quarta-feira, 23 de maio de 2012

Coreia do Sul anuncia primeira castração química de estuprador


A Coreia do Sul procederá pela primeira vez a castração química de um pedófilo, condenado várias vezes pelo estupro de menores de idade, anunciou o ministério sul-coreano da Justiça.

O homem de 45 anos, identificado como Park, deve ser libertado em julho, ao fim de uma pena de 10 anos por tentativa de violação de um garoto de 10 anos.

Durante os próximos três anos, a cada três meses, Park receberá uma injeção de um produto destinado a reduzir sua libido, apesar de não ter aceitado, afirmou Kim Hyung-Yul, funcionário do ministério da Justiça.

AFP

Nem João da Costa nem Rands. Humberto Costa pode ser indicado candidato pela Executiva Nacional do PT


Nos bastidores políticos do PT, já se trabalha fortemente com a hípótese de que os dois candidados que concorreram às prévias no domingo, o prefeito João da Costa e o deputado federal Maurício Rands, acabaram se inviabilizando, tamanho o acirramento entre as correntes internas. Daí a movimentação para afastar os dois e indicar o senador Humberto Costa, da corrente CNB, a mesma de Rands, para a disputa de outubro. Na banda petista de João da Costa, existe a leitura de que até recentemente poderado, Rands perdeu completamente o equilíbrio.
Caso caia no colo do petista a indicação, não há nenhuma garantia de que a pacificação seja possível. No domingo passado, dias das prévias, o senador era um dos principal alvos da militância ligada ao prefeito João da Costa. Em todas as zonais em que passou, sofreu uma espécie de bullying político, com ataques a sua vida pessoal.

LUTO - Médico Nelson Caldas sera sepultado daqui a pouco no Morada da Paz


Acontece no final da manhã de hoje, no Cemitério Morada da Paz, no Paulista, o sepultamento do professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e médico Nelson Caldas. O enterro está marcado para as 11h e o velório acontece no Salão Nobre do Hospital Português.
Nelson Caldas tinha 79 anos. Nascido em abril de 1933, ingressou na UFPE em 1958 e se aposentou em 2003. Fez Especialização em Cirurgia Otorrinolaringológica em 1962, e Doutorado em Cirurgia em 1977.
O professor foi nomeado professor assistente da Faculdade de Medicina, em 1958 e, em 1976, tornou-se professor titular da disciplina de Otorrinolaringologia (ORL). Entre outras atividades, conseguiu criar um serviço de Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas e estabeleceu um programa de residência que tem permitido o treinamento de um grande número de jovens médicos em todo o Nordeste. Em 1999, deu mais passo para a solidificação do ensino na área de Ciências da Saúde, sendo um dos fundadores do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFPE. Em 2007, foi homenageado pela Universidade com o título de Professor Emérito.

Dilma: ‘Governo investe para diminuir os efeitos da estiagem’


A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (22), na coluna Conversa com a Presidenta, que o governo trabalha para diminuir os efeitos da estiagem no semiárido, área que abrange todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. Ao responder pergunta do professor Patrick Cabral da Silva, morador de Barra do Corda (MA), sobre as iniciativas do governo, a presidenta destacou que R$ 2,7 bilhões serão utilizados em várias ações de combate à seca e na antecipação das metas do programa Água para Todos.
“Instalaremos 32 mil cisternas de consumo, 2,4 mil sistemas simplificados de abastecimento, 1,2 mil barreiros e vamos recuperar 2,4 mil poços. Outros R$ 164 milhões serão destinados à Operação Carro Pipa, para a distribuição de água potável”, disse.
Dilma também falou sobre a criação de linhas de crédito para ajudar os agricultores familiares e os produtores rurais e agroindustrias da região. Segundo ela, para os pequenos produtores, o limite de crédito é de R$ 2,5 mil a R$ 12 mil, com juros de 1% ao ano. Para os médios e grandes produtores e agroindustriais, o limite de crédito é de R$ 100 mil, com juros de 3,5% ao ano.

Mulher de Cachoeira causa alvoroço no Congresso


A mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, causou alvoroço na chegada ao Congresso Nacional para acompanhar o depoimento do marido. Apelidada de “musa da CPI”, Andressa trajava blusa branca e óculos escuros e preferiu não falar com a imprensa.Assim como o marido, também manteve o silêncio, informou o portal iG.
Diferentemente de Cachoeira, que entrou escondido no Senado pelo gabinete do ex-líder petista Humberto Costa (PE), Andressa caminhou pelos corredores da Casa acompanhada de seguranças.No trajeto até a sala onde estava Cachoeira, ao lado do plenário da CPI, ela causou um “strike” de repórteres e cinegrafistas que a seguiam e tropeçaram nos fios de “spots” de luz. Andressa chegou ao Senado por volta de 13h25, dez minutos após Cachoeira.
Do gabinete de Costa, usou uma “passagem estratégica”, nos fundos da sala de Costa, para driblar os jornalistas e acompanhar o início da sessão de uma sala próxima à CPI.A viatura que transportou Cachoeira do presídio da Papuda foi escoltada por dois carros, um do departamento penitenciário da Papuda e outro da Polícia Federal.

Suspense no PT nacional, Ferro ameaça até sair do partido


 Suspense no PT nacional
A executiva nacional do PT decide, amanhã, em São Paulo, a validade da prévia para escolha do candidato do partido a prefeito do Recife, vencida, domingo passado, pelo prefeito João da Costa.
Partidário de Maurício Rands, candidato derrotado, o senador Humberto Costa se encarregou de espalhar, ontem, em Brasília, para a mídia nacional, a versão segura, segundo ele, de que o pleito será anulado.
Ao saber da postura do senador, o deputado Fernando Ferro, que teve uma participação decisiva na campanha do prefeito, reagiu afirmando que Humberto estava, na verdade, pregando uma aberração, no caso um golpe.
“Eles perderam nas urnas e no tapetão. Agora, querem dar um golpe”, disse Ferro, bastante irritado. O deputado estava tentando agendar, ontem mesmo, em Brasília, uma conversa com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, para, segundo ele, deixá-lo a par de tudo que aconteceu no Recife.
Falcão não quer antecipar a posição dele, sob a alegação de que não decide sozinho, mas o amplo colégio da executiva nacional. A cúpula petista está contaminada pela versão de Humberto. Resta saber se abrirá espaço para ouvir João da Costa e seus aliados.
FERRO RADICALIZA- O deputado Fernando Ferro chegou a ameaçar sair do PT, caso o diretório nacional não reconheça a legalidade da prévia vencida pelo prefeito João da Costa. A ameaça vazou diante de parlamentares da bancada pernambucana com os quais desabafava nos corredores do Congresso. Ferro vai acompanhar João da Costa na reunião da executiva do PT amanhã em São Paulo. “Nós só queremos o reconhecimento do direito democrático, a voz das urnas”, disse.

Acidente com caminhão do Armazém Paraíba e caminhonete mata seis na Paraíba




Movimentação em Frente ao Hospital Municipal
Por volta das 17:40h desta terça-feira (22), um acidente grave acontece una BR-104, no trecho que liga as cidades de Esperança e Remígio.
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Uma caminhonete tipo Veraneio e um caminhão pertencente a rede de lojas Armazem Paraíbaque culminou com a morte de seis pessoas.
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Chovia no momento do acidente o que pode ter provocado a tragédia. O transito ficou bastante lento no trecho, pois várias ambulâncias de socorro resgatavam as vitimas que ficaram feridas.

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Pedágio do Paiva fica mais caro

Giovanni SandesDo Jornal do Commercio

O pedágio do Paiva, por onde passam, em média, mais de 8 mil veículos por dia vai subir 5,1% a partir do próximo dia 14. O reajuste é previsto no contrato de concessão da Rota dos Coqueiros, no Cabo de Santo Agostinho, e ocorre anualmente na mesma data. As tarifas do carro de passeio subirão de R$ 3,90 para R$ 4,10, em dia de semana, e de R$ 5,90 para R$ 6,20 no fim de semana. O Paiva é a primeira e, até agora, única rodovia pedagiada em operação, no Estado.

O percentual é a aplicação da inflação oficial do Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e é autorizado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). O reajuste será aplicado em todas as nove categorias de veículos que transitam pelo acesso ao Paiva (um conjunto de ponte de 320 metros de extensão, sobre o Rio Jaboatão e de uma via de 6,2 quilômetros), de motos a caminhões leves.

O acesso ao Paiva nasceu para viabilizar um grande investimento turístico-imobiliário, a Reserva do Paiva, no Cabo, um complexo bilionário de vários tipos de imóveis, desenvolvido em parceria entre a Odebrecht e os Grupos Cornélio Brennand e Ricardo Brennand. Mas hoje é caminho alternativo para o motor econômico de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape. Ele é capaz de reduzir o percurso em 17 quilômetros.

Com isso, houve mudanças nos números previstos inicialmente na concessão. As obras, operação e manutenção do acesso ao Paiva, um contrato de dezembro de 2006, são uma parceria público-privada (PPP) que prevê receita própria, o pedágio, mais uma contrapartida pública. A Rota dos Coqueiros levou o pacote ao oferecer o menor custo para o governo ao longo de 33 anos, um total, no período, de R$ 44,1 milhões.

Acontece que o boom de Suape ajuda a reduzir o gasto público na PPP, comenta o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Hélio Lopes.

É que, por contrato, as prestações públicas podem cair, dependendo do faturamento do pedágio. "Sempre que isso acontece, há um compartilhamento desse excedente entre o Estado e a concessionária", comenta o diretor da Arpe.

Assim, na prática, em vez de "embolsar" o excedente, o governo usa os recursos para reduzir sua contrapartida. "Hoje, o maior faturamento do pedágio está contribuindo para isso", afirma Hélio Lopes.

Para se ter uma ideia, até o ano passado o governo previa atingir um tráfego de 6.500 veículos diários no Paiva, quando na realidade o fluxo já havia atingido 8 mil. "A nossa média hoje é de 8.100 veículos por dia. Já houve fim de semana de haver fluxo de 13 mil veículos em um único dia", comenta o diretor-presidente da Rota dos Coqueiros, Elias Lages.

O executivo diz que o fluxo acima do previsto tem outro aspecto, além do benefício financeiro. "O aumento de tráfego traz mais custos de manutenção e mais necessidade de investimentos", comenta Elias.

Segundo ele, os diferentes gastos, como manutenção de asfalto e reparos, por exemplo, consumiram R$ 5 milhões, apenas em 2011. "Os índices de conforto ao motorista são medidos pelo governo constantemente, em uma nota de zero a dez. Nos últimos três meses, nossa nota ficou em 9,65, um desempenho excelente", garante Elias Lages.

A Rota dos Coqueiros é formada por duas empresas do Grupo Odebrecht mais o Grupo Cornélio Brennand, que tem participação de 25% no negócio.

Pernambuco terá em breve o segundo pedágio, conhecido como Express Way (conjunto de acessos a Suape), e estuda um terceiro, em uma rodovia alternativa ao trecho urbano da BR-101, o Arco Metropolitano - a possível segunda PPP rodoviária do Estado.