domingo, 25 de maio de 2025

PREFEITURA DE ARARIPINA NEGOCIA CHEGADA DO GÁS NATURAL AO POLO GESSEIRO DO ARARIPE

Prefeitura de Araripina articula parceria com Copergás para levar gás natural ao polo gesseiro do Araripe
A Prefeitura de Araripina deu mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável do polo gesseiro do Sertão do Araripe. Em reunião realizada nesta quarta-feira (21) com representantes da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), foi iniciada a articulação para viabilizar o fornecimento de gás natural à cadeia produtiva do gesso, fortalecendo a economia local e promovendo uma matriz energética mais limpa e eficiente.

Com consumo estimado em 320 mil metros cúbicos de gás por dia, o polo de Araripina passará a representar cerca de 20% do volume total distribuído atualmente pela Copergás em Pernambuco. O encontro contou com a presença do vice-prefeito Bringel Filho, dos secretários Kilon Alencar (Planejamento) e Alexandro Grande (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), além dos representantes da Copergás, Jacinto Sousa, FUNÇÃO, e Webson Santos, FUNÇÃO.

Para Bringel Filho, a atuação da Prefeitura foi decisiva para a consolidação da parceria. “A Prefeitura de Araripina tem trabalhado com firmeza para atrair investimentos que melhorem nossa economia e a qualidade de vida da população. Com o gás natural, nosso polo gesseiro terá mais competitividade, eficiência e sustentabilidade. Essa é uma conquista de toda a cidade”, destacou o vice-prefeito.

O gás natural vem se consolidando como uma das alternativas mais seguras, econômicas e ambientalmente corretas para o setor industrial e automotivo. Em relação ao óleo diesel, por exemplo, o GNV pode reduzir até 98% das emissões de óxidos de enxofre e até 70% de óxidos de nitrogênio.

“A Copergás tem a satisfação de participar deste projeto, que é uma demanda antiga da região. O apoio da Prefeitura de Araripina tem sido fundamental para avançarmos com segurança e planejamento”, afirmou Jacinto Sousa. Já Webson Santos ressaltou o impacto ambiental positivo: “A chegada do gás natural ao Araripe vai transformar a forma como se produz gesso, reduzindo drasticamente a emissão de poluentes e contribuindo para uma cadeia mais sustentável.”

Nenhum comentário: