O PSD de Raquel Lyra tirou mais um prefeito do PSB e alcançou a marca de 62 prefeitos filiados em Pernambuco. Na última terça-feira (13), foi a vez da prefeita Camila Souza, do município de Iati, no Agreste, deixar o partido de João Campos e migrar para o grupo da governadora.
Esse foi o quarto nome a deixar o PSB para se filiar à legenda de Raquel desde que a ex-tucana mudou de partido, em março passado. Antes de Camila Souza, já haviam migrado os prefeitos de Capoeiras, Flores e Frei Miguelinho.
No início de maio, o prefeito de Água Preta, Miruca, também deixou o PSB e se filiou ao Partido Progressistas (PP), que integra o grupo de Raquel Lyra no estado.
O Republicanos também viu três prefeitos migrarem para o grupo da governadora. Nas últimas semanas, os gestores das cidades de Lagoa de Itaenga, Inajá e Jatobá assinaram suas filiações ao PSD.
As mudanças partidárias acontecem em meio às articulações para as eleições de 2026, e reforçam o movimento de ampliação da musculatura no interior do estado trabalhada pelo PSD desde que Raquel assumiu a presidência do diretório estadual da sigla.
O PSD elegeu 20 prefeitos nas eleições de 2024, mas viu o número disparar quando 31 gestores que eram do PSDB assinaram suas filiações em um ato conjunto, em abril. Eles deixaram a sigla tucana após uma intervenção da direção nacional no diretório estadual.
A governadora Raquel Lyra, que está em Nova York, nos Estados Unidos, participando de eventos corporativos com outros governadores, agora acumula 33% dos prefeitos do estado no seu partido, sem contar as legendas aliadas.
Por meio de nota, ela celebrou a chegada da nova prefeita à sigla. "Receber a prefeita Camila Souza no PSD é uma alegria e uma demonstração de que estamos construindo um projeto forte, plural e comprometido com o futuro de Pernambuco. A presença de mulheres nos espaços de decisão é essencial para uma política mais justa e representativa”, afirmou a governadora.
JC
Nenhum comentário:
Postar um comentário