quinta-feira, 1 de junho de 2023

PREFEITO DE ARCOVERDE WELLINGTON TEM AGENDA GRANDE EM BRASÍLIA

Prefeito Wellington Maciel cumpre intensa agenda em Brasília
O Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), está cumprindo agenda em Brasília desde terça (30), para garantir a atração de mais recursos e ações estratégicas, para impulsionar a realização de obras e projetos em favor da população arcoverdense. 

Acompanhado pelo Secretário de Educação do município, Professor Antônio Rodrigues, o gestor participou de reuniões no Congresso Nacional, assim como em órgãos do Governo Federal, como o FNDE.

"No Senado, reuni-me com a Senadora Teresa Leitão . Na Câmara, estive com o nosso amigo e Deputado Fernando Monteiro , e com os Deputados Coronel Meira, Túlio Gadêlha e Iza Arruda. Ainda estive com o sempre Deputado e amigo, Deputado Gonzaga Patriota", informou Wellington Maciel, através de suas redes sociais.

O objetivo da agenda, que continua ainda nesta quinta, é possibilitar que o Portal do Sertão possa ser beneficiado por novos investimentos, através da intensa articulação que vem promovendo junto a bancada federal, estreitando parcerias políticas que fortaleçam vários setores, dando continuidade ao planejamento do desenvolvimento do município.

CORRENTES- NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NOSSA MÃE NOSSA RAINHA

Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Imaculada Conceição, é um título mariano da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Ela é venerada na Igreja Católica como padroeira de Portugal, Espanha, Brasil e outros países e regiões ao redor do mundo.Ontem nesse dia, os fiéis homenageiam Maria e a sua concepção sem mancha do pecado original, ou seja, ela foi concebida sem o pecado original, preparada por Deus desde o momento de sua concepção para ser a mãe de Jesus.
A devoção a Nossa Senhora da Conceição tem uma longa história e remonta ao início da era cristã. Ao longo dos séculos, foram construídas diversas igrejas, catedrais e capelas dedicadas a ela. É uma figura muito importante para os católicos, que acreditam em sua intercessão e poder de proteção.
Nossa Senhora da Conceição é frequentemente retratada em imagens com um manto azul e branco, representando sua pureza e santidade. Ela é considerada uma figura maternal e é invocada pelos fiéis em momentos de necessidade, buscando sua intercessão junto a Deus. Ela também é madrinha de nossa cidade irmã Correntes; Lá estivemos com nosso colaborador Marinho.

Na Lupa 🔎 Quinta 01/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


A DIFERENÇA NO RELACIONAMENTO COM OS DEPUTADOS NA GESTÃO LULA EM RELAÇÃO AO PASSADO

Caros leitores dessa quinta-feira da coluna Na Lupa, vamos tocar em um tema que precisa ser muito observado aos que gostam de política e acompanham os fatos da vida nacional. Nós vamos analisar as diferenças entre as bases do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) nos seus dois mandatos anteriores e nesse atual que teve início em 2023. Tudo mudou, nada é mais como antes. Tudo, mas tudo mesmo. Vamos lá. 
NO PASSADO- Nos governos de Lula, a Câmara Federal e o Senado dependiam de cargos em estatais e empresas do serviço público para cooptar a sua base. Os deputados eram acostumados a comer o pão que o diabo amassou. Se fazia necessário ir até os ministros, marcar audiência e muitas vezes levarem chá de cadeira milimetricamente calculados. Deputado sofria e sofria muito. Prefeitos iam a Brasília de Pires a mão e voltavam lisos e ainda gastavam na viagem para absolutamente nada vezes nada. Era assim que se formava uma base com cargos e emendas que na maioria das vezes ficava só na promessa.

PASSADO 2- Quando muitos já estavam impacientes com esse tratamento eis que surge o malfadado mensalão. (O neologismo mensalão, popularizado pelo então deputado federal Roberto Jefferson, em entrevista que deu ressonância nacional ao escândalo, é uma variante da palavra "mensalidade", usada para se referir a uma mesada paga a deputados para votarem a favor de projetos de interesse do Poder Executivo). Deputados recebiam valores de acordo com a significância. A importância de cada um, por exemplo haviam deputados que recebiam R$ 20 mil reais por mês. Isso mesmo caro leitor. Isso virou um escândalo nacional e levou importantes nomes para a cadeia como o ex-ministro todo poderoso da Casa Civil, José Dirceu. Tudo desabou e veio a público através do ex-presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson que ficou nacionalmente conhecido por seu envolvimento no esquema de corrupção chamado de "mensalão", do qual participou e que foi o primeiro a denunciar pela Delação premiada.

PRESENTE 1- Os deputados entenderam que depender do executivo era uma situação de risco e resolveram trilhar o seu próprio caminho em matéria financeira. As coisas começaram a clarear ainda na presidência de Rodrigo Maia no comando da Câmara Federal, porém foi na gestão de Arthur Lira que os deputados chegaram a vias mais seguras para alimentar as bases políticas sem correrem riscos feito no passado. Surgiu as emendas de relator, apelidadas pela mídia como orçamento secreto. Antes vieram as emendas impositivas. Esses mecanismos não existiam nas duas gestões de Lula e hoje os deputados estão mais livres e independentes e carece habilidade do presidente e sua equipe para lhe dar com essa situação. Lula não está sabendo agir e atuar nesse novo cenário. 
ARTHUR LIRA - Arthur César Pereira de Lira é um advogado, agropecuarista, empresário e filiado ao Progressistas. Atualmente é deputado federal pelo estado de Alagoas, servindo como o 55º Presidente da Câmara dos Deputados. É considerado um dos líderes do bloco supra partidário conhecido como "centrão".  É de longe o mais habilidoso e preparado presidente da Casa. Tem a confiança dos deputados e conhece de cor o regimento interno. Age de forma pragmática e tem coragem e articulação. Lula não subestime Arthur Lira que o preço a pagar será alto. Disso até as paredes do Palácio do Planalto sabe bem. 

LULA PRECISA ACORDAR - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa entender a diferença no relacionamento com o congresso nacional nessa nova etapa. Tudo mudou e agora na verdade o que funciona na prática e como
uma espécie de semi-presidencialismo (Semipresidencialismo, ou sistema executivo dual, é um sistema de governo em que o presidente partilha o poder executivo com um primeiro-ministro e um conselho de ministros, sendo os dois últimos responsáveis perante o poder legislativo do estado). Embora não seja um sistema oficial, é o mais próximo da realidade em que estamos vivendo na política de Brasília. 
DEPUTADOS HOJE- Não precisam nem ir aos ministérios, bastam que o relator do orçamento envie um simples ofício que os ministros tem a obrigação de liberar os recursos. E como bem colocou o jornalista Cláudio Humberto em sua recente entrevista na folha, os deputados atuais não estão dispostos a bancar aliados para cargos comissionados na esfera federal, pois não conseguem monitorar a gestão dos mesmos e se um deles fizer besteira a recaída será nas mãos de quem indicou. Em resumo, nem cargos estão mais na cobiça dos deputados, isso ficou no passado. Lula precisa urgentemente acordar e se atentar para as mudanças que ocorreram no legislativo. É isso aí.

quarta-feira, 31 de maio de 2023

IZAÍAS TEM CONTAS REJEITADAS, PORÉM NO NOSSO ENTENDIMENTO NÁO INELEGÍVEL

 
Os vereadores de Garanhuns, por maioria de votos, reprovaram as contas do ex-prefeito Izaías Régis, relativas a 2019. Foram 13 votos pela rejeição e 4 a favor da aprovação. É a segunda vez que o Poder Legislativo Municipal vota contra a prestação de contas do ex-prefeito, por entender que o gestor cometeu irregularidades relacionadas ao Instituto de Previdência dos Servidores. Essa interpretação dos vereadores no foi objeto de caracterização de ato doloso por parte do TCE/PE 
TRÂMITES- As discussões e a votação, iniciadas às 10 horas, só foram concluídas depois das 14 horas. Porém mais uma vez a referida votação não vai interferir na elegibilidade do deputado estadual, uma vez que não há improbidade administrativa e ele preenche os requisitos da nova legislação em vigor. 
NOVA LEGISLAÇÃO- Recentemente, com o objetivo de suavizar essa norma, foi sancionada a Lei Complementar 185/2021. A norma incluiu o parágrafo 4º-A no artigo 1º da LC 64/1990 para fixar que a inelegibilidade da alínea "g" não se aplica aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares sem imputação de débito e tenham sido sancionados exclusivamente com o pagamento de multa. O intuito foi evitar que agentes públicos perdessem os direitos políticos pelo cometimento de infrações formais, de pequeno potencial ofensivo e que não tenham causado dano ao erário ou enriquecimento ilícito dos envolvidos ou de terceiros.

NOTA OFICIAL DA DIOCESE DE PESQUEIRA SOBRE O PADRE AIRTON FREIRE

Nota sobre Suspensão de ordem
"Vimos, através desta, comunicar que o Exmo. Revmo. Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, Bispo Diocesano de Pesqueira, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2, do Código de Direito Canônico, DECRETOU, neste dia 30 de maio de 2023, a SUSPENSÃO DE ORDEM “AD CAUTELAM” do PADRE AIRTON FREIRE DE LIMA.

Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental.

Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos".

As informações sobre o caso, desde a divulgação da denúncia, com vídeo de uma das denunciantes relatando o suposto abuso, estão disponíveis no histórico de publicações do Arcoverde Online. O único em Arcoverde que teve coragem de abordar o caso.

DIOCESE DE PESQUEIRA

GOVERNO DIVULGA RESULTADO FINAL DA CONVOCATÓRIA CICLO JUNINO

A convocatória recebeu 1225 inscrições, das quais 878 foram habilitadas

 

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (30), o resultado do julgamento dos recursos e o resultado final dos habilitados da convocatória do Ciclo Junino 2023, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Neste ano, o edital registrou 1225 inscrições, e contou com 878 atrações habilitadas em cinco categorias.

 

Confira aqui o resultado do julgamento dos recursos.

Confira aqui o resultado final das propostas habilitadas.

 

O edital teve como objeto a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos. Os artistas e grupos culturais que tiveram suas propostas habilitadas podem ter até três apresentações durante o ciclo.

 

Renata Borba, presidente da Fundarpe, destaca o valor que o Ciclo Junino tem para a preservação do patrimônio cultural do Estado. “O Ciclo Junino é um momento importante que temos para difundir nossa cultura e fomentar a produção artística local. Queremos promover uma festa integrada e vamos realizar um São João rico e tradicionalmente pernambucano”.

 

De acordo com Eduardo Loyo, presidente da Empetur, apoiar ações como esta é parte da missão da Empresa. “A Empetur tem como objetivo fomentar o turismo do nosso estado e o Ciclo Junino tem um grande papel nesse processo”, pontua.

 

O processo foi realizado em duas etapas: análise documental e de cadastros; e avaliação artística, que validou se a proposta estava em consonância com a categoria em que foi inscrita. Dessa forma, uma equipe técnica da Fundarpe e Empetur dividiu os inscritos nas categorias: Cultura Popular, Dança da Tradição Junina, Música da Tradição Junina, Trio Pé-de-Serra e Outros Gêneros Musicais.

 

Mais informações ou esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (81) 3184.3015 (de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h).

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe
(81) 3184.3092 

http://www.cultura.pe.gov.br
http://instagram.com/culturape
http://facebook.com/culturape
http://flickr.com/fundarpe

http://twitter.com/culturape


PROFESSORES DE IBIRAJUBA EMITEM NOTA REPUDIANDO FALA DO VEREADOR TIAGUINHO



O Sindicato dos Professores de Ibirajuba repudia a fala do vereador Tiaguinho expressando sua discordância e desaprovação em relação ao que foi dito de forma lamentável. O sindicato pode considerar a fala como prejudicial aos interesses e à imagem dos professores, bem como contrária aos princípios da educação e da valorização dos profissionais da área. Ao repudiar a declaração do vereador, o sindicato emitiu comunicado (nota) à imprensa afim de realizar manifestação pública e buscar diálogo com as autoridades competentes para expressar sua posição e buscar medidas adequadas em questões relacionadas à educação

Segue a nota

Nota de Repúdio a fala do Vereador Santiago Justino Duarte (Tiaguinho)
Os professores da cidade de Ibirajuba vêm manifestar com veemência o seu repúdio em decorrência das declarações do Vereador Santiago Justino Duarte (Tiaguinho), na última sessão da Câmara de Vereadores de Ibirajuba no dia 26/05/2023.
Ocorre que tais declarações não se coadunam com a verdade, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito do tema, bem como total desprezo pela classe que tem um histórico de luta por uma educação libertadora e de qualidade nesse município. Além dos inúmeros obstáculos e dificuldades que nós passamos como profissionais de educação, ainda temos que digerir uma série de falácias proferidas por aquele que deveria estar defendendo a educação. Uma vez que o referido vereador Santiago Justino Duarte (Tiaguinho) versa sobre o tema construindo uma narrativa que além de capciosa, mostra total desconhecimento da causa, bem como total despreparo ao proferir uma série de falas infudadas.
Em virtude desses fatos elencados acima, entendemos que é necessário esclarecer a comunidade escolar sobre as reais condições que fazem a educação desse município agonizar, respondendo, de forma respeitosa, as declarações infelizes do representante do legislativo:
O fracasso da educação é atribuído apenas a nossa atuação profissional. Falta de merenda, de transporte escolar, de material básico como papel para imprimir atividades, entre outros não compromete a aprendizagem dos nossos alunos?
Se ele quiser a gente faz um projeto pra eles votarem sim, isso se chama iniciativa popular, prevista nos artigos 14, inciso III, e 61, § 2º, da Constituição Federal, e regrada pela Lei nº 9.709/98, representando uma das formas de deflagração do processo legislativo, diante da análise da fala proferida pelo vereador, é possível que o conhecimento do mesmo sobre essa lei seja proporcional a sua capacidade de conseguir passar uma semana em uma sala de aula! E como ele fala, não somos executivos não! Mas formamos todas as profissões, inclusive os componentes do executivo.
Se nossos filhos estudam em outro município é porque o município não está dando condições para que possamos confiar na educação do município, pois educação não se faz só com o professor em sala de aula. Existem vários fatores como, falta de material pedagógico, material de limpeza, merenda, transporte escolar, cerâmica das paredes caindo nas salas de aulas, quando chove, as salas parecem peneiras com a quantidade de água que infiltra pelo teto. Quer dizer que se estamos exigindo isto estamos fazendo política? É bom ele ser   informado que lá, em Lajedo, especificamente nesta escola que é particular, o calendário é cumprido à risca, os livros são comprados e são novos, pois aqui no município nem livros didáticos todos receberam. Sabe porque o senhor não vê isso? Porque não faz o seu trabalho corretamente como legislativo,  não fiscaliza, se assim o fizesse, saberia o porquê de nossos filhos estudarem em outro município. 
Isso é um breve resumo do caos que vive a nossa educação. 
Será que tudo isso não compromete a aprendizagem dos nossos estudantes?  Talvez, isso explique por que muitos se sacrificam para custear a matrícula de seus filhos em uma escola privada.
Estamos atentos a expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas.

SINDICATO DOS PROFESSORES DE IBIRAJUBA


PF CONTRADIZ VERSÃO DE DAMARES SOBRE AVIÃO RECHEADO DE DROGAS DO SEU TIO

PF contradiz versão de Damares de que igreja teria denunciado avião com drogas
A senadora do Republicanos disse em nota que soube do caso pela imprensa e que a igreja vinculada ao seu tio informou para a polícia sobre a "carga suspeita". PF diz que operação ocorreu a partir de informações da inteligência
A Polícia Federal informou que a ação que apreendeu um avião de drogas que transportava 290kg de skunk — um tipo de maconha — no último sábado (27/5), no Pará, foi realizada a partir deinformações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF. A informação, repassada pela assessoria do órgão ao Correio, contradiz a versão dada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), de que a própria Igreja do Evangelho Quadrangular fez a denúncia sobre a "carga suspeita"

O avião onde as drogas foram encontradas é de propriedade do ex-deputado federal Josué Bengtson, tio de Damares, e era usado pela Igreja do Evangelho Quadrangular, liderada por Bengtson. Em nota enviada ao Correio, Damares afirmou que soube do caso pela imprensa e que entrou em contato com a família para ter mais detalhes. 

"Damares Alves, que é sobrinha do ex-deputado federal Josué Bengtson, entrou em contato com a família e foi informada que os responsáveis pelo avião, ou seja, a própria Igreja, fizeram a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita que havia sido carregada na aeronave sem autorização. Em seguida, a Polícia Federal assumiu o caso e tomou as medidas cabíveis", informou a assessoria da senadora. 

Além de tio da senadora, Josué Bengtson é considerado padrinho político de Damares, que foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro (PL), e se elegeu senadora pelo Distrito Federal, em 2022. 

Procurada pelo Correio, a PF disse que não comenta investigações em andamento, e que "a ação foi realizada a partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF".