quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

COLUNA POLÍTICA | EDUARDO DA FONTE O " FIEL DA BALANÇA" | NA LUPA 🔎 | POR EDNEY SOUTO

EDUARDO DA FONTE: O “FIEL DA BALANÇA” QUE PODE DECIDIR AS ELEIÇÕES EM PERNAMBUCO

COMO SUA FORÇA POLÍTICA TRANSFORMA A DISPUTA PELO SENADO E INFLUENCIA PALANQUES EM 2026

Eduardo da Fonte, deputado federal e presidente estadual da federação União Progressista (PP + União Brasil) em Pernambuco, se consolidou nos últimos anos como um dos mais poderosos líderes políticos do estado. Sua capacidade de articular prefeitos, vereadores e parlamentares o coloca como um protagonista capaz de influenciar tanto a corrida pelo Senado quanto as alianças partidárias, inclusive com a governadora Raquel Lyra. Sua atuação política vai muito além de um simples nome na urna: é uma força que pode moldar resultados eleitorais em 2026

QUEM É EDUARDO DA FONTE

Eduardo Henrique da Fonte de Albuquerque Silva é um deputado federal por Pernambuco com mandatos consecutivos desde 2007 e líder político com ampla experiência na articulação partidária. Além disso, é presidente estadual da federação União Progressista no estado.

UMA BASE POLÍTICA MASSIVA

A União Progressista, sob sua liderança, reúne uma das maiores bancadas de deputados federais e estaduais no estado e controla centenas de vereadores e dezenas de prefeitos pernambucanos — o que lhe dá grande capilaridade política em praticamente todas as regiões. 

PODER MUNICIPAL: PREFEITOS E VEREADORES NA ESTRUTURA

Com a criação de um Conselho Legislativo Municipal e a soma de vereadores do PP e União Brasil, Eduardo da Fonte consolidou uma das maiores bancadas políticas do Estado. Estes representantes são fundamentais para garantir mobilização e votos no interior. 

FORÇA ELEITORAL NAS URNAS

Nas últimas eleições, o PP ampliou seu desempenho nas urnas em Pernambuco, elegendo uma expressiva quantidade de deputados e consolidando uma base popular e institucional que respalda a liderança de Eduardo da Fonte. 

A DISPUTA PELO SENADO: FORÇA ESTRUTURAL

Pesquisas e análises políticas mostram Eduardo da Fonte colocado como um dos nomes fortes na disputa por uma das duas vagas ao Senado em 2026, atrás apenas de nomes já consagrados, o que evidencia seu peso na corrida eleitoral

A UNIÃO PROGRESSISTA COMO TRUNFO POLÍTICO

A federação que ele preside tem maior tempo de rádio e TV entre partidos brasileiros e grande poder de fogo eleitoral — um diferencial em campanhas atuais. Esse potencial faz de Eduardo da Fonte um articulador importante para qualquer palanque majoritário. 

RELAÇÃO COM RAQUEL LYRA: APOIO E ALIANÇAS

Internamente, tanto Eduardo quanto seu filho, o deputado Lula da Fonte, defendem manter a União Progressista na base de apoio da governadora Raquel Lyra, sinalizando forte afinidade com o projeto político da atual chefe do Executivo estadual. 

FIEL DA BALANÇA NAS ELEIÇÕES ESTADUAIS

Por liderar uma estrutura partidária tão robusta, Eduardo da Fonte é muitas vezes descrito como um fiel da balança eleitoral — seu apoio pode fortalecer ou enfraquecer candidaturas majoritárias, o que faz dele uma figura estratégica na formação de palanques, inclusive na definição de quem ocupará as vagas ao Senado ou disputará o Governo estadual.

PRÉ-CANDIDATURA COM IMPACTO EM 2026

A pré-candidatura ao Senado do deputado é vista não apenas como um projeto pessoal, mas como parte de uma estratégia maior do bloco União Progressista para marcar presença e liderança no cenário político nordestino, com base organizada e eleitores mobilizados em todo o estado. 

A FORÇA ESTÁ COM ELE

Eduardo da Fonte não é apenas um nome forte ao Senado em Pernambuco. Sua articulação política, estrutura partidária e alianças estratégicas o transformam em um ator decisivo nas eleições de 2026 — tanto no cenário federal quanto no estadual. Seu alinhamento com Raquel Lyra fortalece ainda mais sua posição como um dos grandes protagonistas da política local

Nenhum comentário: