Um carnaval diferente

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

VIADUTO MANOEL MATTOS SE TORNA MARCO DE MEMÓRIA E JUSTIÇA EM GOIANA

A paisagem urbana de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, ganhou neste sábado (24) um novo símbolo de memória, resistência e compromisso com os direitos humanos. Em uma cerimônia marcada por emoção e reverência, foi descerrado o painel em homenagem ao advogado, militante político e defensor dos direitos humanos Manoel Bezerra de Mattos Neto, assassinado em janeiro de 2009 por causa de sua atuação firme contra grupos de extermínio e em defesa dos trabalhadores da região.

Instalado no Viaduto Manoel Mattos, localizado na PE-75 sobre a BR-101, o painel eterniza a trajetória de um homem cuja luta ultrapassou fronteiras estaduais e entrou para a história jurídica do Brasil. O caso de seu assassinato foi o primeiro a ter a federalização admitida pela Justiça brasileira, um marco no enfrentamento à impunidade em crimes contra defensores de direitos humanos.

O viaduto que agora abriga a homenagem carrega o nome de Manoel Mattos desde a aprovação do Projeto de Lei nº 1068/09, de autoria da então deputada estadual Teresa Leitão, hoje senadora da República. A parlamentar esteve presente na solenidade e destacou que preservar a memória de Manoel é também reafirmar os valores pelos quais ele dedicou a vida. Em discurso sensível e firme, ela lembrou que interromper uma vida é também tentar interromper sonhos e transformações sociais. “Ceifar uma vida significa ceifar também os projetos. O que Manoel ainda tinha por fazer por essa região era muito. Como disse Fernanda Torres, ‘a vida presta’. Mesmo lutando anos pela verdade, justiça e memória, não podemos perder a esperança”, afirmou. A senadora também recordou uma das frases que se tornaram símbolo da resistência de Manoel Mattos: “As lágrimas de hoje servirão de combustível para as futuras vitórias”.

A cerimônia reuniu familiares, amigos e representantes de instituições ligadas à preservação histórica e à luta por direitos. Entre os presentes estavam Harlan Gadelha, presidente do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO), entidade responsável pela organização do evento; Manuella Mattos, filha do homenageado; e o ex-deputado federal Fernando Ferro, além de militantes e cidadãos que acompanharam de perto a trajetória de Manoel.

O reconhecimento à importância de sua atuação também se consolidou recentemente em âmbito nacional. Já como senadora, Teresa Leitão participou da articulação para a aprovação do Projeto de Lei nº 3.868/2019, de autoria do deputado federal Frei Anastácio Ribeiro, que garantiu a inscrição de Manoel Bezerra de Mattos Neto no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. No Senado, a proposta foi relatada pelo senador Humberto Costa na Comissão de Educação e Cultura, presidida por Teresa Leitão, em julho de 2025. Após a tramitação, o projeto foi sancionado, transformando-se na Lei nº 15.194, de 28 de agosto de 2025, oficializando a homenagem em nível nacional.

Mais do que uma obra artística, o painel no viaduto transforma um espaço de passagem em um ponto permanente de reflexão. A estrutura de concreto que liga caminhos agora também conecta passado, presente e futuro, lembrando diariamente motoristas e pedestres de que a democracia e os direitos humanos foram construídos com coragem — e, muitas vezes, com sacrifício.

Ao eternizar o rosto e a história de Manoel Mattos em um dos acessos de Goiana, Pernambuco reafirma que sua voz não foi silenciada. Pelo contrário: segue ecoando como símbolo de justiça, dignidade e luta coletiva.

Nenhum comentário: