quinta-feira, 11 de maio de 2023

IZA ARRUDA ENVIA 100 MIL REAIS DESTINADOS A SAÚDE ATRAVÉS DOS VEREADORES E DE HELLOYSA FERREIRA PARA TORITAMA

Em 100 dias de mandato, a Deputada Federal Iza Arruda já mostrou que tem cuidado e atenção pelos Toritamenses, enviando através da Vereadora Rossana Ferreira, e dos Vereadores: Morica, Lolo, Mava, Birino, Jeziel, Morica e da Suplente de Deputada Estadual, Helloysa Ferreira, 100 mil reais para serem investidos em equipamentos na Saúde Municipal de Toritama. 

Iza arruda foi votada e apoiada na Capital do Jeans, e recentemente foi visitada por seu grupo de Toritama no Congresso Nacional, na XXII Marcha dos Legislativos Municipais em Brasilia.

PLANTÃO PSICOLÓGICO PARA FUNCIONÁRIOS É REATIVADO NO DOM MOURA

Plantão psicológico para servidores é reativado no Dom Moura
Foco é promover saúde mental dos colaboradores
Com o objetivo de aperfeiçoar os atendimentos internos para colaboradores e promover acolhimento e bem-estar mental, o Núcleo de Atenção Psicossocial do Hospital Regional Dom Moura (Nuaps/HRDM) restabeleceu o serviço de plantão psicológico. O atendimento, que voltou a funcionar neste mês de maio, ocorre semanalmente, sempre das 14h às 17h, nas quartas ou quintas-feiras. Os servidores interessados podem agendar atendimento psicológico na sala do Núcleo, instalado no Centro de Saúde da unidade hospitalar.

De acordo com a coordenadora do Nuaps, Patrícia Santos, visitas são feitas regularmente em todos os setores do hospital, visando um diagnóstico situacional da saúde mental dos servidores. “Nós já realizamos essas passagens para conversar com os colaboradores, tendo um olhar amplo para as reais necessidades. A partir disso, direcionamos para o atendimento, seja ele social, psicológico ou psiquiátrico. O plantão é mais um diferencial complementar desse nosso trabalho”, pontua a assistente social.

O plantão psicológico tem o intuito de gerar uma cultura de autocuidado entre os profissionais, sejam eles de qualquer área de atuação. A partir da consulta com o servidor, o psicólogo acolhe e encaminha a demanda de saúde. “A busca ocorre por inúmeros motivos, podem ser questões de trabalho, de rotina, em casa, familiar ou pessoal mesmo. A partir da escuta, conseguimos identificar e estabelecer o melhor direcionamento. Nosso foco é naturalizar os cuidados com a saúde mental”, enfatiza o psicólogo do serviço, Mateus Barros.

Inicialmente, além do psicólogo fixo do Nuaps, o plantão contará ainda com o suporte de outros dois psicólogos residentes no Hospital Regional Dom Moura, somando então três profissionais de saúde mental na prática psicológica.

(Foto: Imprensa/HRDM)
Assessoria de Imprensa
Hospital Regional Dom Moura (HRDM)
Secretaria Estadual de Saúde (SES)

--



VEREADORA ANDREZA ROMERO ASSUME PASTA NA PREFEITURA DO RECIFE


Andreza Romero é a nova secretária executiva do Direitos dos Animais do Recife
Advogada e vereadora, Andreza Romero, assume a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda). A parlamentar já tinha experiência de atuação nesta pasta e a defesa da causa dos animais é uma das suas principais linhas de atuação no mandato. A confirmação foi feita pelo prefeito do Recife, João Campos, nesta quinta-feira (11/05).

“Andreza é uma mulher jovem e militante da causa que já atua há anos em defesa dos animais. Ela está preparada para assumir a secretaria e cumprir a missão de ampliar as nossas ações na área”, afirmou o prefeito.

Andreza Romero chega para coordenar trabalhos dos mais diversos, a exemplo das castrações de animais, vacinação, cirurgias e atendimentos. “Como representante da causa animal, eleita para pleitear e garantir os direitos aos animais, é uma honra ter a oportunidade de fazer parte da gestão para comandar as ações desta secretaria. Vamos trabalhar com afinco para atender as demandas e ampliar o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes”, destacou Andreza.

Formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a advogada Andreza Romero foi a segunda vereadora mais votada do Recife em 2020. Ela é responsável pela idealização e realização de projetos como a Central Animal, uma plataforma que reúne diversos serviços de assistência veterinária gratuita, a fim de facilitar o acesso de tutores de baixa-renda a recursos que visam o bem-estar dos animais.

PROCURA POR CRÉDITO DO BNB PARA INOVAÇÃO TRIPLICA EM UM ANO

Procura por crédito do BNB para inovação triplica em um ano
Recursos alcançaram R$ 1,64 bilhão em 2022, beneficiando 838 projetos
O Banco do Nordeste (BNB) destinou R$ 1,64 bilhão a projetos de inovação em toda a sua área de atuação em 2022, cerca de R$ 1 bilhão a mais do que o contratado no ano anterior. Além disso, a instituição triplicou a quantidade de projetos financiados, passando de 276 em 2021 para 838 no ano passado.

Em Pernambuco, os empreendimentos receberam do BNB R$ 109 milhões em 2021 e 126 milhões em 2022 para inovarem em suas atividades. Os recursos podem ser usados na implementação de produtos ou serviços e melhoria tecnológica, contemplando aquisição de bens e capital de giro associado ao investimento.

De acordo com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, a elevação da procura é indicativo de que as empresas situadas na área de atuação do Banco estão atentas a fatores como competividade, alcance de novos mercados e melhoria de eficiência. O executivo informa que o BNB reservou, inicialmente, para este ano, R$ 1,35 bilhão para financiar projetos de inovação, mas o crédito pode ser ampliado conforme o aumento da demanda. Para Pernambuco, estão previstos R$ 251 milhões.

“Para criar uma ambiência favorável à inovação, o BNB adota diferentes estratégias, como a atuação de seu Hub de Inovação, subvenção econômica para projetos inovadores, por meio do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci), e financiamento de projetos produtivos com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Essas políticas refletem o compromisso do BNB em apoiar a inovação e o desenvolvimento econômico e social da Região”, afirma Câmara.

O BNB possui linha de crédito exclusiva para apoiar projetos inovadores, no campo e na cidade, chamada FNE Inovação. O objetivo é promover a inovação em produtos, serviços, processos e métodos organizacionais nos empreendimentos. As taxas de juros para propostas no âmbito urbano estão entre 7,33% e 9,66% ao ano, e o prazo de pagamento pode chegar a 15 anos. No meio rural, os empreendedores têm acesso a taxas ainda mais baixas, entre 6,67% e 6,82% ao ano. As condições variam conforme localização, finalidade do projeto e porte do empreendimento.

Etene destaca diversidade de projetos
Pesquisa realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) constatou a diversidade de projetos de inovação contemplados com financiamentos do Banco do Nordeste nos últimos dez anos. Entre eles, o estudo destaca os voltados para automação da irrigação das culturas agrícolas, geração de energia limpa, desenvolvimento de aplicativos para a educação, na área de serviços médicos, bem como para o comércio varejista, com a implementação de empreendimentos que operam o comércio on-line.

O gerente executivo da Célula de Avaliação de Políticas e Programas do Etene, Airton Saboya, ressalta a efetividade dos financiamentos do FNE Inovação, que contribuíram para aperfeiçoar produtos e serviços dos empreendimentos financiados pelo Banco, colaborando ainda para alavancar o faturamento das empresas beneficiadas com recursos do FNE.

 

IMPRENSA - Banco do Nordeste
 


 

 








JUNIOR PAULINO EM BRASÍLIA BUSCA APOIO FEDERAL PARA TRANSFORMAR LAGOA DO OURO

Júnior Paulino, o porta-voz da mudança: em busca de apoio federal para transformar Lagoa do Ouro
Liderança, determinação e coragem são atributos que definem Junior Paulino, o vice-presidente do Instituto Olímpio Paulino e possível pré-candidato a prefeito de Lagoa do Ouro pelo PSDB. Em busca de parcerias junto ao governo federal, Junior embarcou em uma jornada para Brasília, onde se reunirá com importantes ministros para viabilizar programas de apoio ao homem do campo e melhorias para a zona rural da cidade.

Uma das pautas de destaque é a reunião com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para discutir projetos que beneficiem diretamente os agricultores da região. Além disso, Junior se encontrará com o Ministro das Comunicações, Jucelino Filho, com o objetivo de implementar uma torre de repetição para sinal de rádio, TV, internet e telefonia na zona rural de Lagoa do Ouro, uma demanda urgente e essencial para a população.

Com o apoio da bancada federal de Pernambuco, Junior Paulino tem grandes chances de ter suas demandas atendidas pelo governo federal. Outro ponto importante da viagem é a busca por recursos para o retorno das obras de habitação social através do programa Minha Casa Minha Vida, uma iniciativa que visa a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Lagoa do Ouro.

Não para por aí, Junior Paulino tem um plano ambicioso de se capacitar ainda mais para melhor servir a sua comunidade. Por isso, além das reuniões com ministros importantes, o possível pré-candidato participará de um curso de formação e imersão em comunicação, administração pública e privada, e desenvolvimento pessoal.

Junior Paulino representa a força e a determinação de quem acredita em um futuro melhor para Lagoa do Ouro. Seus esforços são inspiradores e sua viagem a Brasília traz esperança e otimismo para toda a população da cidade.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA NESTA QUINTA

Quinta-feira, 11 de maio de 2023
09h – I Seminário de Transparência e Participação Cidadã

Governadora lança Programa Transparência PE no I Seminário de Transparência e Participação Cidadã de Pernambuco nesta quinta (11)

A governadora Raquel Lyra lança, nesta quinta-feira (11), às 9h, no auditório do SENAI, o Programa Transparência PE. O lançamento será realizado com a assinatura do decreto, que versa sobre a ampliação da oferta de dados públicos abertos, o monitoramento de serviços e ações e o fomento à participação cidadã por parte do Estado.

Local: Auditório SENAI - Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 539 – Santo Amaro, Recife-PE.

11h – Governadora Raquel Lyra anuncia volta da produção da Vitamina C pelo Lafepe e inaugura nova Unidade Industrial

A governadora Raquel Lyra anuncia, nesta quinta-feira (11), às 11h, a volta da produção de um dos produtos mais populares do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe): a Vitamina C. Na ocasião também será inaugurada a nova Unidade Industrial e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento destinados à produção do produto, com um investimento inicial de 13,5 milhões de reais.

Local: R. Dois Irmãos, 1117, Dois Irmãos, Recife/PE.


Na Lupa 🔍 Quinta 11/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


OS CAMINHOS DE MARÍLIA ARRAES, DANILO CABRAL, MIGUEL COELHO E ANDERSON FERREIRA NA POLÍTICA 

Uma coisa que tem sido muito questionado nos meios políticos de Pernambuco é  exatamente sobre o futuro político de três grandes atores da nossa política atual. Marília Arraes, Danilo Cabral, Miguel coelho e Anderson Ferreira possuem um grande recall (lembrança do nome na cabeça do eleitor) da eleição passada e com certeza estão na mente do eleitor como importantes interlocutores e possuidores de votos. O que se que pergunta nos bastidores é exatamente o que eles irão fazer com  o tamanho do espólio eleitoral que carregam nas costas. Vamos lá:
MARILIA ARRAES- Marília Arraes passou de 2 milhões de votos e foi a segunda colocada para governadora no 2º turno das últimas eleições. Ela possui uma presença muito forte na cabeça do eleitor ela tem tudo para 2026 pode ser uma das senadoras eleitos do estado de Pernambuco, porém se faz necessário entender que ainda carrega consigo a esperança de muitos pernambucanos. E, a questão é saber exatamente o que é Marília Arraes vai desempenhar politicamente no governo de Lula(PT). Os seus passos atuais são de fundamental importância para a consolidação do seu nome no futuro. Ela sempre percorre os municípios e mantém contato com as bases que a apoiaram no ano que passou. Ela ao que se acredita deverá disputar uma das vagas do Senado Federal. 


MIGUEL COELHO
- Miguel Coelho que é bastante jovem tem até espaço para “mastigar a massaranduba do tempo” e de construir um caminho mais longo e também, de todos é o que ainda pode esperar um pouco mais para algo grande, porém pelo patrimônio eleitoral construído não ficará sentado no batente nas eleições de 2026. Ele representa a força do grupo Coelho do sertão pernambucano que foi expandida para todo estado de Pernambuco, através da sua coragem de renunciar a Prefeitura de Petrolina para ser candidato a governador. Miguel com certeza tem a presença certa em alguma chapa majoritária e 2026. 


ANDERSON FERREIRA- Anderson Ferreira o representante de Bolsonarismo em Pernambuco, vai manter sobre a sua guarda os votos dos presidentes de Jair Messias Bolsonaro, que possui também uma fatia importante do eleitorado pernambucano, que será importante é necessária já nas eleições para Prefeito do Recife e das principais cidades do interior onde o seu partido pretende lançar candidaturas a prefeito sobretudo na cidades de grande e médio porte. Mas Anderson Ferreira além de possuir um irmão deputado federal, André Ferreira, o mais votado de Pernambuco nas últimas eleições de 2022, possui o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através do seu grupo. Mas Anderson Ferreira não esconde de ninguém que pretendem ser senador da república em 2026. 

DANILO CABRAL- O Danilo Cabral foi um excelente deputado federal. Sendo um parlamentar de grande visão e que disputou governo de Pernambuco pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) bateu na trave interessante colocar que o seu partido o relegou ao último plano, quando o mesmo não foi sequer indicado para nenhuma função do governo de Luís Inácio Lula da Silva. Danilo Cabral está também de olho no seu conteúdo e na votação que obteve para o governo do estado, mesmo não sendo eleito. Amigos mais próximos ao Danilo dizem que o que ele quer mesmo é voltar a ser deputado federal. Porém terá uma mega dificuldade em reconstruir suas bases , uma vez que foram cedidas à vários parlamentares, inclusive de outros partidos como por exemplo o PP de Lula da Fonte. 

RAQUEL GOVERNADORA- Ainda, apesar de na coluna de hoje, aqui Na LUPA, a gente colocar a questão dos ex-candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições passadas, devemos lembrar que o nosso estado possui uma governadora aguerrida, corajosa e destemida que não está pra brincar de firma alguma. Raquel fará um governo “cirúrgico”, indo aos mínimos detalhes qualitativos. Importante também lembrar que Raquel Lyra nunca perdeu uma eleição em sua vida. Tudo que disputou venceu e não é só isso: venceu bem! Portanto caro leitor podem tirar o cavalinho da chuva quem acha que Raquel Lyra será um Paulo Câmara. Mas, nem sonhando. Ela sabe a hora certa se recuar e o momento exato de chegar. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. É isso aí.

quarta-feira, 10 de maio de 2023

GOVERNO DE PERNAMBUCO CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA A ESCOLA DE SARGENTOS


O Diário Oficial do Estado publicou, na sua edição desta quarta-feira (10), o Decreto nº 54.683, que institui o Grupo de Trabalho com o objetivo de monitorar a implantação do equipamento público da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército e do Complexo Militar do Exército Brasileiro no Estado. A medida amplia o diálogo com a sociedade civil, reforçando a intenção da nova gestão estadual de abrir espaço à efetiva participação da população no acompanhamento de projetos estratégicos e relevantes para o Estado, como a Escola de Sargentos, que envolve a criação estimada de 28 mil novos empregos.
CATEGORIA- O Grupo, que também terá participação do Ministério da Defesa, será coordenado pela secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, e será composto por representantes de outras dez secretarias estaduais, como a Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria Especial à Governadora e a Secretaria de Projetos Estratégicos. Ainda no âmbito da administração estadual, estarão representados a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) e a Agência Estadual de Águas e Clima (APAC). 
MEMBROS - O colegiado também contará com a participação, como membros convidados, de representantes do Comando do Exército, da Assembleia Legislativa, do Congresso Nacional, da academia e de uma organização da sociedade civil indicada pelo conselho gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. 

TRANSPARECIA-  De acordo com a secretária Ana Luiza Ferreira, o grupo vai permitir o acompanhamento, com diálogo e transparência, das contrapartidas exigidas para a instalação do equipamento. “O decreto que institui o grupo de trabalho demonstra a atenção da governadora com esse projeto, envolvendo todo o governo e representantes do Poder Legislativo, do Exército e da sociedade civil. Todas as medidas serão tratadas com transparência na defesa do desenvolvimento de Pernambuco e da sustentabilidade”, explicou. 

AÇÃO- O grupo se reunirá sempre que  convocado e terá prazo de duração de 180 dias, prorrogáveis. A implantação da Escola de Sargentos no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, está prevista desde a assinatura do Acordo de Cooperação entre o governo estadual e o Comando do Exército, em 30 de junho de 2022. Envolvendo uma área de 188 hectares, soma investimento na ordem de R$ 1,8 bilhão.

Foto: divulgação/ Secom