domingo, 28 de junho de 2026
PREFEITURA DE GOIANA AMPLIA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS SEGUNDA CHEIA EM MENOS DE 60 DIAS
AO LADO DE JOÃO CAMPOS, ÁLVARO PORTO DISPARA: “QUEM CONHECE RAQUEL, NÃO VOTA EM RAQUEL”
ARCOVERDE ENCERRA NESTE DOMINGO UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DO SEU SÃO JOÃO COM MATHEUS & KAUAN E CELEBRA LEGADO DE CULTURA, TURISMO E DESENVOLVIMENTO
A despedida acontece em clima de celebração. No Polo Multicultural, principal palco do evento, a programação começa com o show de Carlos & Fábio, segue com a energia do Forrozão Chacal e será encerrada pela dupla Matheus & Kauan, uma das atrações mais aguardadas desta edição. A expectativa é de que milhares de pessoas acompanhem a última noite da festa, encerrando um ciclo marcado pela diversidade musical e pela valorização das tradições nordestinas.
Muito além dos grandes shows, o São João de Arcoverde manteve viva a essência cultural que tornou a festa reconhecida em todo o Brasil. O Polo da Poesia abre espaço para repentistas, declamadores e artistas da literatura popular, preservando uma das mais importantes expressões da cultura sertaneja. No Polo Pé de Serra, o forró tradicional segue como protagonista, embalando moradores e visitantes ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo. Já o Corredor Cultural recebe apresentações das tradicionais bandas de pífano, patrimônio artístico que faz parte da identidade do município e da história do interior pernambucano.
Ao longo de 16 dias, Arcoverde recebeu visitantes vindos de diversas cidades de Pernambuco e de vários estados brasileiros. A intensa movimentação refletiu diretamente na economia local, beneficiando hotéis, pousadas, restaurantes, bares, comerciantes, vendedores ambulantes, motoristas, artesãos e prestadores de serviços. O período junino consolidou-se, mais uma vez, como um dos mais importantes para a geração de renda e fortalecimento do turismo no município.
Outro aspecto amplamente destacado durante toda a programação foi a organização da festa. O trabalho integrado entre a Prefeitura de Arcoverde, o Governo de Pernambuco e as forças de segurança garantiu tranquilidade ao público, permitindo que famílias, turistas e moradores aproveitassem a programação em um ambiente seguro e acolhedor. A estrutura montada para receber os visitantes também contribuiu para reforçar a reputação do evento como um dos festejos juninos mais bem organizados do Nordeste.
Para o prefeito Zeca Cavalcanti, o encerramento representa a confirmação de que planejamento, investimento e valorização da cultura podem caminhar juntos para impulsionar o desenvolvimento da cidade.
"Chegamos ao último dia com o sentimento de dever cumprido. Foram 16 dias de uma festa organizada, segura, com grandes atrações e valorização da nossa cultura. Arcoverde recebeu milhares de visitantes e mostrou mais uma vez porque realiza o Melhor São João do Nordeste. Convido todos para viverem essa última noite e encerrarmos juntos mais uma edição histórica", afirmou.
Mais do que uma programação de entretenimento, o São João de Arcoverde reafirmou sua importância como patrimônio cultural e motor da economia regional. Ao unir tradição, inovação, segurança e forte participação popular, a festa fortaleceu a identidade do município e ampliou sua projeção no cenário nacional dos grandes eventos juninos.
Com a última noite prometendo emoção, música e celebração, Arcoverde encerra a edição de 2026 deixando um legado de resultados positivos para a economia, para o turismo e para a cultura popular. A expectativa, desde já, volta-se para o próximo ano, quando a cidade deverá abrir novamente suas portas para receber milhares de visitantes e escrever mais um capítulo de uma história que se consolida entre as maiores e mais tradicionais festas de São João do Brasil.
TENENTE DA PM BALEADO NA CABEÇA É IRMÃO DE ELOÁ PIMENTEL; RELEMBRE O CASO
EDUARDO E LULA DA FONTE VISITAM CASA AZUL E REFORÇAM INVESTIMENTOS EM PESQUEIRA
Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte visitaram as instalações da Casa Azul em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, onde acompanharam de perto a conclusão da nova unidade, que inicia suas atividades na próxima segunda-feira (29).
O espaço foi viabilizado com investimento de R$ 1,5 milhão destinado pelos parlamentares por meio de emendas, fortalecendo a oferta de atendimento especializado no município. Durante a visita, Eduardo e Lula da Fonte destacaram a importância da ampliação dos serviços de saúde no interior do Estado, garantindo que famílias tenham acesso a atendimento de qualidade sem a necessidade de grandes deslocamentos.
A Casa Azul é voltada ao acolhimento e acompanhamento multiprofissional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e representa mais um avanço na descentralização dos serviços especializados em saúde. Os deputados também reafirmaram o compromisso de continuar destinando recursos para iniciativas que ampliem o acesso da população a atendimentos humanizados e especializados em Pesqueira e em outras regiões de Pernambuco.
OPINIÃO - QUEM FALA POR LULA É O PRÓPRIO LULA
EM BELO JARDIM, JOÃO CAMPOS DESTACA CAPACIDADE DE ENTREGA
No discurso, João Campos elogiou a conexão de Zé Guri Júnior com as causas populares e se comprometeu a ser um parceiro de Belo Jardim em pautas como o acesso à água e a duplicação da BR-232. “A gente precisa sonhar, ter esperança, mas o que difere um governante que sabe fazer e o que não sabe fazer é o compromisso e a capacidade de entrega. Prometeram fazer a duplicação da BR-232, passaram quatro anos e não colocaram uma pá de cal. Sabe por que eu quero ser governador? Para, no primeiro semestre do meu governo, a gente ter a obra começando. Vamos com esse time e com esse propósito, Belo Jardim”, disse.
No mesmo sentido, Zé Guri Júnior lembrou que os únicos avanços recentes registrados em Belo Jardim se devem ao olhar do Governo do Brasil para a região e delimitou o time da Frente Popular como o palanque de Lula na cidade e no estado, em contraponto ao grupo político que hoje comanda o município, representado por um deputado federal do partido de Flávio Bolsonaro. “As entregas que acontecem hoje aqui são projetos do presidente Lula, como o Minha Casa Minha Vida. A mudança verdadeira é João Campos. Vocês conhecem meu coração. Eu trabalho demais e vou trabalhar muito mais. Não tenho dúvida que esse grupo vai mudar a história de Belo Jardim e de Pernambuco”, declarou.
Também participaram do ato o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos de São Caetano, Josafá Almeida, e de Sanharó, César Freitas, o pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos), o ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, vereadores da cidade e outras lideranças da região
GUSTTAVO LIMA CANCELA SHOW MILIONÁRIO EM SURUBIM, DIZ QUE ESTAVA COM "CAGANEIRA" E É CHAMADO DE "LADRÃO" PELO PREFEITO
A explicação, porém, não convenceu boa parte do público nem o prefeito Cléber Chaparral. Diante de milhares de pessoas que aguardavam o espetáculo, o gestor subiu ao palco e fez um duro desabafo. Visivelmente indignado, afirmou que o cantor terá de devolver o dinheiro recebido pela contratação e chegou a chamá-lo de "ladrão", sendo aplaudido por grande parte da plateia.
A indignação aumentou porque esta foi a segunda vez, em apenas oito dias, que Gusttavo Lima deixou Surubim sem a apresentação prometida. Para muitos moradores, a repetição do episódio extrapolou o limite do imprevisto e passou a representar um enorme desrespeito com a cidade, com os fãs e com o dinheiro público investido para levar uma grande atração ao São João.
Outro fator que ampliou a repercussão foi o fato de o cantor ter sido visto em Caruaru, cidade localizada a poucos quilômetros de Surubim, pouco antes do anúncio oficial do cancelamento. A sequência dos acontecimentos fez crescer os questionamentos sobre a situação e alimentou críticas nas redes sociais, onde milhares de internautas manifestaram frustração e cobraram explicações mais detalhadas.
Agora, o foco da discussão passa a ser a devolução dos R$ 1,4 milhão pagos pela contratação. O prefeito garantiu que adotará todas as medidas necessárias para assegurar que o município não arque com o prejuízo, caso haja previsão contratual para o ressarcimento.
O episódio deixa uma marca negativa na passagem de Gusttavo Lima por Pernambuco e reforça um debate que sempre ressurge quando contratos milionários não são cumpridos: o artista tem o direito de cancelar uma apresentação por motivo de saúde, mas também tem a responsabilidade de prestar contas aos milhares de fãs e aos cofres públicos quando um compromisso dessa dimensão é desfeito em cima da hora.