quinta-feira, 29 de junho de 2023

REFINARIA ABREU E LIMA EM PERNAMBUCO TERÁ SEGUNDA LINHA DE PRODUÇÃO RETOMADA

A Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, terá a segunda linha de produção em operação em 2027, ampliando a produção principalmente de diesel no país
A Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, terá a segunda linha de produção em operação em 2027, ampliando a produção principalmente de diesel no 

Obras interrompidas em 2015, após a Lava-Jato, vão ajudar a aumentar a capacidade de produção principalmente de diesel no país
   
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou dar continuidade à implementação do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, em reunião realizada na quinta-feira. As obras da segunda linha de refino foram interrompidas em 2015, na sequência à revelação de irregularidades envolvendo a companhia no âmbito da Operação Lava-Jato.

Agora, porém, o Conselho avalia que o projeto tem “atratividade econômica confirmada”, considerando o Plano Estratégico da companhia para o período de 2023 a 2027, que já inclui nas previsões de investimento o aporte necessário à retomada da implementação do Trem 2 da Rnest.

Em abril, a companhia já havia anunciado a expansão de Abreu e Lima, com obras que devem seguir até o fim de 2024, ampliando a capacidade de processamento dos atuais 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia.

Produção de combustíveis
A previsão é que essa nova linha da Rnest entre em operação em 2027, aumentando ainda mais a capacidade de refino de petróleo no país, com aumento da produção de derivados, sobretudo de diesel S10, para atender à demanda de mercado. O Trem 2 da refinaria pernambucana terá capacidade para produzir 13 milhões de litros desse diesel por dia.

“A expansão da capacidade da RNEST é fundamental para aumentar a produção e a disponibilidade de derivados, em especial, óleo diesel S10. Localizada estrategicamente em Pernambuco, a refinaria está conectada ao sistema logístico nacional e contribuindo para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro”, destaca William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, em comunicado.

Ao retomar o projeto do Trem 2, em Pernambuco, a Petrobras afirma voltar suas atenções para ativos rentáveis, mas também destaca o foco em descarbonização das áreas de exploração e produção, num momento em que a companhia se esforça para avançar em transição energética.

Venda cancelada
A Rnest estava entre os ativos da Petrobras à venda até a última gestão da companhia, mas não teve interessados. No ano passado, a estatal optou por retomar a construção do Trem 2 como estratégia para tornar o ativo mais atraente a investidores. No novo governo, diante da meta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de expandir a produção nacional de combustíveis, o processo de venda foi interrompido.

Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, afirma em comunicado, que “a retomada das obras na RNEST revela o compromisso da companhia em modernizar suas operações, levando em consideração a viabilidade econômica e atendimento às necessidades do mercado e da sociedade”.

O processo de contratação de empresas e fornecedores para a realização das obras serão analisadas e divulgadas ao mercado posteriormente.


EVENTO DO RECIFE COM MICHELLE BOLSONARO TEM DATA MODIFICADA

A assessoria do Deputado Federal Coronel Meira entrou em contato com nosso blog e informou que o evento com a presença da ex-primeira-dama do Brasil e presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, em Recife a princípio marcado para o dia 29 de Julho, num grande evento no Centro de Convenções, foi modificado para 26 de Agosto em local a ser confirmado no Recife, ao mesmo tempo que confirmam a nova data confirmam o convite a todas para participar do 1° Encontro de Mulheres Conservadoras de Pernambuco.

O objetivo do evento é incentivar a filiação de mulheres e jovens ao partido, diz Izabel Urquiza presidente do PL mulher em Pernambuco.
O evento será voltado para a ala feminina, com duas mil mulheres pré inscritas e pré cadastradas e não vai contar com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

A ex-primeira-dama assumiu a presidência do PL Mulher no dia 21 de março deste ano.

A meta do partido é que Michele Bolsonaro realize um “tour político” pelo Brasil, para construir e costurar alianças para as próximas eleições municipais.

O nome da ex-primeira-dama tem sido cotado para buscar uma vaga ao Senado pelo Distrito Federal, além de ser ventilado também à Presidência da República em 2026, caso Bolsonaro se torne inelegível.

O objetivo do evento é incentivar a filiação de mulheres e jovens ao partido.

O Encontro Estadual com a presença de Michelle Bolsonaro será realizado numa grande estrutura montada num local a ser confirmado e divulgado pela imprensa.
A entrada é gratuita, mas as pessoas interessadas em participar do evento têm que fazer o credenciamento antecipado.

DEPUTADO CLODOALDO MAGALHÃES UMA BANDEIRA DE RESPEITO E APOIO A CAUSA LGBTQIA+

Respeito e apoio LGBTQIA+

O Deputado Federal Clodoaldo Magalhães, neste Dia do Orgulho LGBTQIA+, é importante relembrar a contínua luta pela valorização da diversidade, defesa dos direitos civis conquistados e implementação de políticas afirmativas para combater a discriminação. Nesse sentido, gostaria de destacar meu compromisso e histórico de trabalho em prol dessa comunidade.

Enquanto deputado estadual, tive a honra de ser autor de três importantes leis:

Uma lei que proíbe práticas discriminatórias que dificultem ou impeçam doações de sangue baseadas na orientação sexual (Lei 17.221/2021).

Outra lei que estabelece diretrizes para a implementação da Política Estadual de Saúde Integral e Promoção da Cidadania LGBTQIA+ (Lei 17.527/2021).

Além disso, fui responsável por aprovar uma lei que assegura o uso do nome social de transexuais e travestis em instituições de saúde, visando proporcionar maior dignidade a essas pessoas (Lei 17.527/2021).

Na Câmara Federal, também sou autor do Projeto de Lei (PL):

O PL que busca garantir a tarifa social nas contas de energia elétrica dos abrigos LGBTQIAP+, visando promover maior acesso a esse benefício para essa população.
Estou comprometido em continuar trabalhando em prol dos direitos e bem-estar da comunidade LGBTQIA+, buscando sempre promover a inclusão, igualdade e respeito para todos. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todas as pessoas.

Clodoaldo Magalhães 
Deputado Federal

POLÍCIA DE ESTADO NORDESTINO COMEÇA A TESTAR VEÍCULO ELÉTRICO

A utilização de um modelo de carro elétrico da polícia entrou em fase de teste nesta terça-feira (27). A medida abrangeu a decisão do Governo do Ceará. Disponibilizado por meio de parceria com a empresa BYD, o veículo tem autonomia para 400 quilômetros e possui dois modelos de recarga.

Tanto o rápido de duas horas quanto o prolongado de até oito horas irão atuar em um período de 90 dias, em Fortaleza, após ser cedido à Casa Militar. Segundo o assessor-executivo da Casa Militar, Francisco Erlanio, o equipamento passará por adaptações sinalizadas pelos policiais para melhor aproveitamento do veículo.

Segundo Leonardo Dallolio, representante da BYD no estado, a manutenção do equipamento envolve o baixo custo de manutenção.

“Estamos começando essa iniciativa pelo Ceará também pelo alinhamento junto às políticas públicas do estado benéficas ao meio-ambiente. A ideia é levar para outros estados, mas o Ceará é pioneiro nesse sentido. O veículo chega sem custos, já preparado para uso e possui um baixo custo de manutenção. Também queremos trazer outros modelos para teste”, detalhou.

Vale lembrar que no mês de fevereiro do ano passado, a empresa também entregou um carro elétrico à Polícia Militar da cidade de Piracicaba, situada no interior de São Paulo.
 


 

 








BOLSONARO ATACA E DESEJA JUSTIÇA DO TSE

Após ataques, Bolsonaro deseja “justiça” do TSE -Antes da sessão do Tribunal Superior Eleitoral que pode decidir seu futuro político, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, esperar um “julgamento justo” da Corte, que pode torná-lo inelegível por oito anos. Ele também negou que, em 18 de julho do ano passado, tenha reunido embaixadores no Palácio do Planalto para atacar o sistema eleitoral, as urnas, o TSE e a democracia — razão da ação julgada pelo tribunal. Segundo ele, o objetivo do evento com os representantes diplomáticos era para o “aperfeiçoamento” de todo o processo. “É justo cassar os direitos políticos de alguém que reuniu embaixadores? Não é justo falar em atacar a democracia. Aperfeiçoamento, buscar colocar camadas de proteção, é bom para a democracia. Não podemos aceitar passivamente no Brasil que possíveis críticas ou sugestões de aperfeiçoamento do sistema eleitoral seja tido como ataque à democracia”, disse, após o encontro com deputados federais e estaduais do PL. Da reunião na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para fechar a estratégia do partido nas eleições municipais de 2024, também participou o presidente do partido, Valdemar Costa Neto.

Na Lupa 🔍 Quinta 29/06/23, Blog do Edney

BLOG DO EDNEY
NA LUPA 🔎 


Por Edney Souto.


APÓS O PERÍODO JUNINO A POLÍTICA DE CARUARU VAI PEGAR FOGO

Rodrigo Pinheiro(PSDB), atual prefeito de Caruaru, está se destacando por sua gestão eficiente e comprometida com o desenvolvimento da cidade. Sua liderança e trabalho árduo têm sido reconhecidos pela população, o que indica uma forte possibilidade de sua reeleição. Além de sua aprovação está no patamar que os cientistas políticos aferem alta possibilidade de continuar sentando na cadeira central do Palácio Jaime Nejaim que construído na década de 60 e inaugurada em 29/09/1966, pelo prefeito Drayton Nejaim e Localiza-se na antiga Praça Juvêncio Mariz, atual Teotônio Vilela.

TUCANO- Sobre Rodrigo Pinheiro que foi vice-prefeito de Raquel Lyra, atual governadora, podemos colocar aqui NA LUPA, caro leitor, que os seus projetos e políticas públicas têm ajudado a promover avanços significativos em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Com base nesses fatores, é provável que Rodrigo Pinheiro seja reeleito prefeito de Caruaru nas próximas eleições em Pernambuco. Porém, se faz necessário observarmos quem são os seus adversários diretos. A lógica aponta para o pedetista José Queiroz, campeão de mandatos no executivo de Caruaru e que não esconde o desejo de voltar a sentar na  cadeira central do referido palácio. 

ADVERSÁRIOS - José Queiroz, ex-prefeito de Caruaru, tem demonstrado seu interesse em concorrer novamente ao cargo. Com sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo de sua gestão anterior, ele busca oferecer novas propostas e soluções para os desafios enfrentados pela cidade atualmente. Sua trajetória como líder político e seu envolvimento com a comunidade lhe conferem uma base sólida de apoio. No entanto, a decisão de José Queiroz de se candidatar novamente dependerá do respaldo popular e do resultado das articulações que o mesmo vem fazendo ao ouvir diversos partidos políticos e suas representações locais. 
NOMES NO MEIO - José Queiroz, ex-deputado estadual que não se reelegeu em 2022, possui garra e determinação e pelo visto não vai sair fácil do páreo. Em tempo ele é padrinho do atual prefeito Rodrigo Pinheiro, mas estarão ao que tudo indica em lados opostos nas eleições do próximo ano.  Outros nomes também pleiteiam a disputa e pelo visto o candidato do PL 22, deputado federal Fernando Rodolfo deverá estrear na campanha majoritária., ele vem trabalhando para unir alguns nomes como Armandinho e Erick Lessa, ex-deputado estadual. 
FERNANDO RODOLFO- O deputado federal Fernando Rodolfo despertou recentemente o interesse em se candidatar a prefeito de Caruaru, demonstrando sua disposição em contribuir para o desenvolvimento da cidade. Sua carreira política e experiência no legislativo federal podem trazer novas perspectivas e ideias para enfrentar os desafios locais. No entanto, é importante destacar que a decisão final de concorrer dependerá de diversos fatores, como apoio político e avaliação da viabilidade eleitoral. Os eleitores de Caruaru aguardam com expectativa o desenrolar desse possível cenário e a apresentação de propostas concretas por parte do deputado Fernando Rodolfo, pois a eleição em Caruaru deverá ter dois turnos e sem falar no guia eleitoral de televisão, onde o deputado federal, tem como profissão o jornalismo, e ainda é apresentador de televisão, o que pode ser um peso grande na disputa.  
RODRIGO E O PSB- Chamou a atenção disposição do prefeito Rodrigo Pinheiro(PSDB) de ter como aliado o ex-vereador Marcelo Gomes, filho dos ex-deputados Jorge Gomes e Laura Gomes, socialistas históricos. Até agora não está muito claro que jogada está sendo feita no tabuleiro da política de Caruaru. Vamos aguardar as cenas dos próximos episódios para entender que pedra está sendo mexida e as consequências desse movimento na cabeça da governadora Raquel Lyra. 
LESSA - Outro que foi deputado estadual que também deve entrar na disputa que não foi reeleito é Erick Lessa. Ele disputou a prefeitura em 2016 e 2020. O primeiro pleito deixou uma impressão bem melhor que o segundo, já que o número de votos de Lessa caiu consideravelmente de uma eleição para outra. Se não obtiver êxito na disputa pela Alepe a situação complica um pouco para 2024, já que político sem mandato tudo fica mais difícil.
TONY GEL - Ainda não se sabe como ficará a situação de Tony Gel. Teoricamente ele vai e deve ter o nome lembrado para novamente entrar na disputa em 2024. No entanto, devido a derrota em 2016 e com os grupos políticos se renovando ele deve optar por Tonynho, mas não seria surpresa nenhuma se tentasse chegar pela terceira vez a prefeitura de Caruaru. A conferir. É isso aí.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

BNB IRÁ APLICAR R$ 20 BILHÕES NO PLANO SAFRA 23/24

Banco do Nordeste irá aplicar R$ 20 bilhões no Plano Safra 2023/2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira, 28, em Brasília, o Plano Safra 2023/2024, voltado à agricultura familiar, com a destinação de R$ 8,5 bilhões para as operações do Banco do Nordeste (BNB). Além desses recursos, outros R$ 11,5 bilhões foram anunciados na terça-feira, 27, para agricultura empresarial atendida pelo Banco. Juntos, os recursos da ordem de R$ 20 bilhões representam aumento de 33% sobre os valores disponibilizados pelo Plano Safra 2022/2023 para o BNB.

Durante o evento, o presidente Lula reforçou a necessidade de atender produtores de todas as regiões. “Esse Plano Safra aqui, nós queremos que ele se espalhe e que seja buscado em todos os estados para que não haja diferença”, afirmou.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, que participou do lançamento do programa, considera que o Banco é uma das principais ferramentas para levar recursos aos produtores rurais e, assim, reduzir as desigualdades entre os estados. “O BNB contribui com o Governo Federal de uma forma muito ativa no desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Mostra disso é que, mesmo com apenas 9% da rede bancária instalada na nossa área, nós respondemos por quase metade do crédito rural. Quando se trata de agricultura familiar, nós respondemos por 94% das operações”, afirma. O BNB atende produtores rurais de todos os portes que atuam na região Nordeste e norte dos estados de Espírito Santo e de Minas Gerais.

As aplicações do BNB no Plano Safra vêm aumentando de forma constante nos últimos exercícios. Foram aplicados, até maio, cerca de R$ 13,7 bilhões no Plano Safra 2022-2023, representando um crescimento de 20,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O programa prevê estimular a geração de renda e melhorar a produtividade dos estabelecimentos rurais, promover a produção de alimentos saudáveis, aumentar a renda dos produtores rurais e reduzir a pobreza e o êxodo rural.
Produtora recebe cartão BNB Pronaf
Para facilitar o acesso ao financiamento para aquisição de minitratores, máquinas, equipamentos e implementos, o Banco do Nordeste disponibilizou para o público da agricultura familiar o cartão BNB Pronaf, com limite rotativo válido por até oito anos. O produto facilita a compra de insumos e equipamentos de forma prática e sem burocracia.
 
Durante o evento de lançamento do Plano Safra, nesta quarta-feira, 28, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do BNB, Paulo Câmara, entregaram, de forma simbólica, um cartão BNB Pronaf à produtora familiar Rejane de Jesus Matos, de Jeremoabo (BA). A atividade de bovinocultura de leite que ela desenvolve sustenta dez membros de sua família.

“O BNB faz parte da minha vida. Desde que comecei, eu venho recebendo apoio financeiro e vi o desenvolvimento do meu negócio com apoio do Banco”, conta Rejane, que é cliente do Programa de Microfinança Rural (Agroamigo) desde 2010. Segundo ela, as primeiras operações eram de R$ 1 mil. Com o cartão BNB Pronaf, Rejane terá limite de R$ 200 mil, que pretende usar para comprar uma caminhonete para ampliar o transporte de seus produtos.

Crédito para agricultura familiar cresce 70%
Os R$ 8,5 bilhões anunciados no Plano Safra 2023/2024 para agricultura familiar representam um aumento de 70% sobre o total disponibilizado pelo programa no exercício anterior, no Banco do Nordeste. O presidente Paulo Câmara ressalta a importância dessa produção para o abastecimento do mercado interno. “Além de serem quem mais leva comida para a mesa do brasileiro, essas famílias geram oportunidades de ocupação e renda no campo e realizam as suas atividades com preservação dos recursos ambientais, pois valorizam a terra que lhes dá o sustento”, afirma.
 

BNB no agronegócio
Na agricultura empresarial, os R$ 11,5 bilhões também superam os valores do Plano Safra 2022/2023. O aumento é de 15%. O Banco atua no apoio ao desenvolvimento do Semiárido e Cerrado nordestinos, com destaque para as regiões do Matopiba, Sealba e Vale do São Francisco. Ao considerar a posição de maio de 2023, o Banco do Nordeste mantém um ativo líquido de R$ 38,8 bilhões na produção rural, fortalecendo as atividades relacionadas a agricultura, pecuária e agroindústria.

Além de aplicar recursos, o Banco investe na pesquisa, difusão e utilização de tecnologias no campo, inclusive a conectividade, para aumentar produtividade e eficiência e incentivar a utilização de tecnologia de convivência com a seca e combate à desertificação. Outro ponto de atenção para o BNB é a ampliação das áreas irrigadas, com racionalização do uso dos recursos hídricos.
 

Reflexo na economia
As aplicações do Banco do Nordeste no Plano Safra se refletem em geração de emprego, renda e arrecadação tributária para o Brasil. Conforme estudo do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), os valores investidos no último Plano Safra se refletiram em geração ou manutenção de 989 mil empregos, aumento de R$ 4,2 bilhões na massa salarial, incremento de R$ 1,8 bilhão na arrecadação tributária, de R$ 26,7 bilhões no valor bruto da produção e de R$ 15,7 bilhões no valor adicionado à economia.

BANDA FULÔ DE MANDACARU LEVA CALOTE DA PREFEITURA DE MACEIÓ

Banda Fulô de Mandacaru leva calote no São João de Maceió (AL)
integrantes da Fulô de Mandacaru divulgaram nas redes sociais dois vídeos falando sobre o caso.
integrantes da Fulô de Mandacaru divulgaram nas redes sociais dois vídeos falando sobre o caso.
Da redação do blog — Um novo episódio de desrespeito ao forró mancha a tradição das festas juninas do Nordeste. A prefeitura de Maceió (AL) fez um verdadeiro “papelão” com a banda Fulô de Mandacaru, que tinha sido contratada por R$ 100 mil para fazer um show na noite de terça-feira (27), durante os festejos da cidade. No fim das contas, os pernambucanos ficaram sem tocar, não conseguiram contato com os organizadores nem com a gestão do prefeito João Henrique Caldas (JHC) e ainda levaram um calote, sem ver, até agora, a cor do dinheiro.

Decepcionados, os integrantes da Fulô de Mandacaru divulgaram nas redes sociais dois vídeos, nos quais relatam o que aconteceu. Desde o início, com um aviso “fora de hora” sobre a alteração no “horário do show”, até a saída da cidade, sem nenhum pedido de desculpas.
No primeiro vídeo, Armandinho do Acordeon conta que tudo começou quando a banda já estava em Maceió para a apresentação de terça-feira. Na mesma noite, tocariam Wesley Safadão e Zezé Di Camargo. A banda foi informada que deveria fazer ajuste de som, das 17h às 18h, e se apresentar, de fato, das 20h às 21h. Pouco antes, no entanto, os forrozeiros foram informados, sem nenhuma explicação, que tudo tinha mudado. “Passaram o show para a madrugada. Seria às 4 da manhã”, declarou sanfoneiro e vocalista, no vídeo.

Diante dessa informação, o músico disse que os empresários tentaram fazer contato com a empresa organizadora e com a prefeitura, mas não tiveram resposta. “Era para ser um dia de alegria e virou dia de tristeza. De desrespeito com os fãs e com o forró e com as tradições”, declarou.

Os músicos lamentaram a alteração repentina e disseram que fãs que saíram de outras cidades foram prejudicados. “Mais um episódio contra o forró. Gostaríamos de uma resposta da prefeitura. Também da CPA produções. Aguardamos com toda a equipe, de forma educada. Não desse jeito, dessa forma”, disse. Armandinho disse que não se curvaria a essa situação e pediu desculpas aos fãs da Fulô de Mandacaru. “O São João tem que ter forró. Não vamos nos calar, nem que nossa vida seja ceifada, vamos defender a nossa cultura. Viva o São João e viva o forró”, declarou.




No segundo vídeo, gravado nesta quarta-feira (28), a banda disse que continuava esperando a resposta. “Sem nenhuma satisfação. Era contrato para show de uma hora e vinte minutos. Ninguém cumpriu nada”, disse. Nas imagens, o músico ressaltou que cumpriu a parte do contrato e rasgou o papel assinado com a produção do São João de Maceió. “Contrato só serve para quem tem palavra. Caso contrário, não serve de nada. A luta continua”, afirmou Armandinho.

Ao fazer o desabafo, o músico da Fulô de Mandacaru lembrou de outro episódio recente envolvendo o
 desrespeito a ícones da tradição do forró no São João Nordestino.

Ele falou sobre o caso de Flávio José, paraibano que foi obrigado a reduzir a apresentação em Campina Grande (PB) para dar o palco a Gusttavo Lima. O fato provocou grande reação entre músicos e defensores do ritmo regional.

“Com a Lei Luiz Gonzaga, isso não vai mais acontecer”, afirmou Armandinho do Acordeon, fazendo referência a uma proposta que tramita no Congresso Nacional. A ideia do deputado pernambucano Fernando Rodolfo é assegurar que 80% das verbas públicas de festas juninas sejam destinadas à contratação de artistas, bandas e expressões ligadas ao forró e à cultura regional.

Espera-se que casos como o ocorrido com a Fulô de Mandacaru e Flávio José sejam evitados no futuro, garantindo assim o respeito e a valorização do forró e das tradições culturais do Nordeste. Os artistas continuam firmes na defesa de suas raízes musicais e na luta por uma maior valorização do forró nas festas juninas.

Via Ricardo Antunes