segunda-feira, 22 de junho de 2026

JOÃO CAMPOS: “NÃO VAI TER POLÍCIA RECEBENDO ORDEM PARA PERSEGUIR AGRICULTORES”


Foto: Edson Holanda/Divulgação

Pré-candidato a governador, João Campos (PSB) cumpriu agenda no Sertão e Agreste de Pernambuco, onde assumiu compromissos e ganhou apoios. Em Parnamirim, neste sábado (20), o socialista prometeu que, se eleito, levará a segurança pública para o interior para prender bandido e não perseguir agricultores. Também falou que voltará o tempo em que, com apoio do presidente Lula (PT), o Estado atraiu grandes obras. Ele se referiu ao período em que seu pai, Eduardo Campos, era governador.

“A gente não vai ver mais os policiais se formando e ficando nos bairros mais caros do Recife, como ficam hoje. Nós vamos trazer a segurança de verdade para o interior. No meu governo não vai ter polícia recebendo ordem para perseguir agricultores, tirar motinhas dos agricultores. Polícia vai atrás de ladrão, de bandido. Nós vamos ajudar o homem e a mulher do campo”, enfatizou João Campos.

O ex-prefeito do Recife falou aos apoiadores que “não é a gente discutir o presente, é a gente  sonhar com um futuro muito maior, com o tempo que a gente via Lula e Eduardo trazerem grandes obras”. “Pernambuco precisa voltar a ter um ciclo de grandes obras”, completou

João Campos citou como exemplo a necessidade de construir o Canal de Entremontes e poder perenizar o Rio Brígida”. Para isso, garante firmar parceria com o Governo Federal para captar água do projeto de transposição do Rio São Francisco e dar segurança hídrica à população local

AGRICULTURA FAMILIAR EM PERNAMBUCO RECEBE REFORÇO DE EQUIPAMENTOS ENTREGUES PELA CODEVASF

Durante o mês, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional no Recife, entregou uma série de máquinas e equipamentos voltados ao desenvolvimento regional. As ações buscam fortalecer a agricultura familiar e apoiar o pequeno produtor em diversos municípios pernambucanos. O investimento na aquisição do maquinário ultrapassou R$ 4 milhões, com recursos oriundos de emendas parlamentares.

Os equipamentos serão utilizados na preparação do solo, no escoamento da produção e na melhoria de estradas rurais, reforçando a infraestrutura local. Os itens foram repassados a representantes de prefeituras e de associações de produtores rurais dos municípios de Araçoiaba, Barreiros, Bezerros, Caruaru, Casinhas, Catende, Cortês, Feira Nova, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Jurema, Recife, São Caetano, São Lourenço da Mata, Vicência, Vitória de Santo Antão e Xexéu.

No total, foram entregues 113 itens, incluindo tratores agrícolas (um de 90 cv e 12 de 75 cv), microtratores, motoniveladoras, retroescavadeiras, grades aradoras, arados reversíveis, grades niveladoras e roçadeiras, além de caixas-d’água de 5 mil litros, kits de corte e costura e de panificação (com freezers e fogões industriais).

O superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, destaca o impacto direto dessas ações na vida dos agricultores. “Essas doações acontecem de forma volumosa porque conhecemos a necessidade de quem está na ponta. Tenho visitado associações e assentamentos e visto como essa iniciativa é positiva. O agricultor sabe aproveitar o material para produzir, gerando renda e melhorando a vida das famílias”, afirma.

A entrega de máquinas faz parte das ações de inclusão produtiva da Codevasf. O objetivo é modernizar o território e fomentar a inclusão social por meio da capacitação de trabalhadores e do fortalecimento das cadeias produtivas locais, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades

PREFEITURA DO JABOATÃO ADQUIRE 4 QUADRICICLOS PARA MONITORAR ORLA


Foto: Divulgação/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ampliou a estrutura de atendimento e monitoramento da orla do município com a entrega de dois novos quadriciclos, ampliando a frota que já atua nas ações de segurança, fiscalização ambiental e resposta rápida ao longo da faixa de areia.

Os equipamentos proporcionarão mais agilidade no deslocamento das equipes, permitindo um atendimento mais eficiente em ocorrências envolvendo banhistas, resgates de animais marinhos e demais situações que demandem rápida intervenção. A iniciativa fortalece a capacidade operacional do município para atuar na proteção da população e na preservação dos ecossistemas costeiros.

De acordo com o prefeito Mano Medeiros, “esses novos quadriciclos representam mais um investimento da nossa gestão para fortalecer a segurança e o atendimento na orla de Jaboatão”. “Eles vão garantir mais agilidade às equipes que atuam diariamente no nosso litoral, tanto no apoio aos banhistas quanto na proteção da vida marinha. Seguimos investindo em estrutura e equipamentos para oferecer um serviço cada vez mais eficiente à população e aos visitantes”, acrescentou.

VITARELLA EMPRESA ORGULHO DE PERNAMBUCO

Vitarella: orgulho pela confiança conquistada
A marca foi a campeã no prêmio Marcas Que Eu Gosto 2026, nos segmentos Cream Cracker e Macarrão

De DNA pernambucano, nascida em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, a Vitarella tem o "sentimento de pertencimento traduzido nas ações e em seu portfólio" - Vitarella/Divulgação

Na categoria Alimentos, a Vitarella foi a campeã no prêmio Marcas Que Eu Gosto 2026, nos segmentos Cream Cracker e Macarrão. Um feito que completa uma década de preferência no paladar do pernambucano, motivo de orgulho para a empresa que deseja “continuar surpreendendo o consumidor e mantendo viva a confiança conquistada ao longo dos anos”, destaca Mariana Kabbach Gentil Rocha, gerente executiva de Marketing da categoria de Biscoitos da M. Dias Branco, da qual a marca faz parte.

Foi em 1993 que a Indústria de Alimentos Bomgosto LTDA foi concebida e, a partir de então, as massas da marca Vitarella passaram a ser produzidas. Tal qual o mercado de biscoitos, ambos são segmentos muito competitivos. Com isso, “a liderança só se sustenta com investimento constante em qualidade, inovação e proximidade com o público”, ressalta Mariana.


De DNA pernambucano, nascida em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, a Vitarella tem o “sentimento de pertencimento traduzido nas ações e em seu portfólio”, como bem disse a gerente de Marketing, que complementa: “Valorizamos o regionalismo em nossas ações, com campanhas que celebram a cultura nordestina e fortalecem o vínculo com os consumidores.”

Sobre a Cream Cracker com sete camadas, amanteigada e que derrete na boca, Mariana Kabbach assegura que a ideia era “oferecer uma experiência sensorial única”. “Queríamos que o consumidor percebesse, já na primeira mordida, o cuidado e a dedicação que colocamos em cada detalhe”, conta.

Sabores juninos
Assim como a Cream Cracker, as massas Vitarella se destacam também pela variedade de opções, com versões em sêmola, sêmola com ovos, comum e também o macarrão instantâneo. “Nossas massas são reconhecidas por serem sempre soltinhas e saborosas”, lembra ela.

Sobre a relação com o consumidor, Mariana enaltece que ela é “construída na escuta e na participação direta”, exemplificando com a linha especial de produtos lançada para o São João de 2026 e sabores escolhidos pelos consumidores em votação feita em 2025.

“Dessa forma nasceram o Wafer sabor Canjica, Cookie sabor Cocada, Chocowafer D-Tone sabor Amendoim, Bolinho Treloso de Milho e o Lámen Vitarella nos sabores Escondidinho de Carne de Sol e Baião de Dois”, destaca.

Olhando sempre para a liderança, a Vitarella foi expandida a todas as regiões do Brasil. “Um alcance sustentado por mais de 150 itens e marcas como Treloso e Nikito, e pela liderança consolidada em biscoitos”, informa Mariana, que reforça sobre a importância de estar entre as marcas mais lembradas: “É uma conquista que reafirma nossa essência: unir tradição e inovação, valorizando nossas raízes e fortalecendo a relação de confiança com os consumidores

LEONARDO LEVA MULTIDÃO AO DELÍRIO E PROTAGONIZA NOITE HISTÓRICA NO SÃO JOÃO DE SURUBIM

Surubim viveu mais uma daquelas noites que entram para a memória afetiva do seu calendário junino. No último sábado (20), o cantor Leonardo transformou o Polo Vaquejada, no Parque J. Galdino, em um verdadeiro coro coletivo, arrastando uma multidão ainda maior do que a registrada na abertura oficial do São João 2026. O evento reafirma a força dos festejos da chamada Capital da Vaquejada, que segue consolidando sua posição entre os maiores ciclos juninos de Pernambuco.

Com um repertório repleto de sucessos que marcaram gerações, Leonardo subiu ao palco como penúltima atração da noite e rapidamente tomou conta da festa. O público respondeu em peso, cantando do início ao fim e criando uma atmosfera de nostalgia, emoção e celebração que atravessou a madrugada. Clássicos da carreira do artista foram recebidos como hinos populares, reforçando a conexão entre o cantor e seus fãs ao longo de décadas.

Um dos momentos mais comentados da apresentação foi a interação descontraída com o balé que acompanha o artista. Em clima de brincadeira e proximidade com o público, Leonardo arrancou risos da plateia ao elogiar a equipe de dança e incentivar a participação da multidão, em um tom irreverente que acabou viralizando entre os presentes e reforçando o espírito leve da noite junina.

Mas a emoção ganhou ainda mais profundidade quando o cantor prestou homenagem a José Rico. Em seu discurso, Leonardo destacou a importância do artista pernambucano, natural de São José do Belmonte, no Sertão do Estado, como uma das maiores vozes da história da música sertaneja. Ele relembrou a influência de José Rico na construção do gênero no Brasil e ressaltou sua dimensão histórica, comparando seu legado a grandes nomes da cultura popular nacional.

A homenagem emocionou o público e reforçou o tom de celebração da cultura nordestina dentro do São João de Surubim. Em meio à multidão, o reconhecimento à trajetória de José Rico foi recebido com aplausos, transformando o momento em um dos pontos altos da noite.

Encerrando a apresentação com intensidade, Leonardo ainda abriu espaço para uma participação especial do jovem cantor surubinense Vitor Vaqueirinho. O talento local subiu ao palco, dividiu os vocais com o artista e demonstrou carisma e segurança diante de uma plateia numerosa. A performance arrancou aplausos e reforçou a valorização de novos nomes da música regional dentro da programação junina.

Encantado com a apresentação do jovem, Leonardo destacou o potencial do artista e fez questão de incentivá-lo publicamente, em um gesto que emocionou familiares e o público presente. A cena, marcada por espontaneidade e reconhecimento, simbolizou o encontro entre gerações no palco do maior São João da região.

Com forte presença de público, emoção e grandes momentos musicais, a noite de sábado no Parque J. Galdino consolidou mais um capítulo marcante do São João de Surubim 2026, que segue reunindo tradição, cultura e grandes nomes da música brasileira em uma programação que movimenta toda a região.

domingo, 21 de junho de 2026

DATAFOLHA: LULA APARECE COM 41% NO 1º TURNO CONTRA 31% DE FLÁVIO

Fotos: Ricardo Stuckert/PR/Carlos Moura/Agência Senado

Com informações da CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece no 1º turno 41% e o senador e pré-candidato do PL com 31% de intenções de voto, na nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20). Na sequência, aparecem os ex-governadores Ronaldo Caiado (PSD), de Goiás, com 4%; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Renan Santos (Missão) e Samara Martins (UP) com 3% cada. O Rui Costa (PCO), Cabo Daciolo (Mobiliza) marcam 1% respectivamente e o Hertz Dias (PSTU) tem 0%. Branco, nulo e nenhum somam 9% e Não sabe são 3%.
No cenário anterior, divulgado em maio pelo Datafolha, o presidente estava com 40 das intenções de votos e o senador com 31%.

O novo levantamento capta parcialmente o efeito da operação contra Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado. A pesquisa eleitoral foi realizada na quarta (17) e quinta-feira (18), um dia antes da operação da Polícia Federal que mirou o senador.

REJEIÇÃO
A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, no índice de rejeição presidencial.

Os entrevistados foram questionados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum. Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente, com 48% de rejeição, seguido de perto por Lula, que tem 46%. Aécio Neves ocupa o terceiro lugar, com 23%.

METODOLOGIA
O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados em 139 cidades entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

MARÍLIA ARRAES FAZ HOMENAGEM AOS 22 ANOS SEM LEONEL BRIZOLA E RELEMBRA LEGADO COMPARTILHADO COM MIGUEL ARRAES

A pré-candidata ao Senado, Marília Arraes, registrou neste domingo, os 22 anos da morte de Leonel Brizola. Em um texto marcado pela emoção e pelo reconhecimento histórico, ela destacou a importância do ex-governador para a democracia brasileira, a defesa da educação pública e das causas populares.

Na homenagem, Marília também relembrou a relação política e de respeito mútuo entre Brizola e Miguel Arraes, duas das principais lideranças do campo democrático e progressista do país. Na avaliação de Marília, o legado construído por ambos continua inspirando sua trajetória pública e sua forma de fazer política, baseada no compromisso com a justiça social, a educação e a defesa dos que mais precisam.

Ao recordar a história compartilhada entre Brizola e Arraes, Marília reafirmou que os valores defendidos pelos dois líderes permanecem atuais e seguem orientando sua atuação política, especialmente em um momento em que o Brasil volta a discutir os rumos da democracia e do desenvolvimento nacional.

CARUARU FAZ DA CULTURA POPULAR A GRANDE PROTAGONISTA DE NOITE DE SÃO JOÃO NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

O sábado (20) foi marcado por cortejos, quadrilhas e apresentações tradicionais que celebraram as raízes culturais da cidade.

Mais do que uma grande festa, a noite deste sábado (20) reafirmou uma das principais marcas do São João de Caruaru: o compromisso com a valorização das raízes, das tradições e das pessoas que ajudam a construir a identidade cultural da cidade. Prova disso foi o grande público que lotou os polos da Estação Ferroviária e participou intensamente da programação.

Um dos momentos mais emocionantes foi o cortejo em homenagem aos 83 anos de João do Pife, Patrimônio Vivo de Caruaru. Quadrilhas juninas, bacamarteiros, grupos de bois e bandas de pífano percorreram a Estação acompanhados por uma multidão que celebrou a trajetória do mestre. O coro de parabéns reuniu pifeiros de Caruaru, São Paulo e até da Argentina. Emocionado, ele agradeceu, “há 50 anos, quando eu vim para Caruaru, ninguém sabia quem eu era. Hoje até a Europa sabe quem é João. Caruaru me acolheu e eu sou de Caruaru”, afirmou.

A programação também levou cultura para todos os cantos da festa. O Polo Itinerante encantou o público com a presença do Boi Nelore, do Maracatu Maestro Skillo, do Coroné Cornélio e de outros grupos que transformaram o local em um grande palco a céu aberto. Outro destaque foi a Quadrilha Junina Girassol, que fez a pessoas entrarem na dança.

A valorização das tradições também passa pelas novas gerações, como a Banda de Pífano Curupife, formada por jovens caruaruenses que dão continuidade ao legado dos mestres pifeiros. Além de preservar a cultura, a festa tem um significado especial para os caruaruenses. “É um período muito bom para todo mundo, principalmente para nós, trabalhadores e artistas. O povo está se animando, se alegrando. É um momento de reunir a família, sair um pouco da rotina e curtir”, destacou a recreadora Ana Cláudia.