quarta-feira, 14 de junho de 2023

BISPO DE GARANHUNS FOI NOMEADO ARCEBISPO DE OLINDA E RECIFE NESSA QUARTA-FEIRA

O Papa Francisco nomeou o bispo de Garanhuns pra ser o novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega teve a sua nomeação foi publciada nesta quarta-feira, dia 14 de junho, no Vaticano. 
Recentemente ele foi eleito 60ª Assembleia Geral da CNBB, como segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As informações iniciais foram postadas no Blog do jornalista da CBN e da ABTV/GLOBO Elielson Lima. 
BIOGRAFIA- Dom Paulo Jackson nasceu em São José de Espinharas, na Paraíba, no dia 17 de abril de 1969. Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992). Foi ordenado presbítero no dia 17 de dezembro de 1993. É mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010). No dia 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Garanhuns, no estado de Pernambuco. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 18 de julho de 2015, no Largo Dom Gerardo Andrade Ponte, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, diocese de Patos (PB). A ordenação foi presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e teve como bispos co-ordenantes Dom Eraldo Bispo da Silva, bispo de Patos (PB), e Dom Manoel dos Reis de Farias, bispo de Petrolina (PE). 
Sua posse canônica aconteceu no dia 23 de agosto de 2015, na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns. Seu lema episcopal é In Verbo tuo (Na tua Palavra). 
No mesmo ano de sua nomeação, foi escolhido membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB para o quadriênio entre 2015 e 2019. E em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, para o quadriênio de 2019 a 2023. No Regional, também desempenha a função de referencial para a Doutrina da Fé.

Na Lupa 🔎 Quarta 14/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


PERNAMBUCO APROVA GESTÃO DE RAQUEL LYRA 

Se a coisa já estava pra lá de Bagdá é agora que o bicho vai pegar fogo ou no popular: “a cobra vai fumar”. Brincadeiras a parte, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra está com motivos de sobra pra comemorar um grande feito. Caro leitor aqui NA LUPA, em apenas seis meses de gestão Raquel consegui o sexto lugar entre todos os governadores do Brasil. Nós recebemos a notícia com a certeza de que a gestão caminha bem e pode dar feitos gigantes ao nosso estado. Vamos lá: 

RAQUEL LYRA FORTE- Algumas pessoas do meio político receberam com uma baita surpresa a notícia de que a  governadora Raquel Lyra (PSDB), está entre situada entre as melhores do país. Os dados são claros e estão nos relatórios que detalham o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça feira ( 13). O instituto ouviu apenas moradores de capitais e colocou Raquel em sexto lugar. Para quem acha que o fato da mesma não dar vez a política e aos políticos profissionais poderia desde já levar a uma pontual rejeição por parte do eleitorado, houve uma anotada frustração. Raquel Lyra está mais forte que nunca. 


PREFEITO
- Na última semana, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), apareceu em terceiro lugar, com 66,3% de aprovação e 28,4% de desaprovação. Ele ficou logo atrás dos prefeitos de Salvador, Bruno Reis (UB), e de Manaus, David Almeida (Avante), com taxas de aprovação de 68% e 67,3%, respectivamente. No caso de Raquel, a administração é aprovada por 63,1% dos pesquisados contra 31,3 dos que não aprovam 6,3 dos que não souberam opinar. Ela vem menos de dois pontos percentuais atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que aparece com 65,3% de aprovação. Também aparece bem à frente do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que ocupa a “lanterninha” na pesquisa, com 43% de aprovação e mais de 45% de desaprovação, colocou o jornalista Ricardo Antunes em seu blog. 


MAIS DADOS- No Recife, o Instituto Paraná Pesquisas ouviu 816 pessoas. A margem de erro é de 3,5%. Os primeiros lugares ficaram com Ratinho Júnior, no Paraná, com 70% de aprovação, e Hélder Barbalho, no Pará, que teve 68,5% de “sim”.
Em terceiro, apareceu o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com 66,5% de aprovação. Perto de Raquel Lyra apareceu Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, com 66,3% de “sim”. O primeiro atrás de Raquel é Elmano de Freitas, do Ceará, com 62,4% de provação. Em oitavo, surgiu Jerônimo Rodrigues, da Bahia, com 55,5% de “sim”. O penúltimo coloca do na pesquisa ficou com Wilson Lima, do Amazonas, com apenas 34,3% de aprovação.

RAQUEL PERMANECE FORTE - apesar de receber críticas pelo pouco espaço que deu a classe política, a nossa governadora deixa evidente que sua maneira de fazer política dar resultados. Desta maneira engana-se quem achava que ela após seis meses de gestão estaria patinando nas pesquisas. Raquel Lyra mostra sua força e liderança não só através do Instituto Paraná Pesquisas, mas também mantém uma linha ascendente nas pesquisas IPESP e até mesmo no Simplex. Daqui não h dúvidas de que a estratégia de Raquel e aprovada pelo povo. Para quem está no primeiro mandato essa sexta colocação no ranking de governo é vitória alta. Raquel Lyra (PSDB) tem 63,1% de aprovação e 30,6% de reprovação (Pernambuco). É isso aí.

terça-feira, 13 de junho de 2023

PRESIDENTE DA CÂMARA ASSASSINADO

No início da noite desta terça-feira (13), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz da Baixa Verde, José Arnaldo do Nascimento Gaia, 60 anos, conhecido como Danda Gaia foi morto a tiros em Serra Talhada.

A vítima foi morto dentro do próprio veículo na Rua Jacinto Alves de Carvalho, no centro de Serra Talhada. O SAMU foi acionado, mas a vítima já se encontrava em óbito. A Polícia Civil está investigando as circunstancias do crime.

Terceiro vereador mais votado nas eleições de 2020 em Santa Cruz da Baixa Verde com 422 votos, Danda Gaia era primo do ex-vereador serra-talhadense Zé Dida Gaia, também assassinado a tiros em junho de 2022 em Serra Talhada. Informações do Fala PE. 

GOVERNADORA ANUNCIA 23° FENEATTE

Governadora Raquel Lyra anuncia 23ª edição da Fenearte
Feira acontece de 5 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, e traz ações inéditas, como uma programação paralela pelo Recife e Olinda

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta terça-feira (13), durante coletiva de imprensa, um investimento de R$ 8 milhões para realização da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), superior à última edição, que recebeu R$ 7 milhões. Com o tema Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos, o evento chega à sua 23ª edição com 12 dias de programação, de 5 a 16 de julho. A expectativa da organização é de que haja uma movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. São esperadas 300 mil pessoas.

“Nesta edição, a Fenearte chega ainda mais forte. E, o nosso principal objetivo é fortalecer o programa de artesanato de Pernambuco, permitindo novas conexões para que o artesão possa ganhar mais valor e mais dinheiro a partir da venda das suas peças, com a facilitação da intermediação ou a venda direta aos seus consumidores finais. Que eles possam sobreviver de sua arte com dignidade e passar para as novas gerações, podendo perpetuar e reinventar o nosso artesanato”, enfatizou Raquel Lyra, que esteve acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.

A feira, neste ano, empreenderá ações inéditas. A principal delas é o Circuito Fenearte, uma programação que transbordará o Centro de Convenções de Pernambuco, com atividades acontecendo paralelamente em cerca de 50 espaços culturais e restaurantes do Recife e de Olinda. Entre elas, a ART-PE, que adiantou a sua segunda edição e vai acontecer emparelhada à feira de artesanato. “A Fenearte é uma política pública de sucesso, que vem transformando a vida dos artesãos de Pernambuco, do Brasil e do mundo. E, agora, estamos levando para outro patamar, fazendo com que um novo espaço e público sejam atingidos”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

Outra ação inédita é um estudo da cadeia produtiva do artesanato, pesquisa e mapeamento que será realizado durante a feira. O Estado fará uma análise aprofundada para compreender toda a cadeia produtiva do artesanato – desde a artesã e o artesão, passando pelo seu produto, o território em que vive e produz, e também o mercado. A partir disso, terá informações relevantes para construir estratégias e ações estruturais para o artesanato nos próximos anos.
A 23ª Fenearte contabiliza mais de 30 setores. No maior, dedicado a artesãos pernambucanos, são 305 estandes. Outros 68 expositores pernambucanos vão ocupar o estande do Sebrae-PE. Também participam os Sebraes do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Espírito Santo. A feira terá estandes de oito etnias indígenas, 73 municípios pernambucanos, 40 associações, todos os estados brasileiros e 27 países. “Nosso trabalho é fazer com que a Fenearte cresça cada vez mais, podendo se expandir para outras regiões do Estado”, enfatizou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira.

HOMENAGEM - No mezanino do pavilhão, a exposição “As Loiceiras de Tacaratu – A Arte Milenar das Mulheres do Meu Sertão”, com fotografias de Ana Araujo, apresentará a tradição da loiça no município pernambucano; um saber difundido pelo povo Pankararu que lá habita. As loiças terão destaque também no Espaço Janete Costa, que, aliás, continua com o projeto Conversas Instigantes, de palestras com artesãos, artistas, designers e produtores.

Também estiveram presentes os secretários estaduais Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Ana Maraíza (Administração), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Aloisio Ferraz (Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Pesca) e Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); os presidentes da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba; a diretora-executiva da Fenearte, Camila Bandeira; o diretor de Conteúdo da Fenearte, Lúcio Omena; além dos deputados estaduais Fabrízio Ferraz e France Hacker.

Fotos: Miva Filho/ Secom



GOVERNADORA SANSIONA A LEI DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL

Com sanção da governadora Raquel Lyra, Pernambuco institui a lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial
Em ato histórico no Estado, a governadora Raquel Lyra sancionou a lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial em Pernambuco. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual assinou o ato no Palácio do Campo das Princesas, nesta segunda-feira (12). Aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco no dia 22 de maio, o estatuto tem o objetivo de garantir à população racializada a igualdade de oportunidades e o combate à intolerância racial.

“Pernambuco tem um passivo histórico com a população negra no Estado. Grande parte da população que é vítima de crimes, que passa fome, que busca por emprego, é preta. O projeto de lei será fundamental para garantir, de fato, políticas públicas que permitam o acolhimento e a rede de proteção para essa população ter ainda mais acesso à educação, cultura, saúde e tantos outros espaços”, destacou a governadora.
A lei também estabelece medidas que buscam assegurar à população negra a defesa de direitos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e demais formas de intolerância racial e religiosa. “A lei vai trazer para nós um outro momento, vai virar uma página na história de Pernambuco. É um momento muito importante de compromisso do Estado”, registrou Vera Baroni, fundadora da Rede de Mulheres de Terreiro de Pernambuco.

O projeto de lei era de 2019, de autoria da então deputada estadual Teresa Leitão e do então deputado estadual Isaltino Nascimento, mas estava arquivado desde o término dos mandatos de ambos. A atual deputada estadual Rosa Amorim é autora do requerimento que desarquivou o projeto de lei, aprovado em duas votações. “O estatuto vai orientar o Estado de Pernambuco para que cada vez mais a gente possa fortalecer a sobrevivência do povo preto e a construção de políticas públicas”, frisou Rosa Amorim.

Pernambuco era um dos poucos estados do país que ainda não tinha uma legislação própria de promoção da igualdade racial, embora cerca de 66% da população seja negra. Assim, a sanção do estatuto representa um ato histórico no Estado.
Participaram da solenidade os secretários estaduais Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Carla Patrícia (Defesa Social), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos), coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Regina Célia (Mulher), Ana Maraíza (Administração), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação) e Mauricélia Vidal (Ciência, Tecnologia e Inovação), além dos deputados estaduais João Paulo, Doriel Barros e Socorro Pimentel, e o vereador de Olinda, Vini Castello.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Na Lupa 🔎 Terça 13/06/23, Blog

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


O SISTEMA SE IMPÕE NA POLÍTICA BRASILEIRA 

Em ciência política, chama-se forma de governo (ou sistema político) o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade. Mas o que nós queremos abordar aqui na coluna de hoje é o “sistema” como a ordem posta pelos costumes e em vigor que supera leis, decretos e regras e se mantém em vigor há 500 anos quando o Brasil teria sido descoberto. 
REPÚBLICA- O chamado sistema existe em todos os lugares e começam desde as associações de bairros até chegar aos poderes constituídos e suas altas constituições de formação humana. O Brasil é uma república federativa presidencialista, com o poder do Estado dividido em Executivo, Legislativo e Judiciário. Não é do sistema oficial que estamos falando aqui NA LUPA desta terça feira, 13/06, pois o foco aqui é como a política interfere na vida do cidadão. 

EXEMPLO- Em uma eleição seja qual for, todo mundo está careca de saber que existe “compra de votos e consciência”, é que essa ação interfere nos resultados eleitorais, onde um cidadão de bem, sempre na melhor das intenções, com preparo técnico e intelectual, que segue as regras e as leis, raramente consegue se eleger para um cargo público. Disso todo mundo sabe. E o povo ? Sim caro leitor, aí é onde está, vive refém do que chamamos aqui de “sistema”, que manobra e domina mantendo na política os políticos que interessam ao meio. Se todo mundo sabe que nas eleições por aí a fora debele há compra de votos porque ninguém toma uma providência eficaz? Simples, porque o sistema é o “sistema” e quem ousa ir na contramão do mesmo. Só leva desacertos.

REGRAS FICTÍCIAS - Certo dia um candidato a vereador de uma cidade no Agreste Meridional recebeu a informação que só poderia gastar na campanha algo em torno de 10 mil é isso de forma oficial, através de prestação de constas ao vivo e sempre com comprovações do destino é origem do recurso. Esse cidadão narrou ao blog que não refeceu nada do partido, mas viu que outros da mesma sigla receberam o valor total permitido pela legislação para a eleição de vereador e ele não recebeu nada. Por outro lado ele revelou que na cidade em que disputou todo mundo fala na rua a “boca miúda” que ninguém ganha uma eleição na cidade se não gastar pelo menos 60 mil reais. Mas a lei só permite gastar pouco mais de 10 mim. Porém ele afirmou que vários gastaram o quíntuplo desse valor de forma oficiosa e vieram a se eleger. O que aconteceu ? resposta rápida : “o sistema” elegeu e elege quem quer. E quem manda no sistema ? 

O SISTEMA - É onipresente, ele é uma ordem que virou natural no meio político e que impõe sua regra é beneficia sem segue a risca o modus operandi (a mentira de agir) já testada e comprovada. O sistema narrado aqui não é uma firma de governo. O sistema que está os falando e está a nossa frente é simplesmente uma forma humana baseada nos costumes pra dar acesso ao poder e fazer a manutenção desses que chegam por anos e anos e ainda permite criar dinastias familiares em todo o país. 

CIDADÃO DE BEM- ninguém da aqui colocando que todo mundo que entra na política, chega sem méritos. Não é isso, que fique bem claro. O que narramos na coluna NA LUPA de hoje é que existe uma trava que não permite mais ao cidadão de bem entrar na política, pois para isso ele precisa abrir mão de princípios. Dessa maneira muitos disputam as eleições com a maior boa vontade tarde e a melhor das intenções e não logram êxitos. Um exemplo em Garanhuns e o do engenheiro Paulo Camelo, que por não aceitar fazer parte do sistema até hoje não obteve vitória eleitoral. Paulo Camelo vem fazendo de sua vida uma tentativa ideológica de mostrar que há opção fora do sistema posto. Porém, por mais incrível que possa parecer, o povo não está nem aí pra isso. O povo dar sempre mostras de que prefere o sistema, em que são comandados pelas gestões e representadas pela parlamentares de vereador a senador que vivem na roda gigante de um costume. 
SEM POLÍTICA- E por isso que a gente não ver na política tanta gente boa é importante que poderiam contribuir com a sociedade. Essas pessoas estão a margem da política e quando são chamadas a disputar uma eleição correm ligeiro da mesma maneira que “o diabo foge da cruz”. Tenham certeza de que ninguém conseguirá vencer o sistema nesse país. Como já falamos centenas de vezes, o Brasil não é para amadores. É isso aí.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

ITERPE, INCRA E COMPESA FAZEM REUNIÃO CONJUNTA

Iterpe participa de reunião conjunta com o Incra e Compesa
O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe, participou de uma reunião na manhã desta segunda-feira (12), em conjunto com o Incra e à Compesa, onde foi criado um grupo de trabalho para dar retomada aos estudos técnicos da barragem do Engenho Pereira.
Este grupo de trabalho, vai ficar responsável por realizar levantamento sócio-ocupacional e regularização fundiária do engenho floresta, no qual, já residem cerca de 90 famílias de agricultores e agricultoras.
Estiveram presentes na reunião, o presidente do Iterpe Henrique Queiroz; Cleodon Ricardo, Gerente do Crédito Fundiário; Ivison Silva, Gerente de Ações Fundiárias; o presidente da Compesa, Romildo Porto e o Superintendente do Incra, Givaldo Cavalcante.

GOVERNADORA PRESTIGIA POSSE DOS NOVOS CONSELHEIROS

Governadora Raquel Lyra prestigia posse de novos conselheiros do TCE
A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, prestigiaram a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Eduardo Porto e Rodrigo Novaes, na manhã desta segunda-feira (12), na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).
"O Tribunal de Contas do Estado recebe, festivamente, dois novos jovens conselheiros que têm a agregar muita experiência ao órgão. O TCE tem uma capacidade técnica forte e a sensibilidade de não ser um órgão apenas punitivo, mas que busca a mediação para permitir que os serviços públicos sejam mais eficientes. Deixo minha saudação aos ex-conselheiros Carlos Porto e Teresa Dueire, até hoje a única mulher a ocupar um lugar como conselheira", afirmou a governadora Raquel Lyra.

O advogado Eduardo Lyra Porto de Barros e o ex-deputado estadual Rodrigo Cavalcanti Novaes assumem os cargos de conselheiros da instituição em substituição a Porto e Dueire, recentemente aposentados.

"Chego ao Tribunal no sentido de somar. Realço o reconhecido caráter pedagógico e orientador da Corte de Contas, pois reconheço a importância de um órgão técnico atuar como parceiro do gestor", disse Eduardo Porto. "O Tribunal está avançando muito, cumprindo um papel fundamental. Desejo que o TCE possa contribuir para que a qualidade da gestão pública em nosso estado seja referência", apontou Rodrigo Novaes.

Acompanharam a chefe do Executivo estadual na solenidade os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Carla Patrícia (Defesa Social) e Evandro Avelar (Mobilidade e Infraestrutura). O presidente da Alepe, Álvaro Porto, deputados federais e estaduais, além de prefeitos e autoridades jurídicas pernambucanas também estiveram presentes na cerimônia.

Fotos: Miva Filho/Secom.