quarta-feira, 31 de maio de 2023

NOTA OFICIAL DA DIOCESE DE PESQUEIRA SOBRE O PADRE AIRTON FREIRE

Nota sobre Suspensão de ordem
"Vimos, através desta, comunicar que o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo Diocesano de Pesqueira, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2, do Código de Direito Canônico, DECRETOU, neste dia 30 de maio de 2023, a SUSPENSÃO DE ORDEM “AD CAUTELAM” do PADRE AIRTON FREIRE DE LIMA.

Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental.

Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos".

As informações sobre o caso, desde a divulgação da denúncia, com vídeo de uma das denunciantes relatando o suposto abuso, estão disponíveis no histórico de publicações do Arcoverde Online. O único em Arcoverde que teve coragem de abordar o caso.

DIOCESE DE PESQUEIRA

GOVERNO DIVULGA RESULTADO FINAL DA CONVOCATÓRIA CICLO JUNINO

A convocatória recebeu 1225 inscrições, das quais 878 foram habilitadas

 

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (30), o resultado do julgamento dos recursos e o resultado final dos habilitados da convocatória do Ciclo Junino 2023, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Neste ano, o edital registrou 1225 inscrições, e contou com 878 atrações habilitadas em cinco categorias.

 

Confira aqui o resultado do julgamento dos recursos.

Confira aqui o resultado final das propostas habilitadas.

 

O edital teve como objeto a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos. Os artistas e grupos culturais que tiveram suas propostas habilitadas podem ter até três apresentações durante o ciclo.

 

Renata Borba, presidente da Fundarpe, destaca o valor que o Ciclo Junino tem para a preservação do patrimônio cultural do Estado. “O Ciclo Junino é um momento importante que temos para difundir nossa cultura e fomentar a produção artística local. Queremos promover uma festa integrada e vamos realizar um São João rico e tradicionalmente pernambucano”.

 

De acordo com Eduardo Loyo, presidente da Empetur, apoiar ações como esta é parte da missão da Empresa. “A Empetur tem como objetivo fomentar o turismo do nosso estado e o Ciclo Junino tem um grande papel nesse processo”, pontua.

 

O processo foi realizado em duas etapas: análise documental e de cadastros; e avaliação artística, que validou se a proposta estava em consonância com a categoria em que foi inscrita. Dessa forma, uma equipe técnica da Fundarpe e Empetur dividiu os inscritos nas categorias: Cultura Popular, Dança da Tradição Junina, Música da Tradição Junina, Trio Pé-de-Serra e Outros Gêneros Musicais.

 

Mais informações ou esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (81) 3184.3015 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h).

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3092 

http://www.cultura.pe.gov.br
http://instagram.com/culturape
http://facebook.com/culturape
http://flickr.com/fundarpe

http://twitter.com/culturape


PROFESSORES DE IBIRAJUBA EMITEM NOTA REPUDIANDO FALA DO VEREADOR TIAGUINHO



O Sindicato dos Professores de Ibirajuba repudia a fala do vereador Tiaguinho expressando sua discordância e desaprovação em relação ao que foi dito de forma lamentável. O sindicato pode considerar a fala como prejudicial aos interesses e à imagem dos professores, bem como contrária aos princípios da educação e da valorização dos profissionais da área. Ao repudiar a declaração do vereador, o sindicato emitiu comunicado (nota) à imprensa afim de realizar manifestação pública e buscar diálogo com as autoridades competentes para expressar sua posição e buscar medidas adequadas em questões relacionadas à educação

Segue a nota

Nota de Repúdio a fala do Vereador Santiago Justino Duarte (Tiaguinho)
Os professores da cidade de Ibirajuba vêm manifestar com veemência o seu repúdio em decorrência das declarações do Vereador Santiago Justino Duarte (Tiaguinho), na última sessão da Câmara de Vereadores de Ibirajuba no dia 26/05/2023.
Ocorre que tais declarações não se coadunam com a verdade, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito do tema, bem como total desprezo pela classe que tem um histórico de luta por uma educação libertadora e de qualidade nesse município. Além dos inúmeros obstáculos e dificuldades que nós passamos como profissionais de educação, ainda temos que digerir uma série de falácias proferidas por aquele que deveria estar defendendo a educação. Uma vez que o referido vereador Santiago Justino Duarte (Tiaguinho) versa sobre o tema construindo uma narrativa que além de capciosa, mostra total desconhecimento da causa, bem como total despreparo ao proferir uma série de falas infudadas.
Em virtude desses fatos elencados acima, entendemos que é necessário esclarecer a comunidade escolar sobre as reais condições que fazem a educação desse município agonizar, respondendo, de forma respeitosa, as declarações infelizes do representante do legislativo:
O fracasso da educação é atribuído apenas a nossa atuação profissional. Falta de merenda, de transporte escolar, de material básico como papel para imprimir atividades, entre outros não compromete a aprendizagem dos nossos alunos?
Se ele quiser a gente faz um projeto pra eles votarem sim, isso se chama iniciativa popular, prevista nos artigos 14, inciso III, e 61, § 2º, da Constituição Federal, e regrada pela Lei nº 9.709/98, representando uma das formas de deflagração do processo legislativo, diante da análise da fala proferida pelo vereador, é possível que o conhecimento do mesmo sobre essa lei seja proporcional a sua capacidade de conseguir passar uma semana em uma sala de aula! E como ele fala, não somos executivos não! Mas formamos todas as profissões, inclusive os componentes do executivo.
Se nossos filhos estudam em outro município é porque o município não está dando condições para que possamos confiar na educação do município, pois educação não se faz só com o professor em sala de aula. Existem vários fatores como, falta de material pedagógico, material de limpeza, merenda, transporte escolar, cerâmica das paredes caindo nas salas de aulas, quando chove, as salas parecem peneiras com a quantidade de água que infiltra pelo teto. Quer dizer que se estamos exigindo isto estamos fazendo política? É bom ele ser   informado que lá, em Lajedo, especificamente nesta escola que é particular, o calendário é cumprido à risca, os livros são comprados e são novos, pois aqui no município nem livros didáticos todos receberam. Sabe porque o senhor não vê isso? Porque não faz o seu trabalho corretamente como legislativo,  não fiscaliza, se assim o fizesse, saberia o porquê de nossos filhos estudarem em outro município. 
Isso é um breve resumo do caos que vive a nossa educação. 
Será que tudo isso não compromete a aprendizagem dos nossos estudantes?  Talvez, isso explique por que muitos se sacrificam para custear a matrícula de seus filhos em uma escola privada.
Estamos atentos a expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas.

SINDICATO DOS PROFESSORES DE IBIRAJUBA


PF CONTRADIZ VERSÃO DE DAMARES SOBRE AVIÃO RECHEADO DE DROGAS DO SEU TIO

PF contradiz versão de Damares de que igreja teria denunciado avião com drogas
A senadora do Republicanos disse em nota que soube do caso pela imprensa e que a igreja vinculada ao seu tio informou para a polícia sobre a "carga suspeita". PF diz que operação ocorreu a partir de informações da inteligência
A Polícia Federal informou que a ação que apreendeu um avião de drogas que transportava 290kg de skunk — um tipo de maconha — no último sábado (27/5), no Pará, foi realizada a partir deinformações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF. A informação, repassada pela assessoria do órgão ao Correio, contradiz a versão dada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), de que a própria Igreja do Evangelho Quadrangular fez a denúncia sobre a "carga suspeita"

O avião onde as drogas foram encontradas é de propriedade do ex-deputado federal Josué Bengtson, tio de Damares, e era usado pela Igreja do Evangelho Quadrangular, liderada por Bengtson. Em nota enviada ao Correio, Damares afirmou que soube do caso pela imprensa e que entrou em contato com a família para ter mais detalhes. 

"Damares Alves, que é sobrinha do ex-deputado federal Josué Bengtson, entrou em contato com a família e foi informada que os responsáveis pelo avião, ou seja, a própria Igreja, fizeram a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita que havia sido carregada na aeronave sem autorização. Em seguida, a Polícia Federal assumiu o caso e tomou as medidas cabíveis", informou a assessoria da senadora. 

Além de tio da senadora, Josué Bengtson é considerado padrinho político de Damares, que foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro (PL), e se elegeu senadora pelo Distrito Federal, em 2022. 

Procurada pelo Correio, a PF disse que não comenta investigações em andamento, e que "a ação foi realizada a partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF".

MAIOR EMERGÊNCIA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO ACABA COM SUPERLOTAÇÃO

Maior emergência do interior do estado, unidade consegue acabar com superlotação
Imagens com corredores superlotados costumavam ser a principal marca do Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, cidade a 130 km do Recife. Maior emergência do interior do estado e referência nos atendimentos de trauma, a unidade contabiliza 54 leitos entre as salas verde, amarela e vermelha e mais 157 de enfermaria de ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, buco, neurocirurgia, clínica geral, oncologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De forma inédita, graças a um trabalho que envolve todas as equipes profissionais do hospital, o HRA apresenta, há algumas semanas, corredores vazios. O processo para diminuir a superlotação, característica de um hospital de referência, começou em fevereiro, com o início da implantação do projeto Lean nas Emergências, subsidiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, que tem como objetivo, justamente, diminuir a superlotação de hospitais públicos e filantrópicos de todo o Brasil.

De acordo com a diretora-geral do HRA, Dra. Guacyra Pires, a assistência tem sido realizada com maior resolutividade e rapidez. “Nossa equipe multidisciplinar tem trabalhado em conjunto, visando, sobretudo, à melhoria do atendimento ao paciente, que é nosso maior propósito”, reforça.

Graças a todo o esforço, o tempo de permanência do paciente no hospital reduziu. “O Hospital Regional do Agreste conseguiu reduzir o tempo médio de permanência na emergência de cerca de dez dias para três. A maior rotatividade dos pacientes, com a agilidade nos atendimentos, sempre tentando resolver no menor tempo possível as pendências dos pacientes, tem trazido uma melhor satisfação dos pacientes e familiares, menor tempo de permanência na emergência e em macas de transporte. Tudo isso também tem proporcionado um alívio para os profissionais de saúde por consequente menor sobrecarga de trabalho. Sabemos que a permanência desse cenário depende, também, de vários fatores externos à unidade, mas reforçamos nosso compromisso em melhoria contínua”, destaca Guacyra.

Com papel fundamental nesse processo está o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que trabalha em conjunto com a Central de Regulação de Leitos do Estado. O NIR realiza busca ativa dentro do hospital para identificar pacientes com perfil de transferência para leitos de retaguarda. “Além de fazermos essa avaliação de transferência externa, o NIR também é responsável, junto com a supervisão de Enfermagem, pela transferência de uma enfermaria para outra dentro da própria unidade, agilizando os atendimentos”, explica Sueli Alves, supervisora de Enfermagem.

De acordo com a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, outro fator que contribuiu para o fim da superlotação do HRA foi o trabalho integrado com os outros hospitais regionais da rede estadual de saúde do Sertão. “Com o permanente diálogo entre as gestões dos hospitais regionais e trabalho conjunto, a exemplo do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, e o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, foi possível descentralizar as cirurgias ortopédicas e diminuir as filas para esses procedimentos. Além disso, os pacientes puderam ser assistidos perto de suas casas”, sinaliza Zilda.

Com 25 anos de existência, o Hospital Regional do Agreste, que está inserido na IV Gerência Regional de Saúde, é referência no atendimento a cerca de 90 municípios. A unidade oferece serviços de urgência/emergência nas áreas de cirurgias geral e vascular; neurocirurgia; traumato-ortopedia; e bucomaxilofacial. O HRA conta, ainda, com núcleo de reabilitação com fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional

MAIS DOIS CASOS DO SUPERFUNGO CÂNDIDA AURIS EM PERNAMBUCO

Pernambuco confirma mais dois casos de Cândida auris; total agora é de seis pessoas infectadas
As duas pessoas infectadas são um homem de 51 anos e uma mulher de 70, ambos estavam internados em decorrência de outras doenças
Na noite desta terça-feira (30), Pernambuco confirmou novos dois casos do superfungo Cândida auris no Estado. Com esses casos, chega a seis o número de infectados este ano. 

As duas pessoas infectadas são um homem de 51 anos e uma mulher de 70, ambos estavam internados em decorrência de outras doenças.

A mulher, internada no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, admitida no dia 14 de maio, devido à presença de uma lesão infeccionada no pé, e já havia recebido alta hospitalar em 23 de maio.

Ela foi testada para o fungo após ter contato com um caso positivo na unidade de saúde. O diagnóstico foi possível após a realização do swab de vigilância feito nesses casos.

Já o homem possui histórico de AVC e quadro convulsivo, com longo período de permanência hospitalar no Tricentenário, em Olinda, sendo admitido na unidade em outubro de 2016.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que este paciente possui quadro de alta clínica, porém segue hospitalizado devido ao seu contexto social.

Dos seis casos confirmados para o superfungo, dois já receberam altas hospitalares. Mesmo após a alta, o paciente deve permanecer colonizado por cerca de três a seis meses. 

"No momento da saída da unidade, o paciente recebe um sumário de alta relatando o histórico clínico e o diagnóstico positivo. Neste caso, o paciente não precisa ficar isolado e pode realizar atividades regulares, seguindo as medidas de cuidado e prevenção de rotina, como higienização das mãos, higiene pessoal e limpeza adequada do ambiente utilizando hipoclorito de sódio. Caso seja necessário procurar um serviço de saúde, é preciso apresentar o documento de alta com o histórico clínico", informou o Governo do Estado. 

PADRE AIRTON SUSPENSO DAS ORDENS


O bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles decretou a suspensão “Uso de Ordem” do padre Airton Freire de Lima por violar a disposição 1395, §2, do Código de Direito Canônico. Ele fica proibido de dar ou presidir qualquer sacramento.

PUNIÇÃO
O cânon 1395 se refere aos crimes dos clérigos contra o sexto mandamento – não pecar contra a castidade - e indica que, se o crime sexual causou escândalo e “foi cometido publicamente, seja punido com penas justas, sem excluir, se o caso o requerer, a demissão do estado clerical”.

ADVERTÊNCIAS ANTERIORES
No documento da Diocese de Pesqueira, o bispo diz que o padre Airton já tinha sido advertido da gravidade dos fatos agora denunciados com investigação na esfera estatal e eclesiástica em andamento. Pela atuação junto à comunidade, interessada em manter os empregos e o fluxo de visitantes que sustentavam a Fundação Terra, outros casos semelhantes foram abafados, segundo denúncias que começam agora a surgir.

TESTEMUNHA E CÚMPLICE
Padre Airton, fundou e dirige há 37 anos a Fundação Terra, em Arcoverde, interior de Pernambuco, está sendo acusado de ser testemunha e cúmplice do estupro de uma das frequentadoras da instituição. Ela fez a denúncia num Canal de TV Web em Carpina que depois repercutiu em parte da imprensa.

ASSISTIA A CENA
Segundo a vítima, o motorista do padre foi levado pelo sacerdote a despi-la e obriga-la a fazer sexo, enquanto ele se masturbava diante da cena. Inicialmente, a Diocese de Pesqueira apurou o fato, com a ajuda da Polícia Civil de Pernambuco, para depois decidir suspender as atividades religiosas do padre Airton.

FUTURO COMPROMETIDO
A Fundação Terra, apoiada por grandes empresários de Pernambuco e Ceará, tem um trabalho sócio-educativo para jovens e promove retiros espirituais. Este escândalo ameaça o futuro da instituição que abrigava centenas de pessoas nas atividades.

O Poder

Na Lupa 🔎 Quarta 31/05/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


SIVALDO DISPARA OBRAS PRA TODOS OS LUGARES EM BUSCA DA REELEIÇÃO 

O prefeito Sivaldo Albino está de fato trabalhando em Garanhuns e por todos as localidades, existem obras das mais variadas possíveis, a nível de infraestrutura que vai de construção e inaugurações de creches, reforma e requalificação de escolas e equipamentos públicos. A construção do Parque Prefeito Luis Carlos de Oliveira será um feito inédito, além de dar seguimento a Reforma da Avenida Santo Antônio, que será um marco grande de vitrine para 2024, que poderá fazer a diferença na sua reeleição na disputa do próximo ano, quando tentará a reeleição para manter a tradição (nunca um prefeito deixou de ser reeleito em Garanhuns) Em Sivaldo que está no primeiro mandato à frente da prefeitura está de fato trabalhado pela cidade. Até os seus adversários reconhecem que ele trabalha. 

RECURSOS- Com uma reserva técnica e financeira de mais de R$ 150 milhões para investimentos em obras e ações que serão investidos em Garanhuns neste ano e no próximo. Importante dizer que R$ 100 milhões captados pelo próprio prefeito em um empréstimo e outros R$ 50 milhões, em emendas do deputado federal Felipe Carreras(PSB) que por sinal, está dando um show no seu novo mandato na Câmara Federal, sendo considerado hoje em dia mais influentes da atual legislatura na Casa Legislativa em Brasília. 

BUSCA DA REELEIÇÃO - O volume de recursos alocados por Sivaldo Albino(PSB) para investir em obras como pavimentações de ruas, construção de escolas e diversas unidades de saúde, espalhadas por diversos bairros, que dão mais qualidade de vida a população numa área tão carente de serviços a nível nacional, é um fato inédito na cidade. De fato é notório que o prefeito não tem trégua, pois a oposição radical na política que o combate, em sua maioria não está nem na Câmara de Vereadores de Garanhuns, embora existam vereadores que fazem forte oposição como Gersinho Filho, vereador combativo e sempre coerente, a Magda Alves sempre atenta, Fanny Bernal e Tiago Paes em busca do contraditório, de cobrar, mais sim nos militantes e lideranças simpatizantes e ligadas em sua maioria ao deputado estadual Izaías Régis, principal adversário de Sivaldo Albino e que possui mandato de deputado estadual, tendo feito duas boas gestões à frente da prefeitura e que com certeza será um adversário duro a ser batido nas urnas. Izaías, sabemos que é craque em fazer campanha eleitoral. Mas o assunto aqui hoje não é a eleição em si. 
Estamos falando dos avanços da gestão do prefeito que quer e procura ser reeleito. 

INÉDITO- Chega a ser inédito o valor de R$ 150 milhões para investir em tantas ações até a eleição de 2024. Politicamente, ninguém deixa de reconhecer que hoje o prefeito está em um patamar muito diferente de 2022, quando lançou Cayo Albino a deputado estadual, que embora tenha tido uma excelente votação, esbarrou na legenda partidária, cujo cociente eleitoral atrapalhou a chegada de Cayo à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Hoje o tempo é outro e a eleição também é outra. Os processos políticos estão zerados. E se faz uma importante colocação aqui feita por José Maria Cavalcanti, leitor do nosso blog que afirmou: “No começo não estávamos muito animados com a prefeitura, mas agora entendemos que Sivaldo estava organizando os projetos e os dinheiros com os secretários, para então ter meios de fazer as obras e as ações que está fazendo em todo canto”, colocou. São essas análises que vem sendo colocadas por pessoas simples que estão de olho nas ações municipais, que reforçam o entusiasmo de Sivaldo Albino para vencer as eleições 2024. 

DISPOSIÇÃO- Quem conversa com Sivaldo Albino não vê no político nenhuma preocupação sobre quem enfrentar nas urnas de 2024. Ele faz questão de não “fulanizar” e já disse várias vezes abertamente que “venha quem vier” que ele não tem preferência por quem vai enfrentar. Quer e diz que vai fazer durante a campanha uma comparação do antes e depois de sua gestão e garante que terá discurso e propriedade para debater mostrando os avanços que vai empreender durante os próximos meses. Se por um lado o prefeito Sivaldo Albino está aguerrido e determinado a buscar manter a história e a tradição da reeleição, seus adversários trabalham dia e noite para também quebrar outra tradição, a de que nunca ninguém se elegeu prefeito de Garanhuns por três vezes. Essas variantes serão conhecidas apenas no abrir das urnas das eleições 2024. É isso aí.