quarta-feira, 7 de maio de 2025

CÂMARA DOS DEPUTADOS TERÁ AUMENTO DE VAGAS DE DEPUTADOS, NENHUM ESTADO PERDERÁ VAGAS

Numa sessão que se estendeu até as últimas horas desta terça-feira (6), a Câmara dos Deputados aprovou por 270 votos a 207 o projeto de lei complementar (PLP) 177/23, que aumenta de 513 para 531 o número de cadeiras na Casa. A proposta, que ainda seguirá para análise no Senado, surge em resposta direta à exigência do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que o Legislativo revisasse, até junho, a distribuição de cadeiras entre os estados, com base nos números do Censo de 2022. A revisão era necessária porque, segundo o IBGE, alguns estados tiveram crescimento populacional acima da média nacional e estão sub-representados, enquanto outros encolheram em habitantes e teriam que perder cadeiras. Pernambuco, por exemplo, seria um dos afetados, com a possibilidade de ver sua bancada federal reduzir de 25 para 24 deputados, caso a distribuição fosse apenas redistributiva.

No entanto, a estratégia adotada pelo relator do projeto e pela maioria da Câmara foi ampliar o número total de deputados, de forma que os estados com perda populacional não fossem punidos com a diminuição de cadeiras. Com isso, nove estados foram contemplados com novas vagas: Pará e Santa Catarina ganharão quatro deputados cada, Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Norte terão dois novos representantes cada, e Paraná, Ceará, Goiás e Minas Gerais receberão uma cadeira adicional cada um. Essa expansão terá um custo adicional para os cofres públicos de R\$ 64,6 milhões por ano, levando em conta salários, verbas de gabinete e benefícios parlamentares.

A tramitação foi célere. No início da tarde, os líderes articularam e conseguiram aprovar a urgência da matéria, o que permitiu que o projeto fosse levado diretamente ao plenário, sem passar pelas comissões temáticas. A votação aconteceu já na noite desta terça e terminou antes das 23h, num placar que refletiu a divisão do plenário e o desconforto de parte da oposição e de parlamentares que criticaram o aumento do gasto público em meio às discussões sobre ajuste fiscal. Ainda assim, a maioria decidiu avançar com o projeto, argumentando que seria a forma mais rápida e pacífica de cumprir a ordem do STF sem gerar desgaste entre estados.

Entre os 25 deputados federais pernambucanos, a maioria votou a favor do projeto. André Ferreira (PL), Augusto Coutinho (Republicanos), Carlos Veras (PT), Clodoaldo Magalhães (PV), Eduardo da Fonte (PP), Eriberto Medeiros (PSB), Felipe Carreras (PSB), Fernando Coelho (União Brasil), Fernando Monteiro (Republicanos), Fernando Rodolfo (PL), Guilherme Uchoa (PSB), Iza Arruda (MDB), Lucas Ramos (PSB), Lula da Fonte (PP), Maria Arraes (Solidariedade), Ossesio Silva (Republicanos), Pedro Campos (PSB), Renildo Calheiros (PCdoB) e Waldemar Oliveira (Avante) deram voto favorável e ajudaram a consolidar a vitória do texto no plenário. Por outro lado, Clarissa Tércio (PP), Coronel Meira (PL), Mendonça Filho (União Brasil) e Túlio Gadêlha (Rede) se posicionaram contra a ampliação das vagas. Dois pernambucanos não registraram voto: Luciano Bivar (União Brasil) e Pastor Eurico (PL) estavam ausentes na hora da votação e não participaram do processo.

A proposta agora será analisada pelos senadores, que podem confirmar ou rejeitar a mudança. Caso o Senado aprove sem alterações, o texto segue para sanção presidencial. Se houver modificações, retorna à Câmara. A aprovação marca uma mudança significativa na composição da Câmara dos Deputados e tem potencial de alterar o equilíbrio político entre as regiões, já que estados da Região Norte e do Centro-Oeste, como Pará, Amazonas e Mato Grosso, foram os principais beneficiados, enquanto estados do Nordeste, como Pernambuco, evitam a perda de representação graças à ampliação do número total de cadeiras, mas sem acréscimos para sua bancada atual.

SOCORRO PIMENTEL PEDE CELERIDADE NA SABATINA DO INDICADO PARA NORONHA

Em um pronunciamento que reverberou pelos corredores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na ultima segunda-feira (5), a deputada estadual Socorro Pimentel (UB) ergueu a voz em defesa da população de Fernando de Noronha e cobrou providências imediatas da Casa. Da tribuna, a parlamentar fez um apelo direto e incisivo ao presidente da Comissão de Justiça, deputado Alberto Feitosa (PL), exigindo que a sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado pelo Governo do Estado para assumir a administração do arquipélago, seja agendada com urgência. A nomeação do advogado foi publicada oficialmente no Diário Oficial no último dia 28 de março e, segundo Socorro Pimentel, os trâmites legais já foram cumpridos. No entanto, ela alertou que os prazos previstos para a realização da sabatina foram ultrapassados, o que, para a deputada, tem aprofundado a crise administrativa enfrentada pela ilha. Com tom firme, Pimentel advertiu que a demora da Alepe em deliberar sobre a indicação está gerando um prejuízo real para os moradores de Noronha, que, segundo ela, clamam por uma gestão estruturada, liderança presente e atuação concreta do Estado.

A deputada pintou um quadro alarmante da situação vivida no arquipélago, denunciando o que classificou como uma desorganização generalizada em virtude da ausência de um gestor nomeado. Problemas na saúde pública, deficiência nos serviços de limpeza urbana e impactos negativos no turismo — setor vital para a economia local — foram apontados como sintomas da falta de comando administrativo. “Fernando de Noronha está à deriva”, disparou, ressaltando a gravidade do vácuo de poder que se instalou na ilha. Socorro Pimentel ainda destacou que Virgílio Oliveira não apenas preenche os requisitos formais para o cargo, como também já demonstrou comprometimento com uma gestão técnica e com foco na aproximação com a comunidade. Ela recordou que o advogado esteve pessoalmente na Alepe, onde dialogou com os parlamentares e apresentou sua disposição para enfrentar os desafios que aguardam em Noronha.

Ao se dirigir à Comissão de Justiça, a deputada sublinhou que a sabatina não é mera formalidade, mas um passo indispensável para restaurar a mínima estabilidade administrativa do arquipélago. Com palavras que ecoaram pelo plenário, Pimentel enfatizou que a urgência da situação exige uma resposta imediata por parte do Legislativo estadual. Para a parlamentar, a Alepe, além do seu papel constitucional de fiscalização, tem uma responsabilidade moral com a população que aguarda soluções. Ela insistiu que o atraso não pode mais ser tolerado, pois cada dia sem um administrador agrava os problemas da ilha e mina a confiança dos moradores nas instituições públicas. Ao longo do discurso, a deputada deixou claro que continuará a pressionar pela inclusão da sabatina na pauta do colegiado, como uma medida emergencial para pôr fim ao impasse e devolver à Fernando de Noronha a governabilidade que lhe foi retirada com a vacância do cargo. O apelo da parlamentar expôs uma crise institucional que já extrapola os limites do arquipélago e agora mobiliza o centro do poder legislativo estadual.

O CLIMA AZEDOU DE VEZ PARA O MINISTRO WOLNEY QUEIROZ

O clima em torno do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, azedou de forma acelerada e promete novos capítulos turbulentos. Desde que o caruaruense foi alçado à Esplanada dos Ministérios pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não há trégua no noticiário que o envolve, sempre marcado por desgaste e polêmicas. Nesta semana, dois episódios em particular expuseram ainda mais a fragilidade política que marca o início de sua gestão. O PDT, partido ao qual Wolney é filiado há anos, oficializou seu afastamento do Governo Lula, criando um vácuo de sustentação política em torno do ministro. Um dos deputados pedetistas, sem esconder o desconforto, deixou vazar que a nomeação de Wolney não representa mais a legenda na composição do Executivo, rompendo o elo que poderia dar lastro a sua permanência. Na prática, a presença do ministro no comando da Previdência Social passa agora a ser sustentada unicamente pela cota pessoal do presidente Lula, que o escolheu num movimento de prestígio individual, mas sem qualquer compromisso formal do PDT em retribuir com apoio nas votações da Câmara dos Deputados.

A situação se tornou ainda mais constrangedora com a manifestação do ex-candidato à presidência e maior liderança nacional do PDT, Ciro Gomes, que não economizou palavras ao classificar a ida de Wolney para a Esplanada como um ato "vergonhoso". A declaração pública de Ciro expôs de maneira direta a cisão interna no partido e jogou mais lenha na fogueira que consome o início do mandato de Queiroz no ministério. Para além do campo político, Wolney passou a enfrentar também a pressão institucional. Ontem, a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado Federal aprovou um convite formal para que o ministro preste esclarecimentos sobre a fraude bilionária que atingiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O escândalo, que provocou enormes prejuízos a aposentados e pensionistas, arrasta a Previdência para o centro de uma crise de confiança e exige respostas do titular da pasta.

Esse convite aprovado no Senado impõe a Wolney uma exposição pública num momento em que seu respaldo político está fragilizado. Sem o amparo do PDT e sob ataque de figuras de peso da legenda, como Ciro Gomes, o ministro terá que se explicar diante dos senadores enquanto enfrenta o risco de ver sua permanência no cargo questionada dentro do próprio Planalto. O enfraquecimento do PDT na base do Governo abre espaço para especulações sobre possíveis mudanças na equipe ministerial, especialmente se a falta de alinhamento se refletir em derrotas no Congresso Nacional. Wolney Queiroz, que até poucos meses era nome forte no interior de Pernambuco, vê-se agora imerso num cenário de isolamento político e sob o peso de uma crise institucional que promete testar sua capacidade de resistência nos bastidores de Brasília.

A MAIOR REMESSA DE CARROS JÁ ENVIADA AO BRASIL, VEM DA CHINA NO SUPER NAVIO DA BYD

Uma operação histórica está em curso, com um navio partindo da China em direção ao Brasil!
No último domingo, o navio BYD Shenzhen partiu do Porto de Taicang, na província de Jiangsu, carregado com mais de 7 mil carros elétricos e híbridos da gigante chinesa BYD, rumo ao Porto de Itajaí, em Santa Catarina.
Este é o maior carregamento único de veículos já exportado pela China, sublinhando o crescente impacto da BYD tanto no Brasil quanto no mercado global.

O BYD Shenzhen, o maior navio transportador de veículos do planeta, possui 219,9 metros de comprimento e 37,7 metros de largura, com a capacidade de transportar até 9.200 veículos de uma vez!
O navio conta com 12 conveses, com espaço suficiente para alinhar até 18 carros lado a lado em uma fila.

Além de seu tamanho imponente, o navio é um exemplo de tecnologia sustentável, operando com um sistema híbrido de propulsão que combina Gás Natural Liquefeito (GNL) e energia elétrica, reduzindo a emissão de gases poluentes.

A BYD continua a expandir seus investimentos no Brasil, acelerando sua estratégia global de eletrificação e trazendo mais um marco para a mobilidade elétrica.

Esta operação é uma evidência clara do avanço da eletrificação, não só no Brasil, mas também no cenário global.

PREFEITO EVILÁSIO DEVOLVE O CARRO DO CONSELHO TUTELAR DE ARARIPINA APÓS LONGO TEMPO DE ABANDONO EM OFICINA

Após mais de um ano fora de circulação, o veículo do Conselho Tutelar de Araripina voltou a operar, em uma entrega oficial realizada pelo prefeito Evilásio Mateus, que marcou a retomada de um recurso essencial para a proteção da infância e adolescência no município. O carro, que permaneceu parado desde abril de 2024 devido a uma série de problemas mecânicos e dificuldades para conclusão dos reparos, foi devolvido ao colegiado dos conselheiros em uma cerimônia simbólica que reuniu representantes da gestão e membros do órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Durante o ato, Evilásio fez questão de ressaltar o empenho da prefeitura em resolver o impasse e, em tom descontraído, classificou o carro como uma "cabeça de burro" que finalmente foi retirada, fazendo alusão às dificuldades enfrentadas para colocar o veículo novamente à disposição da equipe.

A volta do transporte próprio representa mais do que a simples entrega de um automóvel, pois simboliza o fortalecimento das condições de trabalho dos conselheiros tutelares, que lidam diariamente com casos de violação de direitos em todo o território araripinense, incluindo áreas rurais de difícil acesso. Com o retorno do carro, a expectativa entre os conselheiros é de que as diligências sejam realizadas com mais rapidez, especialmente nas situações emergenciais que exigem deslocamentos imediatos até comunidades afastadas ou em regiões onde o transporte público não alcança. O colegiado destacou que, durante o período em que o veículo esteve na oficina, a mobilidade ficou comprometida, o que gerou desafios extras no atendimento às demandas da população infantojuvenil.

A gestão municipal, ao restituir o veículo, sinaliza um passo importante na reestruturação do suporte logístico ao Conselho, considerado peça-chave na rede de proteção social do município. O carro será utilizado em visitas domiciliares, apuração de denúncias e acompanhamento de casos que exigem presença física, garantindo que os conselheiros possam cumprir com eficiência o seu papel de fiscalizar e intervir sempre que os direitos de crianças e adolescentes estejam ameaçados ou violados. A ação reforça ainda a necessidade de um olhar atento do poder público para as condições de funcionamento dos órgãos de garantia de direitos, cuja atuação cotidiana impacta diretamente na qualidade de vida de milhares de famílias. Em Araripina, a expectativa é de que, com o reforço na mobilidade, o Conselho Tutelar consiga ampliar seu alcance e oferecer respostas mais ágeis e eficazes à sociedade.

BYD INOVA E LANÇA CARROS QUE SALTAM E FLUTUAM NA ÁGUA

BYD inova e lança carros que saltam e flutuam na água
Sendo a responsável por popularizar os carros elétricos no Brasil, a montadora BYD decidiu se lançar em novos segmentos de inovação, com veículos que podem saltar, dançar e até flutuar na água.
De acordo com o site Alô Alô Bahia, os modelos ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. No caso do modelo Yangwang U9, a sua suspensão hidráulica permite que o veículo faça saltos em movimento e até circule com apenas três rodas tocando o solo.
Já o modelo Yangwang U8 é um SUV robusto que tem quatro motores elétricos e consegue flutuar sobre a água por até 30 minutos em uma velocidade de 3 km/h, ativando o modo "velejar" que pode ser utilizado em situações de emergência, como uma enchente. O veículo consegue se mover, girar e até fazer curvas enquanto flutua, num isolamento que garante que a água não invada a cabine


A INVESTIGAÇÃO SOBRE O CASO DO MENINO QUE MORREU DE CALOR DENTRO DO CARRO FOI CONCLUÍDA E MADRASTA É INDICIADA POR HOMICÍDIO CULPOSO

O delegado Édipo Flamia Hellt concluiu as investigações sobre a morte do menino Miguel Antunes Versari, de 3 anos de 10 meses, ocorrida no dia 25 de abril no município de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, e indiciou a madrasta da criança por homicídio culposo (sem intenção). Segundo ele, a mulher vai responder em liberdade.

O delegado também informou que a madrasta prestou depoimento e passou por avaliação psiquiátrica que confirmou que ela faz tratamento para transtorno de déficit de atenção (TDAH), faz uso de medicação contínua e passa por psicoterapia, como já havia disso divulgado pela Polícia Civil.

Além dos depoimentos de testemunhas, imagens de câmeras de segurança perto do local foram analisadas. Uma perícia feita no carro também apontou que havia objetos fora do lugar, indicando que o menino se movimentou dentro do veículo antes de morrer. Ele ficou cerca de 10 horas no automóvel. 

O delegado informou que a morte da vítima foi por asfixia e que a madrasta foi negligente, “haja vista que a investigada se omitiu no dever de cuidado", afirmou. A perícia no corpo da criança também não mostrou nenhum ferimento aparente.

De acordo com o delegado, a madrasta de Miguel saiu com o carro por volta das 7h da manhã para levar a mãe do menino — com quem possui uma relação afetiva de aproximadamente quatro anos — ao trabalho. “Ela falou que a criança estava com sintomas gripais e foi medicada, então não estava tão ativa como de costume e ficou dormindo no banco traseiro”, disse Édipo ainda nos dias seguintes à morte do menino.

Como a criança não interagiu no caminho dentro do carro, a mulher acabou esquecendo que ela estava ali, fechou o automóvel, entrou em casa e depois saiu com uma moto para trabalhar na cidade vizinha de Tangará, a cerca de 20 quilômetros de Videira. O carro ficou estacionado em uma rua no bairro Morada do Sol.

Também conforme o delegado, a madrasta chegou a voltar para casa por volta de meio-dia e passou pelo veículo, mas não percebeu que a criança estava dentro do automóvel, e foi fazer atividades domésticas. Édipo disse que ela só se deu conta por volta das 17h30, quando foi ao carro para ir até a creche para buscar a criança. A madrasta pediu atendimento dos bombeiros, mas o menino já estava sem sinais vitais.

PODEMOS ENTRA NA BRIGA DE VEZ PELO COMANDO DA FUSÃO COM O PSDB EM PERNAMBUCO

O cenário político de Pernambuco foi sacudido na tarde da última segunda-feira, quando o Podemos estadual deixou claro que não pretende ceder facilmente a liderança do novo partido que surgirá com a fusão entre a sigla e o PSDB. A manifestação veio através de uma nota assinada por três pesos-pesados da legenda: o presidente estadual e dirigente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, o ex-senador Armando Monteiro e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo. No texto, os líderes afirmam que ainda não há definição sobre qual das duas legendas comandará a nova força partidária no estado e reforçam que o Podemos tem musculatura política suficiente para reivindicar o posto, ao citar a expectativa de eleger três deputados federais e sete estaduais nas eleições de 2026.

A nota oficial destaca que a presidência estadual será definida com base em critérios objetivos e imparciais, rejeitando qualquer acordo prévio ou imposição unilateral. Para o Podemos, a medida mais justa seria levar em conta a competitividade e a robustez das chapas proporcionais que cada sigla apresentará no próximo pleito. O movimento de hoje foi interpretado nos bastidores como uma resposta direta aos rumores que passaram a circular em Pernambuco nas últimas semanas, dando conta de que a direção do novo partido já estaria acertada para ficar nas mãos do PSDB, atualmente sob comando do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto.

Fontes ligadas à cúpula do Podemos revelaram que a nota teve o objetivo de “colocar os pingos nos is”, diante do que chamam de precipitação de setores tucanos. Essas fontes reforçam que até o momento o assunto da presidência estadual não foi tratado entre a deputada federal Renata Abreu, que vai liderar a legenda unificada no plano nacional, e o presidente do PSDB, Marconi Perillo. Ao trazer para o debate a projeção eleitoral já consolidada do partido para 2026, o Podemos sinaliza que pretende fazer dessa força uma moeda de troca decisiva na disputa pela liderança local da nova agremiação.

A expectativa, segundo os dirigentes do Podemos, é que a definição leve em conta o trabalho de base que o partido afirma ter feito nos últimos anos em Pernambuco, com presença em todas as regiões e articulação com lideranças municipais. Essa construção, argumentam, dá ao partido uma vantagem real em comparação com o PSDB, que passou a ser comandado por Álvaro Porto em circunstâncias diferentes, antes mesmo da fusão ser cogitada. Quando Porto assumiu o partido, o compromisso que lhe foi dado pela direção tucana era de fortalecê-lo para as eleições estaduais e federais, sem qualquer interferência de outra legenda.

Contudo, com o anúncio da fusão entre PSDB e Podemos, o jogo mudou e trouxe uma disputa interna que promete se intensificar. Fontes nacionais ligadas ao PSDB passaram a defender que Álvaro Porto, pela sua condição de presidente da Alepe e pelo espaço político que ocupa no estado, deveria ser o líder do novo partido em Pernambuco. Mas o Podemos, agora, se posiciona abertamente contra essa solução, reivindicando o comando com base no que chama de capital eleitoral já sedimentado e na estrutura partidária consolidada. A disputa pela liderança estadual da nova legenda, portanto, entra em um novo capítulo, marcado por declarações públicas, movimentações de bastidores e a promessa de uma briga política que tende a se arrastar até que a direção nacional bata o martelo sobre quem ficará com o comando em Pernambuco.

Abaixo a nota na íntegra:

O Podemos de Pernambuco, através do presidente da executiva estadual, e de suas principais lideranças, vem à público esclarecer o seguinte:

1. Em estreita articulação e permanente alinhamento com a presidente nacional, a Deputada Federal Renata Abreu, o partido vem trabalhando prioritariamente para garantir a construção e o fortalecimento das chapas que concorrerão em 2026 à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

2. A crescente adesão de expressivos quadros políticos de todas as regiões do estado, autoriza a nossa convicção de que o Partido poderá eleger 3 Deputados Federais e 7 Deputados Estaduais no próximo pleito.

3. A presidente nacional do Podemos, com grande senso de responsabilidade e olhos postos no futuro, tem sido a grande condutora dos entendimentos que poderão resultar na fusão Podemos-PSDB.

4. Esta nova estrutura partidária tem como principal objetivo, oferecer ao país uma nova alternativa que ajude a superar o quadro de extremada polarização atualmente existente no país.

Quanto à presidência estadual, após a fusão, temos a melhor expectativa, pois a mesma será definida não a partir de compromissos prévios inexistentes, ou de qualquer imposição unilateral, mas de critério objetivo e imparcial vinculado à robustez e competitividade das chapas proporcionais que serão apresentadas.

Marcelo Gouveia

Ricardo Teobaldo

Armando Monteiro