domingo, 18 de junho de 2023

GOVERNADORA VISITA ARCOVERDE NO MAIOR SÁO JOÃO DO PLANETA

Governadora Raquel Lyra visita o São João de Arcoverde e destaca a importância da valorização da cultura pernambucana
O São João de Arcoverde contou com a presença da Governadora Raquel Lyra na noite deste sábado (17). A chefe do Executivo estadual visitou a cidade do Sertão do Moxotó, se reuniu com aliados, fez questão de visitar vários polos da festa, cumprimentou a população e destacou a importância do fortalecimento da cultura pernambucana nesta época do ano, movimento que também alavanca a economia local. 
“Nossa cultura popular é muito rica. Fico feliz em poder visitar mais uma vez o São João de Arcoverde, construindo parcerias com a prefeitura, através do prefeito Wellington Maciel, e com a Assembleia Legislativa, junto ao deputado Kaio Maniçoba. Vamos garantir cultura popular o ano inteiro”, declarou Raquel Lyra. 
Durante sua passagem por Arcoverde a gestora ainda destacou a atenção que o Governo de Pernambuco tem dedicado para garantir os investimentos necessários para a valorização de eventos culturais após o São João.
“Nosso papel é trabalhar para que esses investimentos possam garantir emprego e renda para a nossa população. Em cada região a gente tem apoiado a cultura popular. Terminando o ciclo junino nós vamos entrar no Festival de Inverno de Pernambuco, abrindo com Garanhuns, mas incentivando também Taquaritinga do Norte, Serra Negra, Triunfo, tudo para manter viva a nossa cultura e a manutenção dos artistas”, disse a governadora.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, também prestigiou o evento. “O Governo do Estado apoia com grade de atração quase 100 municípios. Essa é uma festa que se espalha por todas as regiões. A expectativa é que o povo possa aproveitar desse festejo que demonstra nossa cultura”, pontuou. 
O tema deste ano do São João de Arcoverde é a Carraspana, bebida composta de cachaça com ervas ou frutas, tradicional da cidade. Na noite de ontem, Raquel Lyra foi recebida pelo prefeito Wellington Maciel, que apresentou à governadora toda a estrutura do evento. A expectativa é de que R$ 50 milhões sejam movimentados durante todo o período na cidade. Mais de 1 milhão de  pessoas são esperadas no município durante os dias de festa. 
“Esse é um evento que consideramos o melhor do Estado porque valorizamos os nossos artistas. Ficamos muito felizes em receber a governadora para conhecer o nosso São João”, disse Maciel. 
Também acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Militar, Hercílio Mamede; o deputado federal Túlio Gadelha, entre outras lideranças políticas.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

sábado, 17 de junho de 2023

A CORRIDA DA FOGUEIRA VOLTA PRA FICAR

A corrida da fogueira é um evento tradicional em algumas festas populares no Brasil, como o São João porém resgatado no governo atual. Ela une Garanhuns a São João e São João a Garanhuns. Embora seja comum ver pessoas correndo nessa festividade, incluindo os moradores locais, não há uma tradição específica de prefeitos participando da corrida da fogueira.
Aqui em nossa região está sendo resgatada agora graças a um trabalho conjunto do prefeito Sivaldo e o prefeito Wilson .
Nosso correspondente Marinho fez alguns vídeos desse grande evento.
Prefeito Wilson deu uma palavrinha ao nosso blog







DÉBORA PRESTIGIA EVENTO EM SÃO LOURENÇO


Em São Lourenço da Mata, deputada Débora Almeida prestigia entrega de títulos de propriedade 
A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) participou nesta sexta-feira (16/6) em São Lourenço da Mata, da entrega de títulos de propriedade, presenciando a realização dos sonhos de centenas de famílias. 

O ato foi promovido pelo Governo de Pernambuco e ao todo realizou a entrega de 752 títulos de propriedade aos moradores daquele município da mata norte do estado. Segundo informações do Governo,  a regularização fundiária é um dos pilares do programa MORAR BEM PE, que busca garantir a posse legal de moradias ocupadas, principalmente pela população de baixa renda. Com essa nova entrega, o MORAR BEM PE chega a mais de duas mil e 500 escrituras disponibilizadas no período de apenas seis meses, motivo de comemoração para essas centenas de famílias, que agora passarão a ter a posse legal de suas propriedades.
Nas suas mídias sociais, a deputada tucana expressou sua satisfação: “Através do compromisso do Governo de Pernambuco, representado pela nossa governadora Raquel Lyra, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a entrega destas 752 escrituras de regularização imobiliária significam um passo significativo para garantir segurança jurídica e dignidade a tantas pessoas que ansiavam por esse momento”.
No evento, Débora Almeida esteve ao lado de amigos e lideranças locais como Célio Oliveira e o ex-prefeito Nado Coutinho.

Fotos: Matheus 

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Na Lupa 🔍 Sábado 17/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY 
Na Lupa 🔎 


Por Edney Souto.


VAI EMBORA O REI DO REISADO SR. GONZAGA DE GARANHUNS VAI PARA O CÉU 

O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas. Em nossa cidade coube ao mestre de reisado Luiz Gonzaga de Lima que está entre os vencedores do XIII Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco (RPV-PE), promovido pela Secretaria Estadual de Cultura, juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e recebeu uma bolsa vitalícia e teve prioridade na análise de projetos apresentados ao Sistema de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco. Foi um reconhecimento em vida a este grande talento de nossa terra. Houve reconhecimento importante do seu trabalho. 
HISTÓRIA- Seu Gonzaga, como era reconhecido, promoveu a cultura do Reisado há mais de 60 anos, quando aos 13 teve o primeiro contato com o folguedo, na zona rural de Garanhuns. Além de participar do movimento popular, ele também é escritor e cordelista. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. Atualmente, Gonzaga possui mais de 350 títulos autorais, que já ultrapassaram fronteiras e estão expostos em outros países, como nos Estados Unidos (América), França (Europa) e Japão (Ásia) e faz parte da organização de cinco grupos de reisado, dois deles formados por idosos, um por adolescentes e outro infantil, que já se apresentaram em eventos como o Festival de Inverno e A Magia do Natal.
FOLCLORE- A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis. Luís da Camara Cascudo, em seu Dicionário do folclore brasileiro, diz que Reisado é a denominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e Dia de Reis.
O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus. Em Portugal é conhecido como Reisada ou Reseiro.
No Brasil é uma espécie de revista popular, recheada de histórias folclóricas, mas sua essência continua a mesma, com uma mistura de temas sacros e profanos.
No Sítio Sussuarana, zona rural de Garanhuns, nasceu Luiz Gonzaga. Nome de mestre, ele tem, além de ser conterrâneo de outro grande da música, Dominguinhos. Porém, desde 1955, Gonzaga de Garanhuns, como é conhecido, escolheu o reisado, folguedo popular tradicional do Agreste pernambucano, e a literatura de cordel para se expressar artisticamente. Quem é nascido ou vive na cidade, possivelmente já viu alguma das suas apresentações. 
Em 2018 para comemorar mais de meio século dedicado à cultura popular, mês o coletivo garanhuense Tear finalizou o documentário Gonzaga de Garanhuns: o rei e o reisado, que narra a vida e obra desse ícone da região. É um importante e agora passou a ser histórico documento sobre a vida e obra de Seu Gonzaga. 

A CULTURA E. TRADIÇÃO- O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.
A denominação de Reisado persiste ainda em Alagoas, Sergipe e Bahia. Em diversas outras regiões o folguedo é chamado de Bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boi-Bumbá ou simplesmente, Boi. Em São Paulo é conhecido como Folia de Reis, onde a  festa é composta de apresentações de grupos de músicos e cantores, todos com roupas coloridas, entoando versos sobre o nascimento de Jesus Cristo,
liderados por um mestre.
Fazem parte do espetáculo os “entremeios” (corruptela de entremezes), pequenas encenações dramáticas que são intercaladas com a execução de peças, embaixadas e batalhas. 
A BRINCADEIRA- Os personagens são tipos humanos ou animais e seres fantásticos humanizados, cheios de energia e determinação.
O folguedo do ciclo natalino é comemorado em várias regiões brasileiras, principalmente no Norte e Nordeste, onde ganhou cores, formas e sons regionais. Em Alagoas, constitui-se numa representação dramática, normalmente curta e pobre de enredo, acompanhada e precedida de canto.  
NOSSOS SENTIMENTOS- Que o Criador conforte a família e aos amigos nessa hora de mudança para outro plano: Lembramos que nós possamos homenagear e celebrar sempre a obra o Rei Seu Gonzaga e também a sua literatura de cordel que marcou a nossa cultura. Vai com Deus Seu Gonzaga , hoje é festa no Céu.

COMEÇOU O MELHOR SÃO JOÃO DO PLANETA, SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

Começou as 20h, á dada a largada para o Melhor São João do Nordeste, em Arcoverde, que este ano tem como tema “Na melhor festa de São João, a carraspana é patrimônio cultural do Sertão”, em homenagem a bebida fabricada por mais de 60 pequenos produtores locais. Na abertura da festa, sobem ao palco Multicultural, na Praça da Bandeira, o samba de Coco Trupé de Arcoverde, o cantor João Gomes e encerra a noite com Nanara Belo. Antes, a quadrilha junina Portal do Sertão dá as boas-vindas aos turistas e visitantes.

RAQUEL ENTREGA 752 ESCRITURAS E FAZ SÃO LOURENÇO DA MATA SER MAIS FELIZ


Governadora Raquel Lyra entrega 752 escrituras de habitação popular em São Lourenço da Mata
Em seis meses, o Programa Morar Bem PE já soma mais de 2.500 escrituras entregues à população do Estado
Há mais de 40 anos morando no Parque Residencial Capibaribe I, no município de São Lourenço da Mata, a aposentada Norma de Souza recebeu, das mãos da governadora Raquel Lyra, a sonhada escritura de regularização imobiliária. Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (16), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), entregou o total de 752 títulos de propriedade aos moradores da localidade.
Com essa nova entrega, o Programa Morar Bem PE chega a mais de 2.500 escrituras disponibilizadas no período de apenas seis meses, motivo de comemoração para essas centenas de famílias, que agora passarão a ter a posse legal de suas propriedades. “Foi no residencial que eu me casei, criei meus filhos e me aposentei. Receber essa escritura é uma benção. Eu nunca tive condições de dar entrada nas documentações. E hoje eu tenho certeza que ninguém tira a casa que agora é minha”, comentou dona Norma, primeira moradora a receber a documentação.
“Estamos realizando a regularização fundiária e a entrega do título de propriedade para cada cidadão e cidadã que mora em uma terra do Governo do Estado, que tem habitação há muitos anos, mas nunca teve seu papel. Agora, com a escritura na mão, a casa fica mais valorizada, a pessoa tem o direito de buscar empréstimos, de abrir negócios, e pode ter a certeza de que seus filhos e sua família estão protegidos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O Parque Residencial Capibaribe I teve suas primeiras ocupações registradas no início dos anos 1970 e a área foi adquirida pela Companhia de Habitação do Estado de Pernambuco (Cohab) em 1977, empresa  posteriormente incorporada pela Perpart.

“Nos últimos quatro anos, Pernambuco fez apenas 1.329 regularizações fundiárias. Antes de seis meses de governo, a gente tem mais de 2 mil propriedades regularizadas e entregues à população. Destas, mais de 70% foram entregues a mulheres pernambucanas. Isso significa garantia e tranquilidade da propriedade da casa própria”, comentou a titular da Seduh, Simone Nunes.

Localizado no bairro Parque Capibaribe, o residencial possui 2.429 lotes e uma área de 1.723.700 m². O processo de cadastramento social e coleta de documentos foi realizado pela Perpart entre setembro de 2002 e janeiro de 2023, resultando em 752 cadastros aptos para titulação.

O projeto do loteamento foi aprovado em 1992 e registrado em 2002. No entanto, a titulação dos ocupantes não foi realizada na época. Agora, por meio do Programa Morar Bem PE, com base na Lei Federal nº 13.465/2017, a Perpart passou a regularizar a posse dos ocupantes, proporcionando a emissão dos títulos de propriedade. “A prefeitura se juntou ao Governo do Estado para fazer essa entrega e garantir moradia digna aos moradores de São Lourenço. Minha gratidão à governadora Raquel Lyra”, disse o prefeito Vinicius Labanca. Além de São Lourenço da Mata, já foram contempladas com títulos de propriedade em 2023 famílias que vivem no Engenho Botafogo, em Itapissuma; na Roda de Fogo, no Recife; e no Habitacional Cedro, em Caruaru.

A regularização fundiária é um dos pilares do Programa Morar Bem PE, que busca garantir a posse legal de moradias ocupadas, principalmente pela população de baixa renda. Em um trabalho liderado pela Seduh, o Governo do Estado, através da Perpart e também da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), vem identificando imóveis e convênios antigos para dar segurança jurídica aos seus proprietários.

Acompanharam a cerimônia os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), Regina Célia (Mulher) e Aloísio Ferraz (Desenvolvimento Agrário). O deputado federal Túlio Gadêlha, os estaduais Eriberto Filho, Débora Almeida e Socorro Pimentel, além de lideranças políticas da região também estiveram presentes no evento.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

PARANATAMA TEM TALENTO PARA DESPONTAR NO CENÁRIO NACIONAL


É empolgante quando novos talentos surgem em diferentes gêneros musicais, incluindo o forró e a música regional. A sanfona é um instrumento icônico nesses estilos, e a adição de um novo talento como Vitor Cícero e Genaro com esse instrumento certamente trará uma nova energia para a cena musical.

Os talentos emergentes apadrinhados pelo grande ex prefeito Zé TEIXEIRA que tem uma legião de admiradores podem trazer uma abordagem fresca e inovadora à música regional e ao forró, ao mesmo tempo em que honram as raízes e tradições desse estilo musical. Eles têm a oportunidade de explorar novas combinações de sons, técnicas de execução e estilos de composição, o que pode resultar em um som único e cativante.

Além disso, um novo talento na sanfona também pode inspirar outros jovens a se envolverem com esse instrumento e a explorarem a riqueza musical do forró e da música regional. É importante que os talentos emergentes recebam apoio e oportunidades para se desenvolverem e compartilharem sua música com o público.

Portanto, é emocionante saber que há um novo talento na sanfona no forró e na música regional que é o caso dos meninos de PARANATAMA. Espero que eles tenham sucesso em sua carreira e continuem a enriquecer a cena musical com sua arte e paixão pela música. Esse aí assino embaixo tem futuro e será grande no circuito musical! A frente garotos,!

Vídeos abaixo







ASSESSOR ESPECIAL DE SIQUEIRINHA TENTA MONTAR CAMAROTE IRREGULAR NO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE

Assessor Especial de Siqueirinha tenta montar camarote irregular no São João de Arcoverde
Um fato vem repercutindo em Arcoverde nas últimas horas. O empresário Marcelo de Oliveira Medeiro tentou na noite de ontem (16), montar um camarote irregular as margens do local onde está montado o palco do Polo Multicultural, utilizando a estrutura de um quiosque, que é concessão pública do município, que foi sublocado por ele, sem qualquer autorização da Prefeitura de Arcoverde e ferindo a legislação municipal vigente. 

Por volta das 22h, a montagem foi paralisada pela Prefeitura, com a intervenção dos Secretários Aildo Bezerra (Desenvolvimento Urbano) e Aldenio Ferro (Controle Interno), com apoio da Polícia Militar. Durante a abordagem, Marcelo desacatou os Secretários e só cooperou após a chegada da guarnição da PM. Já na manhã desta sexta (16), nas primeiras horas, fiscais da Prefeitura desmontaram e recolheram a estrutura ilegal. 

Chama atenção o fato de que Marcelo, é assessor do Presidente da Câmara de Vereadores de Arcoverde, Siqueirinha (PODE), que é o mais ferrenho opositor a realização do São João. Siqueirinha, que nomeou Marcelo, no último dia 30/12/2022, no cargo de Assessor Especial de Articulação Política da Presidência, com um salário bruto de R$ 3.300,00, passível de gratificações, que podem aumentar o valor da remuneração final, e é uma pessoa da convívio pessoal do chefe do legislativo.

Siqueirinha, que também criticou a existência de camarotes no São João de Arcoverde, agora vê um dos seus assessores mais próximos, envolvido na montagem de um camarote completamente irregular, num episódio constrangedor.