do Sertão, os participantes da conferência também terão a oportunidade de fazer visitas a comunidades do Grande Recife e de cidades do interior, a fim de conhecer as experiências de adaptação urbana e rural nas comunidades locais. No último dia do evento, será realizado um fórum que reunirá os principais aprendizados de cada tema abordado, com o objetivo de identificar as ações prioritárias e as mensagens-chave para a COP30. A programação completa está disponível no site da CBA19.
De acordo com Paul Mitchell, pesquisador do IIED e responsável pela programação da CBA19, a conferência dá espaço para que as comunidades mais vulneráveis às mudanças climáticas estejam no centro do debate sobre a adaptação a essa nova realidade. "As conferências da CBA são baseadas em princípios de equidade e inclusão, que incentivam pessoas de organizações locais ao redor do mundo, pesquisadores, formuladores de políticas e financiadores a compartilhar suas experiências e conhecimentos. Estamos entusiasmados por poder ter esta conversa em Recife e nos conectar com a comunidade local".
A realização da conferência em Pernambuco é fruto da articulação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, a partir da sua participação na London Climate Action Week, em junho de 2024. Durante o evento, Pernambuco foi o único estado brasileiro convidado a apresentar as políticas públicas desenvolvidas em âmbito estadual para alcançar as metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris. A partir do contato entre a secretária da pasta, Ana Luiza Ferreira, e o IIED naquela ocasião, Pernambuco foi escolhido para sediar a CBA19.
Segundo Ana Luiza, a realização da CBA19 em Pernambuco demonstra o reconhecimento recebido pelas políticas ambientais do Governo do Estado. "A conferência representa uma oportunidade estratégica para Pernambuco compartilhar suas experiências e iniciativas. Além disso, a CBA19 dará visibilidade não apenas às iniciativas locais, mas também será um momento importante para conhecer boas práticas e inovações de todo o planeta na busca por soluções equitativas para a adaptação climática".
Enquanto o IIED ficou responsável pela organização geral do evento, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) e a Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri-PE) ficaram responsáveis pelo apoio operacional e articulação local da iniciativa por parte do Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário