Dezembro Vermelho é o mês de campanha voltado à informação, prevenção e enfrentamento do HIV, Aids e outras ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O tema ainda enfrenta estigmas e preconceitos por parte da sociedade, mas segue relevante no contexto da saúde pública.
Em 2025, Garanhuns acompanha 648 pessoas que convivem com o HIV. Na maioria dos casos, a infecção por HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) não evolui para Aids, se realizado o tratamento e acompanhamento corretos. “Uma pessoa pode viver com HIV e ter uma vida plena e saudável”, comenta a coordenadora do Espaço Provida, Fabíola Lins, que acrescenta: “o preconceito, o estigma e a desinformação ainda são os maiores obstáculos para que as pessoas busquem o tratamento adequado”.
A principal forma de transmissão do HIV é a relação sexual desprotegida, seja ela vaginal, anal ou oral. A infecção também acontece através do compartilhamento de seringas e outros objetos perfurocortantes contaminados. A contaminação não acontece através de beijos, suor, lágrimas, uso do mesmo banheiro ou assento de ônibus.
O uso de preservativos é a forma mais recomendada para evitar o HIV e as ISTs. O SUS disponibiliza gratuitamente camisinhas femininas e masculinas, com destaque para as novas camisinhas texturizadas, que se encontram em todas as Unidades Básicas de Saúde. Além dos preservativos, é possível realizar testes rápidos e autotestes para detecção do HIV, sífilis e outras ISTs.
Outra forma de prevenção é o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Para mais informações sobre a prevenção e acompanhamento do HIV e outras ISTs, a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde e o Espaço Provida Garanhuns, localizado na Rua Mato Grosso, 26, Boa Vista.
Assessoria de Comunicação — Secretaria de Saúde
Fotos: Paula Mayer (PMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário