O encontro teve como objetivo atuar na articulação regional estratégica para a COP30, que será realizada em Belém do Pará em novembro
Nesta quarta-feira (17), a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, participou da Mesa Institucional de Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento fez parte da programação da COP Nordeste, promovida pelo Consórcio Nordeste, em preparação para a 30° Conferência das Partes das Nações Unidas (COP30), que acontece em Belém do Pará, de 10 a 21 de novembro deste ano.
Acompanhada dos secretários de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (SEMAS), Daniel Coelho, e da Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (SAESPRI), João Salles, Priscila destacou a liderança de Pernambuco na transição energética. “Quando falamos em transição energética, Pernambuco não apenas participa, mas lidera esse movimento. No Complexo de Suape, o Hub de Transição Energética já nasce com vocação internacional para produzir e exportar combustíveis de baixo carbono, como hidrogênio verde e combustível sustentável de aviação”, afirmou a vice-governadora.
“Ao ampliar a rede de distribuição do gás natural e interiorizar a transição energética, Pernambuco está garantindo que esse avanço chegue a setores estratégicos, como o Polo Gesseiro. Uma atividade que, historicamente, pressionava a Caatinga com o uso de madeira como combustível, hoje já começa a se transformar a partir de matrizes mais limpas e sustentáveis, beneficiando o meio ambiente e gerando desenvolvimento com responsabilidade”, finalizou.
A COP Nordeste reforça a importância do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), política pioneira que inspirou o Plano de Transformação Ecológica do Nordeste, que será apresentado em Belém.
Para Daniel Coelho, a COP Nordeste é um marco para a discussão de políticas públicas. “Tanto para a região, quanto para o país, o evento é fundamental porque está inserido na Terceira Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas” disse.
“O momento foi uma oportunidade de, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, trocar experiências e falar das iniciativas que a governadora Raquel Lyra vem desenvolvendo no Estado, como a implementação da Plataforma Ecológico-Econômica, uma ferramenta digital pioneira que contribui para a preservação do meio ambiente e foi premiada pelo MapBiomas na categoria Políticas Públicas e do Plantar Juntos, que é o maior programa de plantio de mudas, da história de Pernambuco”, completou o secretário.
Durante a programação, os estados nordestinos consolidaram posições conjuntas para levar à COP30, reforçando o papel da região como protagonista na transição ecológica e na justiça climática. No encontro, também foram assinadas a declaração conjunta do Consórcio Nordeste com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (UNCCD) e Carta Compromisso de Transformação Ecológica do Nordeste.
A COP Nordeste, realizada entre 15 e 19 de setembro em paralelo à Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID), reuniu governos, sociedade civil, setor privado, universidades, povos e comunidades tradicionais para debater soluções de adaptação, mitigação e desenvolvimento sustentável para o semiárido brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário