Festival Virtuosi transforma Garanhuns e Gravatá em palcos da música clássica com concertos gratuitos e artistas consagrados
Julho será um mês especial para os amantes da música clássica no Agreste pernambucano. Dois dos principais polos culturais da região, Garanhuns e Gravatá, recebem novas edições do Festival Virtuosi, um dos maiores e mais respeitados eventos de música de câmara do Brasil. Com entrada gratuita e curadoria da pianista Ana Lúcia Altino, a maratona musical reúne nomes de peso da cena erudita nacional, promovendo uma verdadeira imersão sonora em espaços simbólicos das duas cidades.Em Garanhuns, o Virtuosi na Serra chega à sua 18ª edição e integra o 33º Festival de Inverno. Os concertos ocorrem na Capela do Seminário São José, entre os dias 18 e 26 de julho. A abertura será com o contratenor Edson Cordeiro e a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob regência de Carlos Anísio. O público também poderá conferir apresentações do Trio Capitu, formado por flauta, clarinete e fagote, além de recitais do pianista Lucas Thomazinho e interpretações de obras de Rachmaninov e Cesar Franck com o violista Rafaell Altino.
Logo em seguida, Gravatá recebe a 15ª edição do festival, entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na Igreja Matriz de Sant’Ana. A programação destaca a soprano Adriane Queiroz, o aclamado pianista e compositor André Mehmari, e repertórios dedicados a Mozart, Tchaikovsky e Piazzolla. Solistas consagrados como Marcelo Jaffé, Betina Stegmann e Raiff Dantas também compõem o elenco.
Além dos concertos, o festival promove masterclasses gratuitas para jovens músicos de cordas nos dias 28 e 29 de julho, no Recife. As aulas serão com grandes nomes que integram a programação, como Betina Stegmann (violino) e Raiff Dantas (violoncelo), reforçando o compromisso do Virtuosi com a formação artística e a democratização do acesso à cultura.
Fundado em 1998, o Virtuosi é referência nacional na promoção da música de câmara e tem ajudado a consolidar Pernambuco como um polo da música erudita no Brasil. Patrocinado por instituições como o Funcultura, Cepe e pelas prefeituras locais, o evento une qualidade artística e acesso popular.
PROGRAMAÇÃO – XVIII VIRTUOSI NA SERRA (GARANHUNS)
Capela do Seminário São José (Av. Rui Barbosa, 200 – Heliópolis)
18/07 – 19h
Edson Cordeiro (voz) & Orquestra Jovem de Pernambuco
Regência: Carlos Anísio
19/07 – 19h
Recital de piano – Luis Felipe Oliveira
20/07 – 18h30
Trio Capitu: Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (clarinete) e Ariana Mendonça (fagote)
24/07 – 19h
Rafaell Altino (viola) & Lucas Thomazinho (piano) – Obras de Cesar Franck & Rachmaninov
25/07 – 19h
Recital de piano – Lucas Thomazinho
26/07 – 18h30
“Uma Noite na Ópera” – Adriane Queiroz (soprano) & Orquestra Jovem de Pernambuco
Regência: Nilson Galvão
PROGRAMAÇÃO – XV VIRTUOSI DE GRAVATÁ
Igreja Matriz de Sant’Ana (Rua Rui Barbosa – Centro)
29/07 – 20h
“Uma Noite na Ópera” – Adriane Queiroz (soprano) & Orquestra Jovem de Pernambuco
Regência: Nilson Galvão
30/07 – 20h
“Uma Noite com Piazzolla” – Rafaell Altino (viola), Raiff Dantas (cello) & Lucas Thomazinho (piano)
31/07 – 20h
André Mehmari (piano e compositor) & Rafaell Altino (viola)
01/08 – 20h
Mozart & Tchaikovsky – Betina Stegmann, Clóvis Pereira Filho (violinos),
Rafaell Altino, Marcelo Jaffé (violas), Raiff Dantas, Nilson Galvão (cellos)
02/08 – 20h
Solistas e Orquestra Jovem de Pernambuco – Betina Stegmann (violino),
Marcelo Jaffé (viola), Luis Felipe Oliveira (piano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário