Obra inédita lançada pela Sudene reúne artigos que discutem temas como protagonismo feminino, inovação e capacidades públicas no Nordeste
Recife (PE) – Já está disponível para download gratuito, no site da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a versão digital do livro “Conexões Regionais: desenvolvimento sustentável e perspectivas”. A obra reúne artigos de especialistas da própria instituição, valorizando a produção de conhecimento técnico-científico com foco no Nordeste e voltada à formulação de políticas públicas inovadoras. Entre os temas abordados estão sustentabilidade, inovação, economia criativa, educação, capacidades governativas e protagonismo feminino. O acesso pode ser feito na página de publicações da Autarquia: https://www.gov.br/sudene/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes.
A coletânea reúne nove capítulos escritos por 15 servidores da Autarquia, cujos trabalhos abordam desde experiências concretas executadas pela Sudene até reflexões críticas sobre os desafios contemporâneos do Nordeste.
Para o economista Abraham Benzaquen Sicsú, autor do prefácio da obra, o resgate da vocação da Sudene como centro de formulação é estratégico. “Historicamente, a Sudene foi referência em estudos pioneiros. Recuperar esse papel é fundamental. Um dos maiores desafios é garantir maior acesso do Nordeste aos recursos nacionais de ciência, tecnologia e inovação, e sua distribuição mais equitativa é essencial para reduzir as desigualdades regionais”, avaliou.
Gabriela Nascimento, estatística da Sudene e uma das autoras que assina a publicação, ressaltou a pluralidade de vozes presentes no livro. “É simbólico termos tantas mulheres contribuindo com textos que tratam de temas técnicos, de planejamento e de inovação. Isso mostra o compromisso da equipe da Sudene com a excelência e também nos inspira enquanto servidores públicos.”
A edição foi organizada por Andrea Pinheiro, com revisão técnica de Carla Pimentel e projeto gráfico de Gabriel Pontual. A comissão editorial contou com Albertina Souza Leão, Enildo Meira, Maria Helena Castro Lima e José Raimundo Vergolino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário