quinta-feira, 8 de maio de 2025

TCU DÁ PRAZO PARA QUE INSS DIGA QUAL SERÁ O PLANO APÓS ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO

TCU dá prazo para que INSS diga qual será o plano após escândalo de corrupção
O Tribunal de Contas da União, através do ministro Bruno Dantas, deu um prazo de 15 dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informe como acontecerá o processo de ressarcimento das vítimas que foram fraudadas no esquema de desvio de recursos do benefício de aposentados e pensionistas.

O ministro também ordenou que o órgão explique quais são as medidas administrativas que serão adotadas para apurar a responsabilidade dos agentes públicos envolvidos. 

Segundo as investigações da Polícia Federal, o esquema começou durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022). As investigações apontaram ainda que, entre 2019 e 2024, o esquema movimentou cerca de R$ 6 bilhões. 

Gilberto Walter Júnior, novo presidente do INSS, já havia informado que está estudando as medidas cabíveis para efetuar os ressarcimentos.

“A ideia é que, uma vez resolvida a questão do ressarcimento, a busca pelos beneficiários seja feita pelos nossos canais oficiais, no (aplicativo) Meu INSS, na Central 135 ou por algum parceiro. A determinação do presidente Lula é fazer de uma forma que dê menos trabalho ao usuário. Não cabe a ele procurar saber se tem inscrição ou não. Isso é responsabilidade da administração pública”, declarou..

Apesar de ainda não ter uma data para acontecer às devoluções, o Palácio do Planalto tem exigido que as restituições aconteçam o mais rápido possível

Nenhum comentário: