quarta-feira, 11 de junho de 2025

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO ALERTA PERNAMBUCANOS SOBRE TENTATIVAS DE FRAUDES PELO WHATSAPP

Cidadãos de Pernambuco devem ficar atentos em mais uma modalidade de golpe que está sendo praticada pro criminosos utilizando o nome do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). De acordo com o aviso do TJPE, os golpistas estão aplicando os golpes em nome da instituição, através de aplicativos de mensagens, principalmente o WhatsApp, se passando por funcionários da justiça estadual.

Nas mensagens os criminosos pedem informações processuais e dados pessoais do cidadão. Elas tentam se passar por servidores do Judiciário e até fornecem dados reais do cidadão ou cidadã, mas depois pedem transferência via Pix. O TJPE reforçou no aviso que de forma alguma entra em contato com os cidadãos, seja por telefone, e-mail ou mensagens de WhatsApp solicitando valores, enviando boletos bancários ou informando a situação do seu processo.

Caso o indivíduo perceba a tentativa de fraude deve registrar um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil; informar a seus advogados sobre a tentativa; e abrir um chamado junto a central de serviços do TJPE descrevendo a fraude, número do processo em questão, anexando prints de tela das mensagens enviadas pelos criminosos e eventuais arquivos enviados por eles. Isso é importante para que o Tribunal possa rastrear a origem das fraudes, bem como adotar medidas para conter o problema

REPRESENTANTE DO MPPE VISITA AMUPE PARA TRATAR DA ADESÃO DAS PREFEITURAS AO PAINEL DE FESTEJOS JUNINOS

Representante do MPPE visita a Amupe para tratar da adesão das prefeituras ao Painel de Festejos Juninos
O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e do Terceiro Setor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Hodir Flávio de Melo, reuniu-se na tarde desta segunda-feira (9) com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Campos Gouveia. No encontro, na sede da Amupe, no Recife, foram discutidas estratégias para adesão das prefeituras ao Painel da Transparência dos Festejos Juninos, plataforma do MPPE que dá visibilidade à contratação de artistas para as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro deste ano.

“Diariamente, o MPPE remeterá à Amupe a relação dos municípios que ainda não repassaram dados deste ano ao Painel”, informou ao final do encontro o Promotor de Justiça Hodir Flávio de Melo. Na ocasião, ele também anunciou que “está em vias de implantar em Pernambuco o Fórum Permanente de Administração Tributária, para auxiliar os municípios na melhoria da arrecadação de impostos ante os desafios impostos pela reforma tributária”.

A edição 2025 do Painel dos Festejos Juninos (https://portal.mppe.mp.br/web/festejos-juninos) reunia até as 18h30 desta segunda-feira dados de 34 dos 184 municípios pernambucanos, somando 200 atrações ao custo de R$ 30,8 milhões. O repasse de informações pelos municípios é voluntário

COLUNA POLÍTICA | NA LUPA 🔎 | POR EDNEY SOUTO

EX-PREFEITA DE ITAÍBA, REGINA DA SAÚDE, MIRA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

UM NOME QUE CHEGA AO TABULEIRO POLÍTICO ESTADUAL 

Regina da Saúde, ex-prefeita de Itaíba, tem reaparecido com força nos bastidores políticos de Pernambuco. Após dois mandatos bem avaliados à frente do Executivo municipal, Regina se mantém como uma liderança influente na região do Sertão do Moxotó. Mesmo sem anunciar oficialmente sua pré-candidatura, o movimento de aliados e correligionários indica que o seu nome está em construção para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) em 2026. Com capital político consolidado, Regina representa uma potencial força eleitoral com apelo regional e identidade com o eleitorado interiorano. Vamos dar uma analisada NA LUPA desta quarta-feira. 


UM LEGADO DE GESTÃO QUE IMPULSIONA O PROJETO ESTADUAL

Durante seus dois mandatos como prefeita de Itaíba, Regina da Saúde conseguiu imprimir um ritmo de gestão eficiente, com foco em saúde pública, infraestrutura e inclusão social. Seu desempenho à frente do município não apenas lhe garantiu a reeleição como também pavimentou a vitória do seu sucessor, o atual prefeito Pedro Pilota. Esse feito, raro na política local, reforça a imagem de Regina como uma gestora que deixou marcas positivas. A boa memória administrativa e a capacidade de articulação local são os principais trunfos que hoje fortalecem a possibilidade de seu ingresso na política estadual.


FORÇA NO SERTÃO E LIGAÇÃO COM ÁGUAS BELAS
Regina não se limita apenas a Itaíba. Sua articulação política também alcança outros municípios da região, especialmente Águas Belas, cidade onde mantém relações políticas e afetivas. A construção de um projeto estadual a partir dessas duas bases pode ser determinante para garantir uma votação sólida. Lideranças locais, ex-prefeitos, vereadores e representantes de associações rurais têm manifestado apoio a Regina, o que indica uma rede de sustentação política já em formação. Essa força regional pode ser decisiva em um pleito estadual marcado pela pulverização de candidaturas e pela busca por nomes com densidade local.

A ESTRATÉGIA DO SILÊNCIO: CUIDADO NA HORA DE ANUNCIAR
Apesar da movimentação crescente, Regina da Saúde tem adotado uma postura cautelosa. O silêncio sobre sua eventual candidatura é estratégico. Nos bastidores, interlocutores afirmam que ela está ouvindo aliados, mapeando apoios e organizando o terreno para uma decisão no tempo certo. Essa prudência não é falta de ambição, mas sim fruto da experiência acumulada nos anos de gestão. Regina sabe que, em política, o timing é essencial. A expectativa é que uma decisão definitiva venha após um processo de escuta com as principais lideranças regionais e o alinhamento com partidos e grupos de apoio.


UMA VOZ FEMININA COM EXPERIÊNCIA E SERVIÇOS PRESTADOS
Num cenário político ainda marcado pela baixa representatividade feminina, o nome de Regina da Saúde surge como uma oportunidade de renovação com conteúdo. Ela não entra na disputa apenas pelo fator de gênero, mas por um histórico real de entregas administrativas. Sua presença na ALEPE representaria não apenas o fortalecimento da bancada feminina, mas também a chegada de uma gestora que conhece de perto os problemas do interior. Regina é vista por muitos como uma mulher de diálogo, firmeza e sensibilidade política — qualidades cada vez mais raras no ambiente legislativo estadual.


O LEGADO DE REGINA EM ITAÍBA COMO PLATAFORMA DE CAMPANHA
Ao contrário de muitos ex-prefeitos que desaparecem após deixar o cargo, Regina manteve sua presença ativa em Itaíba, sendo constantemente procurada por moradores e lideranças para intermediar demandas. Seu nome continua forte entre os eleitores, o que mostra a durabilidade de seu legado. Obras estruturantes, fortalecimento da atenção básica de saúde e programas sociais são lembrados como marcas da sua gestão. Essa herança positiva será, sem dúvida, usada como argumento de campanha. Não se trata apenas de prometer, mas de apresentar um currículo administrativo que pode ser comparado e testado publicamente.


APOIO DE PEDRO PILOTA: CONTINUIDADE E PARCERIA POLÍTICA
A boa relação com o atual prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, é mais um ponto favorável ao projeto de Regina. Eleito com seu apoio, Pilota vem mantendo uma gestão em continuidade ao modelo implantado por Regina, o que reforça a confiança da população nesse grupo político. A aliança entre ex e atual gestor é um diferencial numa política local muitas vezes marcada por rupturas e disputas internas. Com Pedro à frente da prefeitura e disposto a apoiar a candidatura de Regina, o grupo se fortalece e aumenta suas chances de emplacar um representante na Assembleia Legislativa.


UM NOME PRONTO PARA A RENOVAÇÃO REGIONAL NA ALEPE
Em tempos de busca por renovação com responsabilidade, Regina da Saúde surge como uma alternativa consistente para representar o Sertão na ALEPE. Sua experiência executiva, seu trânsito político e sua capacidade de articulação colocam seu nome em destaque entre os postulantes de 2026. Se a candidatura for confirmada, será uma disputa com grandes chances de sucesso, principalmente se mantiver o apoio popular conquistado em sua trajetória como prefeita. Regina pode ser mais do que uma candidata: pode ser o elo entre a força feminina, a política interiorana e uma nova fase de representatividade regional no parlamento estadual. É isso aí. 

terça-feira, 10 de junho de 2025

AS QUATRO CIDADES MAIS POPULOSAS DO NORDESTE, TRÊS SÃO EM PERNAMBUCO

No cenário demográfico do Nordeste brasileiro, um dado chama atenção: entre as quatro cidades mais populosas da região que integram regiões metropolitanas, três estão localizadas em Pernambuco. Esse fenômeno revela um aspecto importante da urbanização nordestina: a concentração populacional em torno da capital pernambucana, Recife, e a força gravitacional exercida por sua Região Metropolitana. Composta por 15 municípios oficialmente reconhecidos, a RMR representa hoje uma das áreas mais densamente povoadas do país fora do eixo Sudeste. A dinâmica urbana desse aglomerado está diretamente ligada à história de desenvolvimento industrial, ao papel do Porto de Suape e à centralidade administrativa da capital pernambucana, que atraiu ao longo das décadas investimentos, serviços públicos e uma forte migração interna.

Recife, naturalmente, lidera esse grupo, com mais de 1,4 milhão de habitantes. Logo atrás vem Jaboatão dos Guararapes, com cerca de 700 mil moradores, consolidando-se como a segunda cidade mais populosa de Pernambuco e também do Nordeste entre as que compõem regiões metropolitanas. Em seguida, aparece Fortaleza, capital do Ceará, com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo a única cidade fora de Pernambuco presente nesse grupo e, na verdade, a mais populosa entre todas. Por fim, a cidade de Olinda completa a lista, com mais de 390 mil habitantes, revelando sua importância histórica, cultural e também urbana. Essas três cidades pernambucanas — Recife, Jaboatão e Olinda — formam um corredor metropolitano denso, com extensas áreas conurbadas, trânsito intenso entre bairros e municípios e uma dependência mútua em serviços, comércio e mobilidade.

No entanto, chama atenção a ausência de cidades baianas nessa lista. A Bahia, apesar de ser o estado mais populoso do Nordeste, com mais de 14 milhões de habitantes, não aparece entre as quatro cidades metropolitanas mais populosas da região. Salvador, capital do estado, possui grande população, com cerca de 2,9 milhões de habitantes, mas o critério aqui analisado foca no conjunto das cidades metropolitanas, e a distribuição populacional baiana ocorre de forma descentralizada. O vasto território da Bahia — maior do que muitos países — favoreceu o crescimento de diversas cidades de médio porte espalhadas por diferentes regiões, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro e Barreiras. Essa descentralização reflete também aspectos históricos e econômicos ligados ao interior baiano, que abriga polos agrícolas, industriais e comerciais relevantes, com autonomia regional e pouca dependência da capital.

Esse contraste entre Pernambuco e Bahia exemplifica dois modelos distintos de desenvolvimento urbano. Enquanto Pernambuco concentrou sua população e estrutura econômica em torno de sua capital e região metropolitana, a Bahia expandiu seus centros urbanos para o interior, permitindo que o adensamento se dividisse entre várias cidades intermediárias. Essa diferença tem impactos diretos em políticas públicas, mobilidade urbana, infraestrutura e gestão metropolitana. Em Pernambuco, os desafios da gestão integrada entre cidades vizinhas são constantes, especialmente no transporte, saneamento, moradia e segurança. Já na Bahia, os gargalos estão mais ligados à conexão entre regiões distantes e à necessidade de descentralizar os investimentos públicos sem perder eficiência.

Além do fator geográfico e histórico, questões culturais e políticas também influenciam essa distribuição. Pernambuco, por ter uma longa tradição de articulação regional e presença ativa do governo estadual na Região Metropolitana do Recife, conseguiu concentrar esforços em consolidar um eixo urbano forte. A Bahia, por outro lado, se destacou na formação de sub-regiões autônomas, com identidades culturais e econômicas próprias, como o Recôncavo, o Sertão, a Chapada Diamantina e o Extremo Sul. Esses aspectos demonstram que os dados populacionais não são meramente estatísticas, mas retratos complexos da história e dos caminhos que cada estado nordestino escolheu para se desenvolver.

PREFEITO ZECA CAVALCANTI ATINGE 86% DE APROVAÇÃO EM ARCOVERDE, DIZ INSTITUTO MÚLTIPLA

A mais recente pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Múltipla, nos dias 3 e 4 de junho de 2025, revela que o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), mantém altos índices de aprovação popular no município. O levantamento, feito com 310 moradores da cidade, indica que 86% da população aprova a condução da administração municipal nos primeiros cinco meses do seu terceiro mandato à frente da Prefeitura. A sondagem, realizada por metodologia quantitativa, com base em dados do Censo Demográfico do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teve um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos, o que dá solidez estatística aos números apresentados.

De acordo com os dados divulgados, a gestão de Zeca Cavalcanti é classificada como “ótima” por 22% dos entrevistados, enquanto outros 50% consideram a administração como “boa”. A pesquisa também apontou que 16% dos moradores ouvidos avaliam o governo municipal como “regular positiva”, totalizando assim 88% de opiniões que variam entre o ótimo, bom e regular com tendência favorável, demonstrando um nível elevado de contentamento com os rumos que Arcoverde vem tomando desde janeiro. Apenas 7% dos entrevistados afirmaram considerar a gestão “ruim” ou “péssima”, enquanto 5% preferiram não opinar ou disseram não saber avaliar.

A pesquisa também foi marcada pela parceria com um veículo de comunicação local, o que ampliou o alcance da divulgação dos resultados e reforçou a transparência do levantamento perante a opinião pública. A amostra de 310 pessoas foi distribuída de maneira proporcional às características socioeconômicas e demográficas da população de Arcoverde, incluindo moradores da área urbana e da zona rural, garantindo representatividade em diferentes perfis de idade, escolaridade, gênero e localidade.
Esse cenário de forte aprovação tem se refletido em um ambiente político de estabilidade para o gestor, que voltou à Prefeitura em 2025 para exercer o terceiro mandato, após comandar o município entre 2005 e 2012. O retorno de Zeca ao Executivo Municipal foi impulsionado por uma campanha marcada pela promessa de retomada do crescimento urbano, investimentos em saúde e infraestrutura, e um modelo de gestão baseado em resultados. Segundo especialistas ouvidos por veículos da região, o levantamento do Instituto Múltipla reflete não apenas a aprovação às ações já executadas, mas também a confiança do eleitorado no estilo de governo do prefeito.

O alto índice de aprovação também pode ser interpretado como um indicativo da eficácia da comunicação institucional da Prefeitura, que tem divulgado amplamente as ações do governo e promovido diálogo com diversos setores da sociedade. O levantamento serve como termômetro da receptividade da população às políticas públicas implementadas em setores estratégicos como saúde, educação, assistência social e mobilidade urbana. Com a expressiva maioria da população declarando-se satisfeita com o desempenho da gestão, Zeca Cavalcanti consolida um início de mandato robusto, respaldado por indicadores que traduzem aprovação não apenas quantitativa, mas também qualitativa por parte dos arcoverdenses.

JOÃO CAMPOS AUTORIZA ANTECIPAÇÃO DO PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DO RECIFE

Em uma medida que promete aquecer a economia local e reforçar o compromisso com os servidores públicos, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), autorizou a antecipação do pagamento da folha salarial dos funcionários municipais para o próximo dia 20 de junho. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10) e representa uma injeção significativa de recursos na Capital pernambucana em pleno período dos festejos juninos. Com um montante de R\$ 276 milhões destinados ao pagamento dos salários, a Prefeitura estima que esse valor irá circular diretamente no comércio, impulsionando setores como vestuário, alimentação, transporte e serviços típicos das celebrações de São João.

A gestão municipal conta atualmente com cerca de 45 mil servidores ativos, entre efetivos, comissionados, contratados e aposentados. Esses trabalhadores, que tradicionalmente recebem seus vencimentos no último dia útil de cada mês, terão agora a possibilidade de planejar melhor suas despesas e aproveitar com mais tranquilidade o ciclo junino, uma das épocas de maior movimentação econômica e cultural do Nordeste. A decisão também visa contemplar o servidor público como agente central na engrenagem administrativa da cidade, reconhecendo sua importância para o funcionamento dos serviços oferecidos à população.

A antecipação da folha foi viabilizada, segundo a Prefeitura, graças ao equilíbrio fiscal alcançado ao longo dos últimos anos. A administração destaca que a medida só foi possível porque o município vem mantendo suas contas organizadas, com arrecadação estável, controle de gastos e uma política de investimentos sustentáveis. O planejamento orçamentário tem permitido que o Recife amplie ações estruturantes e sociais sem comprometer a saúde financeira do município. Essa mesma organização é a base que garante a antecipação salarial sem recorrer a medidas emergenciais ou suplementares.

O São João, que movimenta tradições culturais profundamente enraizadas no povo recifense, se transforma também em um motor econômico importante para a cidade. O pagamento antecipado dos salários potencializa esse movimento, beneficiando comerciantes, ambulantes, feirantes e microempreendedores, sobretudo nas regiões mais populares. O ciclo junino do Recife, que abrange apresentações musicais, arraiais comunitários e eventos culturais descentralizados, é apontado como um dos momentos mais propícios para a geração de renda informal, e o recurso liberado aos servidores tende a dinamizar ainda mais esse ecossistema.

Ao realizar o pagamento antes do habitual, a Prefeitura do Recife reforça não apenas a valorização do funcionalismo, mas também adota uma estratégia de estímulo à economia que vai além do simbolismo da data. A medida confere previsibilidade aos trabalhadores, permite o fortalecimento do consumo local e reforça o papel do poder público como indutor do desenvolvimento econômico em momentos-chave do calendário. Embora simples em sua essência, a antecipação revela um esforço de gestão que alia planejamento, sensibilidade social e visão de impacto coletivo.

ALEPE DÁ PASSO DECISIVO PARA APROVAR PROJETO DE DÉBORA ALMEIDA QUE REGULAMENTA A PRODUÇÃO DE QUEIJOS AUTORAIS EM PERNAMBUCO

A Assembleia Legislativa de Pernambuco deu um importante passo para o fortalecimento da agroindústria e da identidade cultural do estado ao aprovar, na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), o Projeto de Lei Ordinária nº 2295/2024, de autoria da deputada estadual Débora Almeida (PSDB). A proposta trata do processo de produção e registro dos chamados “queijos autorais”, produtos artesanais desenvolvidos por produtores locais que imprimem técnicas próprias e ingredientes regionais em suas receitas, agregando valor ao saber popular e à economia rural. A aprovação representa uma resposta concreta a uma demanda crescente dos pequenos produtores que, há anos, lutam por reconhecimento legal, respaldo técnico e espaço competitivo no mercado estadual e nacional. Os queijos autorais de Pernambuco vêm se destacando em concursos e feiras especializadas pela criatividade, diversidade de sabores e fidelidade à tradição dos sertões e agrestes, muitas vezes utilizando leite de cabra ou de vacas de raças adaptadas ao clima semiárido, além de ervas nativas e processos de cura específicos de cada região.

A proposta de Débora Almeida regulamenta os critérios de produção, rastreabilidade, comercialização e rotulagem desses produtos, incentivando também o acesso à certificação sanitária e à formalização da atividade, sem descaracterizar o modo de fazer tradicional. Em outras palavras, o projeto busca equilibrar exigências técnicas com o respeito à originalidade artesanal, permitindo que produtores familiares ampliem seus canais de distribuição sem perder a essência de seus produtos. A deputada, que tem origem no interior do estado, conhece de perto a realidade dos trabalhadores do campo e, por isso, tem feito da valorização do homem e da mulher rural uma das principais bandeiras de seu mandato. Com essa iniciativa, ela oferece respaldo legal e político a um setor que movimenta comunidades inteiras, promovendo geração de renda, autoestima e permanência das famílias no campo.

Além de abrir portas para a valorização econômica dos queijos artesanais, o projeto também contribui para preservar o patrimônio alimentar e cultural de Pernambuco, ao incentivar que saberes locais e receitas passadas de geração em geração sejam reconhecidos como legítimos produtos de identidade regional. Trata-se de uma política pública que articula agricultura familiar, cultura, economia criativa e segurança alimentar. A medida também estimula a organização coletiva dos produtores em cooperativas e associações, potencializando a força da agricultura de base ecológica e sustentável, em um momento em que o consumidor busca cada vez mais alimentos com procedência e autenticidade. A iniciativa poderá, ainda, fortalecer o turismo rural e gastronômico, integrando os roteiros de produção artesanal ao mapa das experiências sensoriais e culturais do estado. A aprovação na CCLJ representa apenas o primeiro passo de uma jornada legislativa que, se concluída, terá impactos duradouros na vida de centenas de famílias produtoras. O projeto segue agora para apreciação nas comissões temáticas de mérito e, posteriormente, para votação no plenário da Alepe.

MAJOR PRESO POR ESTUPRO TAMBÉM PRATICAVA E ABUSAVA FAMILIARES DE DEVEDORES, DIZ DELEGADA

Major preso por estupro também praticava agiotagem e abusava familiares de devedores, diz delegada
O major da reserva da Polícia Militar de Alagoas, preso nesse domingo, 8, suspeito de ter estuprado a própria sogra, em Marechal Deodoro, fazia agiotagem e abusava sexualmente de familiares de quem devia dinheiro para ele. A informação foi confirmada ao TNH1 pela delegada Liana Franca, que está à frente do inquérito, na tarde desta terça-feira (10).

As investigações apontam que o policial aliciava os familiares de quem pegava dinheiro emprestado com ele e, em caso de não pagamento da dívida, as filhas e até esposas dos devedores eram estupradas.  

"Ele era agiota e aliciava parentes das pessoas que pegavam dinheiro com ele. Em caso de não pagamento, ele abusava das filhas desses devedores ou de outro familiar. Esse major se aproveitava da situação de vulnerabilidades das vítimas para cometer o crime", disse a delegada.

Filha flagrou policial abusando da própria sogra

Os abusos do Major contra a própria sogra, uma idosa com problemas de locomoção e que tinha 85 anos, foram descobertos após a filha do policial presenciar o crime. O caso foi registrado em Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió. 

Segundo a delegada Liana Franca, a testemunha teria saído de casa para ir a uma academia e, ao passar em frente a casa da avó, notou que a porta e janela da residência estavam abertas.

Ao entrar na residência, a filha teria encontrado o próprio pai abusando da avó. A delegada conta que, após a descoberta, o major teria ameaçado a família de morte. 

"Ele disse que, se fosse preso, mataria todos os familiares. Esse homem já cometeu o mesmo crime por diversas vezes e, agora, ele está preso", disse Liana Franca. 

A prisão preventiva do policial já foi decretada. Ele está preso na Academia da Polícia Militar, em Maceió

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do major

TNH1