Cidade Forte Novamente

Cidade Forte Novamente


quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

EX-VEREADOR MORRE EM CONFRONTO COM O BEPI DURANTE OPERAÇÃO POLICIAL NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de João Alfredo, José Moacir Cristóvão da Silva, conhecido como “Oin”, morreu na manhã desta quinta-feira (18) após uma operação do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) no município de Vertentes, no Agreste de Pernambuco. A ação tinha como objetivo o cumprimento de dois mandados de prisão em aberto contra o ex-parlamentar, que, segundo a polícia, estava foragido da Justiça.

De acordo com informações oficiais repassadas pelas forças de segurança, a equipe do BEPI chegou até o paradeiro de José Moacir após receber denúncias anônimas indicando que ele estaria escondido em uma residência na cidade de Vertentes. As informações foram verificadas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), onde foram confirmadas as duas ordens judiciais expedidas contra o suspeito. Com a confirmação, os policiais seguiram para o endereço informado para realizar a abordagem.

No local, os agentes montaram o cerco e iniciaram o procedimento de verbalização. Uma mulher atendeu à porta da residência e informou que havia um homem em um dos quartos do imóvel. Durante a progressão dos policiais pelo interior da casa, já no pavimento superior, os militares teriam sido surpreendidos por disparos de arma de fogo. Diante da agressão, houve revide, e o suspeito acabou sendo atingido.

Após o confronto, José Moacir Cristóvão da Silva foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Vertentes. Apesar do atendimento médico, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada na unidade de saúde. A identidade do homem foi confirmada como sendo a do ex-vereador de João Alfredo, que também já havia presidido o Legislativo municipal.

Durante a ação, os policiais apreenderam uma pistola modelo PT 24/7, além de três aparelhos celulares da marca iPhone e um caderno contendo anotações. No local do confronto, a perícia técnica recolheu dois estojos deflagrados de calibre 5.56 e um estojo de calibre 9mm, material que será analisado no decorrer das investigações. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Vertentes, responsável pelo registro da ocorrência.

O corpo de José Moacir foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, onde passará por exames periciais. A Polícia Civil instaurou procedimento para apurar todas as circunstâncias da operação, incluindo a dinâmica do confronto e o cumprimento dos mandados judiciais. Até o momento, não houve manifestação oficial por parte da defesa ou de familiares do ex-vereador.

Nenhum comentário: