Em um gesto de transparência e prestação de contas, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), apresentou, nesta segunda-feira (30), um balanço detalhado das ações realizadas pela gestão no primeiro semestre de 2025. Mesmo tendo assumido o comando da cidade há pouco tempo, a prefeita destacou que os avanços em diversas áreas estratégicas mostram o compromisso da administração com os moradores de todos os bairros. “Estamos dia e noite com bastante dedicação para garantir mais conquistas para a população”, afirmou Mirella durante a apresentação.
Na área da segurança pública, a prefeitura intensificou ações voltadas à prevenção e monitoramento. Um dos destaques foi a implantação de 48 câmeras de videomonitoramento no Sítio Histórico de Olinda, ampliando a vigilância em um dos principais cartões-postais do estado e ponto de grande fluxo turístico. Outro avanço importante foi a ativação da Patrulha Maria da Penha, que passou a atuar 24 horas por dia com o objetivo de proteger mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo resposta rápida e suporte humanizado.
No setor de infraestrutura urbana, a gestão vem investindo na mobilidade e requalificação de espaços públicos. Até agora, nove ruas já foram pavimentadas, com foco em regiões antes esquecidas pelo poder público. As obras de requalificação da orla marítima seguem em ritmo acelerado e, recentemente, a faixa litorânea ganhou o terceiro banheiro público, melhorando a infraestrutura para moradores e turistas. Outros projetos em andamento incluem a construção do novo Mercado dos Frios, no bairro de Peixinhos, e a implantação do Parque do Fragoso, importante área verde voltada ao lazer e sustentabilidade.
A educação também recebeu atenção especial com a nomeação de mais de 500 aprovados em concurso público. Destes, mais de 300 são professores que agora reforçam a rede municipal de ensino, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação nas salas de aula. Aproximadamente 150 servidores foram convocados para atuar em áreas essenciais como saúde, obras e patrimônio histórico, enquanto 45 novos profissionais se juntaram à Guarda Municipal, ampliando o efetivo responsável pela segurança comunitária.
Outro ponto importante do balanço foi a conquista de novos recursos junto ao Governo Federal. Olinda foi contemplada com R\$ 7 milhões do Ministério da Saúde, valor que será direcionado para a ampliação da frota do Samu e o custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada em Rio Doce. A liberação do investimento é resultado direto da articulação da prefeita e da equipe técnica da secretaria de Saúde junto ao governo federal. Além disso, o município também receberá verbas voltadas à defesa civil, com foco em intervenções em áreas de risco, sobretudo encostas, por meio de convênios vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estão em fase avançada de tramitação. Essas iniciativas reforçam o planejamento estratégico da prefeitura para enfrentar os desafios estruturais da cidade e proteger a população mais vulnerável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário