sábado, 27 de junho de 2026

FAMÍLIA LUTA PARA ENCONTRAR CORPO DE BRASILEIRA SOB ESCOMBROS DE HOSPITAL DESTRUÍDO POR TERREMOTO

A família da brasileira Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, vive dias de sofrimento e incerteza após a confirmação de sua morte em meio aos terremotos que atingiram a Venezuela.

Além da perda, os parentes enfrentam agora a dificuldade de recuperar o corpo da vítima, que permanece desaparecido sob os destroços de uma unidade hospitalar que desabou durante a tragédia.

Natural de Brasília, Vanessa estava em Caracas quando os tremores começaram. Segundo relatos da família, ela sobreviveu ao desmoronamento da casa onde vivia com o companheiro, mas sofreu ferimentos e precisou ser levada para atendimento médico.

O namorado da brasileira conseguiu retirá-la dos escombros e a levou para um hospital da região. No entanto, antes que pudesse receber os cuidados necessários, o hospital também foi atingido pelos efeitos do terremoto e acabou desabando.

Desde então, o corpo de Vanessa não foi localizado, aumentando a angústia dos familiares, que aguardam informações das equipes de resgate.
Em entrevista ao Metropóles, parentes relataram preocupação com a possibilidade de não conseguirem trazer os restos mortais da brasileira para o Brasil, o que dificultaria a realização de uma despedida e do sepultamento junto à família.

Até a tarde desta sexta-feira (26), o corpo de Vanessa Zacarias da Silva ainda não havia sido encontrado pelas equipes que atuam nas operações de busca e resgate na Venezuela.

“A gente só quer poder trazer minha irmã para casa. É muito doloroso viver esse luto sem saber quando vamos conseguir nos despedir dela”, desabafou Marcela.

Natural do Gama, no Distrito Federal, Vanessa Zacarias da Silva havia se estabelecido em Caracas há alguns meses, onde vivia ao lado do namorado. A história do casal começou há cerca de uma década, período em que a brasileira trabalhava como modelo no México e conheceu o companheiro venezuelano.

Segundo familiares, Vanessa mantinha uma rotina entre diferentes países. Enquanto seguia com os compromissos profissionais no México, ela também fazia viagens frequentes ao Brasil para visitar parentes e passava temporadas na Venezuela.

A modelo construiu uma trajetória marcada pela proximidade com pessoas queridas em diferentes lugares, conciliando trabalho e relações familiares.

ALMOÇO NO RECIFE CONSOLIDA ALIANÇA ENTRE ANDERSON FERREIRA E ROBSON OURO PRETO E FORTALECE PL PARA AS ELEIÇÕES DE 2026

Um almoço realizado nesta sexta-feira (26), no Recife, marcou um novo capítulo na estratégia política do Partido Liberal (PL) para as eleições de 2026 em Pernambuco. O encontro entre o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, e o empresário Robson Ouro Preto consolidou não apenas a pré-candidatura de Robson à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), como também definiu uma atuação conjunta voltada à ampliação da presença do partido em uma das regiões mais estratégicas do estado: o Agreste Meridional.

A reunião reforçou o alinhamento político entre os dois líderes e estabeleceu as bases de uma parceria que pretende fortalecer o PL em mais de 30 municípios da região. A articulação faz parte do planejamento eleitoral da legenda para ampliar sua representatividade no interior pernambucano, consolidando novas lideranças e intensificando o diálogo com diferentes segmentos da sociedade.

Natural de Garanhuns, Robson Ouro Preto vem ampliando sua inserção no cenário político estadual. Empresário reconhecido por sua atuação nas áreas de comunicação e marketing, ele também construiu uma trajetória próxima de iniciativas ligadas à cultura, ao esporte, à juventude e ao fortalecimento de projetos sociais, fatores que têm contribuído para expandir sua base de relacionamento político em diversas regiões de Pernambuco.

Dentro da estratégia definida durante o encontro, Robson deverá desempenhar um papel importante na coordenação política do PL no Agreste Meridional, atuando diretamente na aproximação com prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de diferentes setores da sociedade. A expectativa é fortalecer a estrutura partidária e ampliar a presença da legenda em cidades consideradas estratégicas para o desempenho eleitoral de 2026.

Além da atuação crescente no Agreste, Robson Ouro Preto também vem intensificando sua presença na Região Metropolitana do Recife, onde tem ampliado o diálogo com novas lideranças políticas e construído alianças que podem fortalecer ainda mais seu projeto para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Para Anderson Ferreira, a composição representa mais um passo no processo de fortalecimento do PL em Pernambuco. Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes e uma das principais lideranças da legenda no estado, ele vem intensificando uma agenda de articulações políticas visando ampliar a capilaridade do partido tanto na Região Metropolitana quanto no interior, apostando na renovação de quadros e na formação de novas lideranças.

Nos bastidores, a dobradinha entre Anderson Ferreira e Robson Ouro Preto é vista como uma das movimentações mais relevantes do PL neste período de pré-campanha. A estratégia combina a experiência política de Anderson com o crescimento da atuação regional de Robson, formando uma aliança voltada à expansão das bases partidárias e ao fortalecimento do partido em municípios considerados decisivos para a disputa eleitoral.

Com o calendário político se aproximando das definições para 2026, o encontro no Recife sinaliza que o PL pretende intensificar suas articulações nos próximos meses, consolidando alianças, ampliando sua estrutura regional e preparando o partido para disputar espaços importantes tanto na Assembleia Legislativa quanto em outras frentes da política pernambucana. A expectativa entre integrantes da legenda é que o trabalho conjunto no Agreste Meridional contribua para ampliar a votação do partido e fortalecer seu protagonismo no cenário estadual.

PREFEITO DIVIDE OPINIÕES AO SE DISFARÇAR DE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA: ‘SENTIR NA PELE’

O prefeito de Criciúma, em Santa Catarina, Vaguinho Espíndola (PSD), dividiu opiniões ao decidir viver por algumas horas a rotina de uma pessoa em situação de rua para compreender de perto os desafios enfrentados por essa população. Disfarçado, ele permaneceu cerca de 20 horas nas ruas da cidade sem ser reconhecido, nem mesmo pela própria família.

Durante a experiência, realizada no último dia 10 de junho, o prefeito contou que recebeu aproximadamente R$ 6 em esmolas enquanto estava em um semáforo. Além disso, moradores ofereceram café e alimentos. Em um dos momentos que mais o marcaram, a esposa e os filhos passaram por ele, mas não perceberam que se tratava do prefeito.

"Senti na pele o que é ser invisível", afirmou Vaguinho em entrevista ao Estadão. Segundo ele, a iniciativa teve como objetivo conhecer de forma mais profunda a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas a esse público.
A proposta inicial era permanecer 24 horas nas ruas, mas a ação foi interrompida após cerca de 20 horas, quando o prefeito acabou sendo identificado por uma equipe da assistência social do próprio município. Toda a experiência foi acompanhada por um fotógrafo da prefeitura.

"Foi uma experiência transformadora. Quis entender de perto o que essas pessoas enfrentam diariamente para que possamos desenvolver políticas públicas mais eficientes. Vivi situações que me impactaram profundamente", relatou o prefeito.

MARRONE SURPREENDE AO DECLARAR SER "MEIO GAY"

Nesta sexta-feira (26), o cantor Marrone, da dupla com Bruno, deu o que falar nas redes sociais após fazer um comentário inusitado durante o São João de Petrolina, em Pernambuco, realizado na noite da última quinta-feira (25).

Enquanto brincava com o público, Marrone revelou que ficava sensível com o toque dos fãs. Bruno tentou fazer uma piada com o parceiro e recebeu uma resposta afiada do sertanejo. "O seu lado feminino aflora", disse Bruno.

"Claro! O mundo é gay, mano", disse Marrone. Logo após, Bruno discordou do amigo enquanto dava risadas. "Eu não sou não", comentou após ser questionado se era gay.
Marrone aproveitou o momento e continuou com a "brincadeira". "Eu não sou gay não, eu sou meio gay, mas gay mesmo eu não sou não. Mas no final todo mundo gosta um pouquinho, né? É gostoso", relatou.

Bruno decidiu expor as aventuras amorosas do amigo. "Marrone, não faz isso comigo depois de velho. O Marrone fala isso, mas fica com duas mulheres todo dia", declarou.

LULA CRITICA GOVERNADOR ALIADO DE BOLSONARO POR TENTAR EXTINGUIR COTAS RACIAIS: "HITLER TENTOU FAZER ISSO".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao posicionamento do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), em relação às políticas de inclusão racial, como as cotas. 

Em seu discurso durante visita a obras de embarcações da Petrobras, em Itajaí (SC), ocorrida nesta sexta-feira (26), Lula criticou o governo catarinense porter tentado extinguir as cotas raciais nas universidades do estado, que acabou sendo declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Não pode permitir que prevaleça em Santa Catarina o racismo. Não pode permitir, não pode permitir que aqui em Santa Catarina as pessoas sejam tomadas do senso de grandeza, porque esse estado é muito rico, não é pobre. A gente é um estado brasileiro e todo mundo tem que ser tratado igual", declarou Lula.
Em seguida, o presidente ainda criticou a ideia de uma "hegemonia branca" na região e lembrou da postura do líder nazista, Adolf Hitler, que defendia a superioridade da chamada "raça ariana". 

"Não tem um cara que é branco e é melhor do que o que é negro, o cara que é nordestino é pior do que o do Sul do país. Que história que é essa? Hitler tentou fazer isso e acabou do jeito que acabou. A gente não pode permitir essa ideia da hegemonia branca sobre o restante do país. A gente não pode. Na verdade, isso não é hegemonia branca, é hegemonia da ignorância", disparou.

AVANTE REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO

 
O município de Chã Grande sediou uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo do Estado voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. O principal destaque da programação foi o lançamento da Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento e impulsionar a produção rural em todas as regiões do Estado.

Durante o evento desta sexta-feira (26), o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, destacou que a nova linha de crédito representa uma política pública direcionada para quem vive e produz no campo. “A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda. É assim que fortalecemos e construímos um Pernambuco mais forte e mais justo para todos.”

Sebastião também ressaltou a força da agricultura na Mata Sul e a importância dos agricultores da região para o desenvolvimento econômico do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, cuja pasta é comandada pelo Avante, afirmou que a Agro AGE foi estruturada para atender às necessidades do interior, ampliando as oportunidades para produtores rurais e empreendedores. “O Governo do Estado, por meio da Sedepe e da AGE, realiza uma política pública que dialoga diretamente com a realidade dos municípios e dos produtores rurais. A Agro AGE amplia o acesso ao crédito, fortalece a agricultura, estimula o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, disse o ex-prefeito de Chã Grande.

Sandro Advogado, prefeito de Chã Grande, enalteceu a parceria com Sebastião Oliveira e o deputado federal Waldemar Oliveira, ressaltando os investimentos conquistados para Chã Grande. “É uma parceria de muitos anos que já rendeu importantes conquistas para a nossa cidade. O povo é grato pelos esforços e pelos resultados alcançados. Tenho a certeza de que muitos outros avanços ainda virão. Estamos muito felizes em sediar o lançamento dessa importante linha que beneficiará muitas famílias.”

O evento reuniu ainda os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara de Vereadores de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais

sexta-feira, 26 de junho de 2026

POLYANNA ABREU ANUNCIA APOIO A CLODOALDO MAGALHÃES E AMPLIA BASE POLÍTICA DO DEPUTADO NO SERTÃO


A prefeita de Sertânia, Polyanna Abreu (PSD), oficializou o apoio ao deputado Clodoaldo Magalhães (PV) como seu pré-candidato a federal nas eleições de 2026. O anúncio representa um passo estratégico para ampliar a capilaridade política do parlamentar no interior pernambucano, consolidando Sertânia como um novo polo de sustentação da sua campanha e fortalecendo sua presença em todo o Moxotó.

A parceria entre o deputado e o município vem se consolidando nos últimos anos através da destinação de emendas e na atuação do deputado para destravar projetos prioritários para a saúde, infraestrutura e educação de Sertânia. Clodoaldo tem sido um interlocutor ativo no Congresso Nacional, garantindo que as demandas da cidade cheguem ao governo federal.

“A atuação de Clodoaldo em Brasília já trouxe resultados concretos para Sertânia. Com esse respaldo, ampliamos sua base e garantimos que ele continue ainda mais forte defendendo os nossos projetos. Ter Clodoaldo no Congresso e Raquel Lyra no Governo do Estado é a combinação certa para acelerar o desenvolvimento do nosso município e de toda a região”, afirmou Polyanna.

O deputado agradeceu o gesto de confiança e reforçou o compromisso: “Sou grato à prefeita e ao povo de Sertânia. Vamos seguir trabalhando juntos para trazer ainda mais recursos e oportunidades para o nosso povo. Essa é uma parceria de resultados.”

CAYO ALBINO RECEBE APOIO DE GALEGO, EX PREFEITO DE JUREMA

Deputado segue firme agregando forças em todo o estado ao seu projeto de reeleição à ALEPE
Com uma postagem no Instagram, o deputado estadual Cayo Albino (PSB) anunciou o apoio de Galego, Ex-Prefeito de Jurema, e do seu grupo político, à sua campanha pela reeleição em outubro. 

"Estamos firmando uma parceria de compromisso, seriedade e trabalho por nossa gente! Galego tem uma trajetória marcada pelo trabalho, olhar pra quem mais precisa e dedicação para usar a política como ferramenta de transformação", registrou Cayo Albino.

Galego é mais uma grande liderança regional que agrega força à campanha de Cayo, que já conta com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, ex-vereadores, lideranças políticas e sociais, no Agreste e outras regiões do estado.

Quanto à chegada do grupo de Galego de Jurema, Cayo carimbou com determinação: "Essa aliança vai trazer a oportunidade de estar ainda mais próximo, unindo forças e construindo um futuro cada vez melhor para todos, em todos estes municípios onde estamos sendo recebidos com esta alegria e confiança. Vamos fazer mais por Jurema, junto com Galego e seu grupo", finalizou o deputado estadual.

foto: Thomas Ravelly