terça-feira, 29 de julho de 2025

LULA ATACA BOLSONARISTAS POR APOIAREM TARIFA DE TRUMP: "FALTA DE VERGONHA E DE PATRIOTISMO"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ironizou nesta segunda-feira (28) o slogan usado pelo seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL) e por aliados, principalmente na eleição de 2022. 

Em um evento no Rio de Janeiro, o petista disse que a frase "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" agora é "Brasil acima de tudo, mas primeiro os Estados Unidos". A declaração de Lula acontece em meio a uma adesão de apoiadores de Bolsonaro em defender uma taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. 

Após ironizar o slogan bolsonarista, Lula classificou como uma “vergonha” a defesa feita por bolsonaristas ao tarifaço imposto por Trump ao Brasil, 

"É uma falta de vergonha, uma falta de caráter, uma falta de patriotismo", afirmou o presidente. “Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita e resolva fazer o que, num mundo civilizado a gente faz: tem divergência? Coloca na mesa e vamos resolver”, emendou.

Lula disse ainda que que Bolsonaro “não merece o sacrifício do povo brasileiro” e disse que a situação “é muito triste”, pois desrespeita o trabalho desempenhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ele não vai ser julgado pelo governo, vai ser julgado pela Justiça. É muito triste isso, porque a relação dos Estados Unidos com o Brasil é uma relação muito séria. São 201 anos de relações diplomáticas muito acertadas e muito séria", afirmou.

As tarifas foram anunciadas por Trump através de uma carta, que o também critica o processo penal enfrentado por Bolsonaro no STF. No documento, o presidente dos EUA pede ainda que o Brasil pare com a “caça às bruxas” contra o ex-presidente brasileiro. 

Bolsonaro é réu no processo que investiga a existência de um plano de golpe de Estado, a deveria ser executado após a eleição de 2022 para impedir a posse de Lula.

Nenhum comentário: