quarta-feira, 31 de maio de 2023

MAIOR EMERGÊNCIA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO ACABA COM SUPERLOTAÇÃO

Maior emergência do interior do estado, unidade consegue acabar com superlotação
Imagens com corredores superlotados costumavam ser a principal marca do Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, cidade a 130 km do Recife. Maior emergência do interior do estado e referência nos atendimentos de trauma, a unidade contabiliza 54 leitos entre as salas verde, amarela e vermelha e mais 157 de enfermaria de ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, buco, neurocirurgia, clínica geral, oncologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De forma inédita, graças a um trabalho que envolve todas as equipes profissionais do hospital, o HRA apresenta, há algumas semanas, corredores vazios. O processo para diminuir a superlotação, característica de um hospital de referência, começou em fevereiro, com o início da implantação do projeto Lean nas Emergências, subsidiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, que tem como objetivo, justamente, diminuir a superlotação de hospitais públicos e filantrópicos de todo o Brasil.

De acordo com a diretora-geral do HRA, Dra. Guacyra Pires, a assistência tem sido realizada com maior resolutividade e rapidez. “Nossa equipe multidisciplinar tem trabalhado em conjunto, visando, sobretudo, à melhoria do atendimento ao paciente, que é nosso maior propósito”, reforça.

Graças a todo o esforço, o tempo de permanência do paciente no hospital reduziu. “O Hospital Regional do Agreste conseguiu reduzir o tempo médio de permanência na emergência de cerca de dez dias para três. A maior rotatividade dos pacientes, com a agilidade nos atendimentos, sempre tentando resolver no menor tempo possível as pendências dos pacientes, tem trazido uma melhor satisfação dos pacientes e familiares, menor tempo de permanência na emergência e em macas de transporte. Tudo isso também tem proporcionado um alívio para os profissionais de saúde por consequente menor sobrecarga de trabalho. Sabemos que a permanência desse cenário depende, também, de vários fatores externos à unidade, mas reforçamos nosso compromisso em melhoria contínua”, destaca Guacyra.

Com papel fundamental nesse processo está o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que trabalha em conjunto com a Central de Regulação de Leitos do Estado. O NIR realiza busca ativa dentro do hospital para identificar pacientes com perfil de transferência para leitos de retaguarda. “Além de fazermos essa avaliação de transferência externa, o NIR também é responsável, junto com a supervisão de Enfermagem, pela transferência de uma enfermaria para outra dentro da própria unidade, agilizando os atendimentos”, explica Sueli Alves, supervisora de Enfermagem.

De acordo com a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, outro fator que contribuiu para o fim da superlotação do HRA foi o trabalho integrado com os outros hospitais regionais da rede estadual de saúde do Sertão. “Com o permanente diálogo entre as gestões dos hospitais regionais e trabalho conjunto, a exemplo do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, e o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, foi possível descentralizar as cirurgias ortopédicas e diminuir as filas para esses procedimentos. Além disso, os pacientes puderam ser assistidos perto de suas casas”, sinaliza Zilda.

Com 25 anos de existência, o Hospital Regional do Agreste, que está inserido na IV Gerência Regional de Saúde, é referência no atendimento a cerca de 90 municípios. A unidade oferece serviços de urgência/emergência nas áreas de cirurgias geral e vascular; neurocirurgia; traumato-ortopedia; e bucomaxilofacial. O HRA conta, ainda, com núcleo de reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional

MAIS DOIS CASOS DO SUPERFUNGO CÂNDIDA AURIS EM PERNAMBUCO

Pernambuco confirma mais dois casos de Cândida auris; total agora é de seis pessoas infectadas
As duas pessoas infectadas são um homem de 51 anos e uma mulher de 70, ambos estavam internados em decorrência de outras doenças
Na noite desta terça-feira (30), Pernambuco confirmou novos dois casos do superfungo Cândida auris no Estado. Com esses casos, chega a seis o número de infectados este ano. 

As duas pessoas infectadas são um homem de 51 anos e uma mulher de 70, ambos estavam internados em decorrência de outras doenças.

A mulher, internada no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, admitida no dia 14 de maio, devido à presença de uma lesão infeccionada no pé, e já havia recebido alta hospitalar em 23 de maio.

Ela foi testada para o fungo após ter contato com um caso positivo na unidade de saúde. O diagnóstico foi possível após a realização do swab de vigilância feito nesses casos.

Já o homem possui histórico de AVC e quadro convulsivo, com longo período de permanência hospitalar no Tricentenário, em Olinda, sendo admitido na unidade em outubro de 2016.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que este paciente possui quadro de alta clínica, porém segue hospitalizado devido ao seu contexto social.

Dos seis casos confirmados para o superfungo, dois já receberam altas hospitalares. Mesmo após a alta, o paciente deve permanecer colonizado por cerca de três a seis meses. 

"No momento da saída da unidade, o paciente recebe um sumário de alta relatando o histórico clínico e o diagnóstico positivo. Neste caso, o paciente não precisa ficar isolado e pode realizar atividades regulares, seguindo as medidas de cuidado e prevenção de rotina, como higienização das mãos, higiene pessoal e limpeza adequada do ambiente utilizando hipoclorito de sódio. Caso seja necessário procurar um serviço de saúde, é preciso apresentar o documento de alta com o histórico clínico", informou o Governo do Estado. 

PADRE AIRTON SUSPENSO DAS ORDENS


O bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles decretou a suspensão “Uso de Ordem” do padre Airton Freire de Lima por violar a disposição 1395, §2, do Código de Direito Canônico. Ele fica proibido de dar ou presidir qualquer sacramento.

PUNIÇÃO
O cânon 1395 se refere aos crimes dos clérigos contra o sexto mandamento – não pecar contra a castidade - e indica que, se o crime sexual causou escândalo e “foi cometido publicamente, seja punido com penas justas, sem excluir, se o caso o requerer, a demissão do estado clerical”.

ADVERTÊNCIAS ANTERIORES
No documento da Diocese de Pesqueira, o bispo diz que o padre Airton já tinha sido advertido da gravidade dos fatos agora denunciados com investigação na esfera estatal e eclesiástica em andamento. Pela atuação junto à comunidade, interessada em manter os empregos e o fluxo de visitantes que sustentavam a Fundação Terra, outros casos semelhantes foram abafados, segundo denúncias que começam agora a surgir.

TESTEMUNHA E CÚMPLICE
Padre Airton, fundou e dirige há 37 anos a Fundação Terra, em Arcoverde, interior de Pernambuco, está sendo acusado de ser testemunha e cúmplice do estupro de uma das frequentadoras da instituição. Ela fez a denúncia num Canal de TV Web em Carpina que depois repercutiu em parte da imprensa.

ASSISTIA A CENA
Segundo a vítima, o motorista do padre foi levado pelo sacerdote a despi-la e obriga-la a fazer sexo, enquanto ele se masturbava diante da cena. Inicialmente, a Diocese de Pesqueira apurou o fato, com a ajuda da Polícia Civil de Pernambuco, para depois decidir suspender as atividades religiosas do padre Airton.

FUTURO COMPROMETIDO
A Fundação Terra, apoiada por grandes empresários de Pernambuco e Ceará, tem um trabalho sócio-educativo para jovens e promove retiros espirituais. Este escândalo ameaça o futuro da instituição que abrigava centenas de pessoas nas atividades.

O Poder

Na Lupa 🔎 Quarta 31/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


SIVALDO DISPARA OBRAS PRA TODOS OS LUGARES EM BUSCA DA REELEIÇÃO 

O prefeito Sivaldo Albino está de fato trabalhando em Garanhuns e por todos as localidades, existem obras das mais variadas possíveis, a nível de infraestrutura que vai de construção e inaugurações de creches, reforma e requalificação de escolas e equipamentos públicos. A construção do Parque Prefeito Luis Carlos de Oliveira será um feito inédito, além de dar seguimento a Reforma da Avenida Santo Antônio, que será um marco grande de vitrine para 2024, que poderá fazer a diferença na sua reeleição na disputa do próximo ano, quando tentará a reeleição para manter a tradição (nunca um prefeito deixou de ser reeleito em Garanhuns) Em Sivaldo que está no primeiro mandato à frente da prefeitura está de fato trabalhado pela cidade. Até os seus adversários reconhecem que ele trabalha. 

RECURSOS- Com uma reserva técnica e financeira de mais de R$ 150 milhões para investimentos em obras e ações que serão investidos em Garanhuns neste ano e no próximo. Importante dizer que R$ 100 milhões captados pelo próprio prefeito em um empréstimo e outros R$ 50 milhões, em emendas do deputado federal Felipe Carreras(PSB) que por sinal, está dando um show no seu novo mandato na Câmara Federal, sendo considerado hoje em dia mais influentes da atual legislatura na Casa Legislativa em Brasília. 

BUSCA DA REELEIÇÃO - O volume de recursos alocados por Sivaldo Albino(PSB) para investir em obras como pavimentações de ruas, construção de escolas e diversas unidades de saúde, espalhadas por diversos bairros, que dão mais qualidade de vida a população numa área tão carente de serviços a nível nacional, é um fato inédito na cidade. De fato é notório que o prefeito não tem trégua, pois a oposição radical na política que o combate, em sua maioria não está nem na Câmara de Vereadores de Garanhuns, embora existam vereadores que fazem forte oposição como Gersinho Filho, vereador combativo e sempre coerente, a Magda Alves sempre atenta, Fanny Bernal e Tiago Paes em busca do contraditório, de cobrar, mais sim nos militantes e lideranças simpatizantes e ligadas em sua maioria ao deputado estadual Izaías Régis, principal adversário de Sivaldo Albino e que possui mandato de deputado estadual, tendo feito duas boas gestões à frente da prefeitura e que com certeza será um adversário duro a ser batido nas urnas. Izaías, sabemos que é craque em fazer campanha eleitoral. Mas o assunto aqui hoje não é a eleição em si. 
Estamos falando dos avanços da gestão do prefeito que quer e procura ser reeleito. 

INÉDITO- Chega a ser inédito o valor de R$ 150 milhões para investir em tantas ações até a eleição de 2024. Politicamente, ninguém deixa de reconhecer que hoje o prefeito está em um patamar muito diferente de 2022, quando lançou Cayo Albino a deputado estadual, que embora tenha tido uma excelente votação, esbarrou na legenda partidária, cujo cociente eleitoral atrapalhou a chegada de Cayo à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Hoje o tempo é outro e a eleição também é outra. Os processos políticos estão zerados. E se faz uma importante colocação aqui feita por José Maria Cavalcanti, leitor do nosso blog que afirmou: “No começo não estávamos muito animados com a prefeitura, mas agora entendemos que Sivaldo estava organizando os projetos e os dinheiros com os secretários, para então ter meios de fazer as obras e as ações que está fazendo em todo canto”, colocou. São essas análises que vem sendo colocadas por pessoas simples que estão de olho nas ações municipais, que reforçam o entusiasmo de Sivaldo Albino para vencer as eleições 2024. 

DISPOSIÇÃO- Quem conversa com Sivaldo Albino não vê no político nenhuma preocupação sobre quem enfrentar nas urnas de 2024. Ele faz questão de não “fulanizar” e já disse várias vezes abertamente que “venha quem vier” que ele não tem preferência por quem vai enfrentar. Quer e diz que vai fazer durante a campanha uma comparação do antes e depois de sua gestão e garante que terá discurso e propriedade para debater mostrando os avanços que vai empreender durante os próximos meses. Se por um lado o prefeito Sivaldo Albino está aguerrido e determinado a buscar manter a história e a tradição da reeleição, seus adversários trabalham dia e noite para também quebrar outra tradição, a de que nunca ninguém se elegeu prefeito de Garanhuns por três vezes. Essas variantes serão conhecidas apenas no abrir das urnas das eleições 2024. É isso aí.

terça-feira, 30 de maio de 2023

WLADIMIR CAVALCANTI REASSUME ARCOTRANS

A gestão Wellington Maciel conseguiu “repatriar” Vladimir Cavalcanti para a Arcotrans. Tido como o melhor diretor do órgão na história pela respeitabilidade que impôs, ele confirmou ao blog que disse sim ao convite.

Quem deve lamentar é a gestão Ângelo Ferreira, para quem ele prestava um bom trabalho na área de mobilidade e dando suporte à guarda municipal.

Ele assume depois da fritura interna após as manifestações dos mototaxistas que exigiram pessoalmente do prefeito Wellington Maciel a saída de João do Skate. A gota d’água foi a polêmica envolvendo alterações no trânsito da Avenida Gumercino Cavalcante.  João continua na gestão, ocupando função no segundo  escalão.

Vladimir pesou muito para aceitar o convite. “Desenvolvemos muitas ações, como sinalização, organização do trânsito, sinais de trânsito, guarda municipal, monitoramento de câmeras. Tenho uma gratidão enorme por todos”, disse. Ele inclusive é natural de Sertânia, mas saiu cedo para Arcoverde. Ele promete retomar o protagonismo de Arcoverde no trânsito com os eixos mobilidade, fluidez, educação e disciplina.

Vip Show

MORRE ELIAS SOARES EX- VEREADOR DE CARUARU

Morre aos 94 anos, Elias Soares, ex-vereador de Caruaru
Morreu na tarde desta terça-feira (30), o ex-vereador de Caruaru, Elias Soares, aos 94 anos de idade. O corpo está na UTI do hospital e o velório será no Plenário da Câmara de Vereadores.

Elias Soares foi vereador por sete vezes e ainda ficou na suplência uma vez. Elias Soares exerceu mandatos entre 1963/1996.

Em uma das visitas na Câmara, Elias Soares afirmou: “Sempre que posso visito a Câmara – a política está no meu sangue”.

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que recebo a notícia da morte do ex-vereador de Caruaru Elias Soares.

Um parlamentar que deixa um legado de excelentes serviços prestados à sociedade caruaruense, com sete mandatos, entre os anos de 1963 a 1996. Seu trabalho em prol do povo de Caruaru estará para sempre em nossa memória. Prestamos nossa solidariedade para com todos os parentes e amigos do ex-parlamentar. Que Deus conforte e console o coração de todos.

Anderson Correia

Vereador de Caruaru

IZAÍAS CONSIDERA LEVIANA COMPARAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÕES DE JOÃO E RAQUEL

Izaías Régis, líder do Governo, considera leviana e irresponsável, comparação das gestões de João Campos e Raquel Lyra
“São tempos de gestão diferentes, funções diferentes e contextos diferentes”, argumentou Izaías Régis
O deputado estadual Izaías Régis, líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), afirma que recebeu com surpresa uma recente publicação do Blog de Jamildo que compara os índices de aprovação no Recife do prefeito João Campos e da governadora Raquel Lyra. O levantamento é uma parceria entre o instituto de pesquisa IPESPE e o Jornal do Commercio.

Na visão do deputado, não faz sentido comparar os desempenhos dos dois no estudo, visto que ambos desempenham funções diferentes, têm tempo de gestão diferentes e estão em contexto político completamente distintos.

“Enquanto o prefeito João Campos está prestes a completar dois anos e meio à frente do Executivo da capital pernambucana e recebeu a prefeitura das mãos de um aliado - portanto exerce um mandato de continuidade -, a governadora Raquel Lyra está há apenas cinco meses no comando do Estado, estrutura que recebeu de um correligionário do gestor municipal com graves problemas de ordem financeira e administrativa” argumentou o parlamentar. 

O deputado ainda ressaltou que apesar de encarar a gestão de uma estrutura pública enorme e que vive a situação mais desafiadora da sua história, Raquel conseguiu tirar do papel iniciativas que já estão mudando as vidas dos pernambucanos, como os programas Cuida PE Mulher, voltado à realização de cirurgias e exames na rede estadual de saúde, e Morar Bem PE, que pretende fornecer moradia digna à população do Estado. Há ainda iniciativas nas áreas de segurança pública, recursos hídricos, educação, entre tantas outras.

“Comparar diferentes, sobretudo em um contexto como este, é irresponsável e leviano”, disparou Izaías Régis.

TRIPLICAÇÃO DA BR-232 CHEGA A ULTIMA FASE, DEVE ENCERRAR EM AGOSTO

Após a conclusão do serviço de concretagem, a obra de triplicação de trecho da BR-232, no Recife e áreas vizinhas, o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) anunciou a última fase da obra. O trecho foi liberado ao tráfego no final de abril, quando os dois sentidos da via foram liberados.

Segundo o órgão, serão feitos os serviços de drenagem, paisagismo, passarelas, ciclovias, sinalização e retorno na altura do Jardim Botânico do Recife.

A previsão do DER-PE é que os serviços sejam concluídos até o mês de agosto.

A triplicação da BR-232 contempla um trecho de 6,8 quilômetros de extensão, que começa na entrada da BR-101 (km 4,70) até a entrada da BR-408 (km 11,50). Todos os dias, a via recebe 67 mil veículos.

Ao todo, são beneficiados mais de quatro milhões de usuários. “O alargamento garantirá o acréscimo de 33% na sessão viária, o que, atrelado aos aspectos urbanísticos do projeto, significa uma redução de tempo de uma hora para 25 minnutos nos horários de pico”, explica o presidente do DER-PE, Rivaldo Filho.

Folhape