sexta-feira, 26 de junho de 2026

RAQUEL PRESTIGIA O SÃO JOÃO DE SURUBIM E REFORÇA PARCERIA DO GOVERNO DE PERNAMBUCO COM SEGURANÇA E CULTURA NA FESTA DO MUNICÍPIO

Em mais uma celebração dos festejos juninos de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta quinta-feira (25), o São João de Surubim, no Agreste pernambucano, mais um que conta com o apoio do Governo do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cléber Chaparral, a gestora percorreu o Polo Vaquejada, cumprimentou o público e participou da programação da festa, que acontece até 28 de junho. A governadora também acompanhou a central de monitoramento da festa, que garante a segurança do público. 

O apoio do Governo de Pernambuco na festa é realizado por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer e Defesa Social, com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes.

“Temos trabalhado muito pelo Agreste, com investimentos em estradas e obras que fortalecem a infraestrutura da região. Ao mesmo tempo em que investimos em desenvolvimento, valorizamos a cultura e as tradições do nosso povo. O São João movimenta hotéis, bares, restaurantes, comércio e gera emprego e renda, fortalecendo toda a economia da cidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
A programação da festa reúne grandes atrações nacionais e regionais, consolidando a cidade como um dos principais destinos juninos de Pernambuco. A programação desta quinta-feira (25) contou com shows de Eric Land, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão e Natanzinho Lima, reunindo milhares de pessoas no Polo Vaquejada.
“Desde o início da nossa gestão, pensamos grande para fazer uma das maiores festas de São João da história de Surubim. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, tanto na segurança quanto nas atrações, e a presença da governadora aqui nesta noite prestigia ainda mais uma festa que movimenta e impacta positivamente toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral.
Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança para o São João do município, com 1.236 lançamentos operacionais das forças de segurança. A operação integra Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corregedoria e Ouvidoria da SDS, além do emprego de drones para monitoramento aéreo em tempo real, reforço do policiamento ostensivo, triagem nos acessos ao Parque de Vaquejada J. Galdino e ampliação do atendimento à população durante toda a programação.

Estiveram presentes acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Edson Vieira; os prefeitos Araújo (Amaraji), Sérgio Colin (Toritama), Elias Meu Fii (Pombos), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho); o prefeito de Bom Jardim Arsênio dos Minérios, o ex- prefeito de Bom Jardim Janjão e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

CRISE NO PL SE APROFUNDA E ALA DO PARTIDO DEFENDE A SAÍDA DE MICHELLE BOLSONARO DO COMANDO DO PL MULHER

A crise interna no PL ganhou novos contornos nos bastidores da política nacional após a divulgação de um vídeo protagonizado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, no qual ela faz duras críticas ao senador Flávio Bolsonaro, seu enteado e apontado como pré-candidato da legenda à Presidência da República. O episódio desencadeou forte reação dentro do partido e levou uma ala expressiva da sigla a defender mudanças na estrutura de comando do PL, incluindo a retirada de Michelle da presidência do PL Mulher.

Segundo avaliações feitas por integrantes do partido, a repercussão do vídeo provocou desgaste político em um momento considerado delicado para a estratégia eleitoral da legenda. O entendimento desse grupo é de que as declarações públicas da ex-primeira-dama, ao afirmar que teria sido "humilhada" e "maltratada" por Flávio Bolsonaro, acabaram ampliando um conflito familiar para o campo político, produzindo efeitos que podem comprometer o desempenho eleitoral do partido.

Entre as principais preocupações levantadas pelos dirigentes está o impacto da crise junto ao eleitorado feminino. Para integrantes do PL, o episódio dificulta a aproximação de Flávio Bolsonaro com esse segmento, justamente em um momento em que o partido busca ampliar sua presença entre mulheres e fortalecer sua imagem para as próximas disputas eleitorais. Na avaliação dessa corrente, a exposição pública das divergências internas acabou desviando a atenção da pauta política que interessava à oposição.

Outro ponto destacado por integrantes da legenda é que o vídeo retirou o foco das discussões nacionais envolvendo a saída do senador Jaques Wagner da liderança do governo no Senado, assunto que vinha mobilizando o debate político em Brasília. Para esses dirigentes, a repercussão das declarações de Michelle passou a dominar o noticiário, reduzindo o espaço para críticas ao governo federal e alterando a agenda política do momento.

Nos bastidores, o movimento contrário à permanência da ex-primeira-dama no comando do PL Mulher também passou a questionar sua capacidade de exercer funções de grande responsabilidade dentro da estrutura partidária. Lideranças que defendem mudanças avaliam que o episódio demonstraria falta de maturidade política para conduzir um dos segmentos mais estratégicos da legenda, responsável pela articulação das mulheres dentro do partido em todo o país.

Esse mesmo grupo também passou a discutir a conveniência de manter o projeto de candidatura de Michelle Bolsonaro ao Senado pelo Distrito Federal. Embora ainda não exista uma decisão formal, dirigentes defendem que o cenário seja reavaliado diante do desgaste provocado pela crise e dos possíveis reflexos eleitorais que ela poderá produzir ao longo da pré-campanha.

Apesar da pressão interna, a direção nacional do PL trabalha para conter os danos. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, tem atuado nos bastidores para reduzir a tensão entre os diferentes grupos do partido e evitar que o episódio aprofunde as divisões internas. A estratégia é preservar a unidade da sigla e impedir que o conflito comprometa o planejamento eleitoral para as eleições de 2026.

A crise evidencia um momento de forte turbulência dentro do PL, expondo divergências que ultrapassam questões familiares e alcançam diretamente a estratégia política da legenda. Enquanto parte da direção busca preservar Michelle Bolsonaro e minimizar os efeitos do episódio, outra parcela do partido defende mudanças imediatas para evitar novos desgastes e preservar a competitividade da sigla no cenário eleitoral nacional.

PRÉ-CANDIDATO AO SENADO, EDUARDO DA FONTE DEFENDE INTERIORIZAÇÃO DA SAÚDE DURANTE VISITA AO HOSPITAL REGIONAL DE PALMARES

O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, visitou, nesta sexta-feira (26), o Hospital Regional de Palmares (HRP), na Mata Sul de Pernambuco. Durante a agenda, defendeu a interiorização da saúde como prioridade para reduzir a dependência da população em relação aos serviços da Região Metropolitana do Recife.

Principal unidade de saúde da Mata Sul, o HRP atende cerca de 22 municípios e funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e ambulatório. O hospital conta com 173 leitos de média e alta complexidade, distribuídos entre Clínica Médica, Cirurgia, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e UTIs Adulto e Neonatal. A estrutura inclui ainda centro cirúrgico, centro obstétrico, agência transfusional, CME e 46 leitos de observação.

Apesar da estrutura, a Mata Sul possui apenas 0,6 leito hospitalar por mil habitantes, índice inferior à média estadual de 1,3 leito por mil habitantes. O déficit estimado é de aproximadamente 350 leitos, o que mantém a região dependente da capital para atendimentos de maior complexidade.

Ao lado de profissionais da unidade e de lideranças da região, Eduardo destacou que a saúde da Mata Sul precisa de novos investimentos para ampliar a capacidade de atendimento. O parlamentar anunciou que solicitará à governadora Raquel Lyra e ao ministro da Saúde a implantação de um Hemocentro e de uma Central de Regulação de Leitos, além da ampliação dos equipamentos hospitalares e da criação de um Centro de Diagnóstico para a região.

“Defender a interiorização da saúde é garantir que o cidadão tenha atendimento de qualidade perto de onde vive. A Mata Sul ainda depende muito do Recife, e precisamos mudar essa realidade com investimentos que fortaleçam a rede pública e ampliem a oferta de serviços especializados”, afirmou.

A visita contou com a presença dos deputados estaduais France Hacker e Dannilo Godoy; dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul) e Wilson Lima (São João); do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar; do vice-prefeito de Palmares, Neto Melo; da pré-candidata a deputada federal Missionária Michele Collins; do médico oncologista e pré-candidato a deputado estadual Dr. Tarcísio Reis; e do médico cardiologista Dr. João Moraes.

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ENTREGA REQUALIFICAÇÃO DO SERVIÇO WILMA LESSA E VISTORIA OBRAS QUE AMPLIAM ASSISTÊNCIA NO HOSPITAL AGAMENON MAGALHÃES

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), um importante equipamento requalificado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Durante a agenda, a gestora também vistoriou as obras de implantação do novo serviço de hemodinâmica, a reforma da cozinha e acompanhou o andamento das futuras emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega. 

"Tudo que estamos fazendo é pelo cuidado. Estamos investindo aqui, no Hospital Agamenon Magalhães, R$ 100 milhões que se desdobram em várias entregas como esta, garantindo conforto aos trabalhadores e a quem precisa do serviço, que pode ser acolhido de verdade. Não é só para tirar retrato, é para garantir que uma mulher que foi violentada possa, no momento mais difícil da vida dela, estar sendo cuidada", afirmou a governadora Raquel Lyra. 

Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa recebeu melhorias nas instalações elétricas, pintura, climatização, renovação do mobiliário e ações de humanização dos ambientes. Em uma etapa posterior, também será realizada a substituição do piso e das luminárias.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a requalificação integra um amplo conjunto de investimentos que vêm sendo realizados no hospital. "Agora temos o serviço todo reestruturado, requalificado, para poder atender melhor as mulheres que necessitam e também dar mais condição de trabalho com dignidade aos profissionais de saúde que trabalham aqui. A melhora não para", afirmou.
Criado há 25 anos, o Wilma Lessa é referência na rede estadual de proteção às mulheres, pessoas com útero e adolescentes a partir dos 12 anos vítimas de violência sexual. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram contabilizados 481 atendimentos.

A coordenadora do serviço, Sílvia Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura fortalece o acolhimento humanizado oferecido às pacientes. "É extremamente importante requalificar para poder ofertar um melhor acolhimento para essas pessoas que nos procuram. Um serviço requalificado, pode oferecer melhor ambiência, mais conforto e também melhores condições de trabalho. É muito bom trabalhar com ambiente adequado e mobiliário novo", destacou.
VISITAS – Na unidade, a governadora também visitou obras em andamento, como a nova cozinha do hospital, que recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e deve oferecer uma estrutura moderna e adequada para atender pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam diariamente pela unidade. O setor é responsável pela produção de cerca de 4 mil refeições por dia, entre cafés da manhã, lanches, almoços e jantares.

A gestora também acompanhou as obras de implantação do novo Serviço de Hemodinâmica, que recebe investimento de R$ 4 milhões. O setor será totalmente modernizado para ampliar a capacidade de realização de exames e procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, como cateterismos, angioplastias, implantes e trocas de marcapasso, estudos eletrofisiológicos e arteriografias.
Além da Hemodinâmica, seguem em andamento as obras de reforma de um dos prédios do hospital, onde funcionarão as novas emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia, além de espaços destinados ao repouso das equipes médicas.

Também acompanharam a entrega a deputada federal Clarissa Tércio; o deputado estadual Romero Sales Filho, o vereador do Recife, Ronaldo Lopes; e a diretora de Obras de Saúde da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Priscila Giovanna. 

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

SOB GAROA, JOÃO GOMES ARRASTA MULTIDÃO E SÃO JOÃO DE ARCOVERDE ENTRA NA RETA FINAL COM EXPECTATIVA DE NOVA NOITE HISTÓRICA

Nem a garoa persistente, nem o frio típico das noites juninas foram capazes de diminuir a energia do público que tomou conta do Polo Multicultural do São João de Arcoverde na noite desta quinta-feira (25). Em uma das apresentações mais aguardadas da edição de 2026, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um verdadeiro espetáculo de emoção, reunindo milhares de pessoas em um coro coletivo que atravessou gerações e confirmou o enorme prestígio do cantor pernambucano.

Natural de Serrita, no Sertão do Estado, João Gomes mostrou mais uma vez por que se tornou um dos maiores fenômenos da música brasileira dos últimos anos. Com um repertório repleto de sucessos que marcaram sua trajetória, o artista embalou o público do início ao fim da apresentação. A cada canção, fãs cantavam em uníssono, criando um cenário de forte emoção e reafirmando a conexão do cantor com suas raízes nordestinas e com a cultura popular.

Mesmo com a chuva fina que caiu durante parte da noite, ninguém arredou o pé. Famílias inteiras, grupos de amigos e visitantes de diversas cidades permaneceram no espaço para acompanhar cada momento do show, transformando a adversidade do clima em um detalhe diante da grandiosidade da festa. A programação da noite ainda contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando uma sequência de atrações que manteve o público animado até o encerramento.

O sucesso da quinta-feira reforça a força do São João de Arcoverde, considerado um dos mais tradicionais e prestigiados do Nordeste. Ao longo de quase 16 dias de programação, a cidade vem recebendo milhares de turistas de Pernambuco e de diversos estados brasileiros, consolidando-se como um importante destino do calendário junino nacional.

Além do aspecto cultural, o evento também movimenta intensamente a economia local. Hotéis registram elevada ocupação, bares e restaurantes ampliam o atendimento, comerciantes comemoram o aumento nas vendas, enquanto trabalhadores dos setores de transporte, turismo e serviços encontram na festa uma importante oportunidade de geração de renda. O impacto econômico fortalece diversos segmentos e reafirma a importância dos festejos juninos para o desenvolvimento do município.

A expectativa agora se volta para a programação desta sexta-feira (26), quando o Polo Multicultural receberá Ycaro Andrade, Harry Estigado e Nathanzinho Lima. Considerado um dos artistas de maior crescimento no cenário musical brasileiro, Nathanzinho chega embalado por sucessos que dominam as plataformas digitais e promete reunir mais uma multidão em Arcoverde, mantendo o clima de festa e animação na reta final do evento.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o êxito da edição 2026, ressaltando a organização, a segurança e os impactos positivos gerados pelo evento para a população e para a economia do município.

"Estamos vivendo um São João histórico, com grandes atrações, segurança, organização e uma forte movimentação econômica para a cidade. Nesta reta final, teremos mais três dias de muita festa no Polo Multicultural e demais polos no fim de semana, recebendo artistas que estão entre os mais queridos do público. Convidamos todos para continuarem celebrando conosco essa grande festa que valoriza nossa cultura e fortalece Arcoverde", afirmou.

Com público crescente, grandes atrações e uma estrutura elogiada por moradores e visitantes, o São João de Arcoverde caminha para encerrar sua edição de 2026 consolidando-se como um dos eventos juninos mais organizados, seguros e prestigiados do Brasil. A combinação entre tradição, valorização da cultura nordestina, geração de emprego e forte participação popular faz da festa um símbolo da identidade cultural pernambucana e um dos principais motores do turismo regional nesta época do ano.

TERESA LEITÃO RECEBE A MISSÃO MAIS DELICADA DE LULA E COLOCA PERNAMBUCO NO CENTRO DA ARTICULAÇÃO NACIONAL

A política costuma reservar os maiores desafios para aqueles que conquistam a confiança do poder. É exatamente isso que acontece com a senadora Teresa Leitão (PT). Sua escolha para assumir a liderança do Governo Lula no Senado representa muito mais do que uma simples substituição de comando. É um reconhecimento político construído em pouco tempo, mas sustentado por uma atuação consistente, discreta e eficiente.

Lula poderia recorrer a parlamentares mais antigos, experientes ou já consolidados nos bastidores de Brasília. Preferiu apostar em Teresa. A decisão revela que, para o Palácio do Planalto, pesa mais a capacidade de diálogo, a lealdade política e a habilidade de construir consensos do que o tempo de mandato. Em política, confiança é um patrimônio raro, e a pernambucana acaba de receber uma das maiores demonstrações dessa credibilidade.

A missão, entretanto, está longe de ser confortável. O Governo enfrenta um Senado cada vez mais independente e uma agenda legislativa complexa. Projetos considerados prioritários, como o fim da escala 6x1 e a PEC da Segurança Pública, dependerão de uma articulação política intensa, permanente e cuidadosa. Será papel da nova líder abrir canais de negociação, reduzir tensões e construir maiorias em um ambiente onde cada voto pode definir os rumos do governo.

A ascensão de Teresa também confirma um movimento que já vinha sendo desenhado desde o início de seu mandato. A presidência da Comissão de Educação e Cultura do Senado foi o primeiro grande sinal de prestígio dentro da estrutura governista. Agora, a promoção para a liderança do Governo amplia seu protagonismo e a coloca definitivamente entre os principais nomes da articulação política nacional.

Para Pernambuco, a escolha tem um significado igualmente expressivo. O Estado passa a ocupar um espaço privilegiado no núcleo das decisões políticas do Governo Federal. Em um cenário no qual a interlocução entre Executivo e Congresso se torna cada vez mais determinante, Teresa assume uma função capaz de influenciar diretamente o andamento das principais pautas do país.

Existe ainda um componente histórico que não pode ser ignorado. Primeira mulher eleita senadora por Pernambuco, Teresa Leitão amplia esse legado ao assumir um cargo inédito para uma parlamentar pernambucana na estrutura do Governo Federal. Sua trajetória rompe barreiras e fortalece o protagonismo feminino justamente em uma das funções mais estratégicas e desafiadoras do Congresso Nacional.

No fim das contas, Lula não entregou apenas um cargo. Entregou uma responsabilidade que exige equilíbrio, firmeza e capacidade de articulação em alto nível. Ao escolher Teresa Leitão, o presidente faz uma aposta política que pode redefinir a relação do Governo com o Senado. Se conseguir construir as pontes que hoje o Planalto tanto necessita, a senadora não apenas consolidará sua liderança nacional, mas também escreverá um dos capítulos mais relevantes da política pernambucana contemporânea.

No cenário político, os cargos mais importantes não costumam ser destinados aos mais barulhentos, mas àqueles em quem o poder confia. E, neste momento, a maior demonstração de confiança de Lula no Senado atende pelo nome de Teresa Leitão.


MANHÃ DE SANGUE EM PESQUEIRA, DOIS HOMENS SÃO MORTOS A FACADAS EM BAIRROS DIFERENTES

O município de Pesqueira voltou a registrar uma sequência de violência que preocupa moradores e autoridades. Na manhã desta quinta-feira (25), dois homicídios foram registrados em bairros distintos da cidade, ambos cometidos com golpes de faca, reforçando o clima de insegurança que vem tomando conta do município.

O primeiro crime aconteceu no bairro Centenário. A vítima, identificada como Adriano Ricardo Teixeira, de 26 anos, foi encontrada morta em um terreno com diversas lesões provocadas por arma branca. Durante o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística, os peritos constataram que Adriano estava com uma faca em uma das mãos. Informações colhidas no local foram repassadas à equipe da Polícia Civil e podem ajudar a esclarecer as circunstâncias do homicídio.

Pouco tempo depois, um segundo assassinato foi confirmado no bairro Caixa D’Água. Adenildo Ferreira de Araújo, de 34 anos, foi encontrado sem vida em uma trilha da região, também com ferimentos causados por golpes de faca. Neste caso, não houve testemunhas capazes de indicar quem praticou o crime ou qual teria sido a motivação.

Os dois corpos foram periciados e encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A Polícia Civil abriu inquéritos para investigar os homicídios e tenta identificar os autores, além de apurar se existe alguma relação entre os dois casos.

Os assassinatos desta quinta-feira aumentam a sensação de medo entre os moradores de Pesqueira, que acompanham uma sequência de crimes violentos registrados nas últimas semanas. A repetição de homicídios em curto intervalo de tempo tem gerado cobranças por respostas rápidas das autoridades e por ações mais efetivas de segurança pública no município.

Fonte: Portal Agreste Violento.

TORITAMA RECEBE COMITIVA ESTADUAL NESTE SÁBADO PARA INAUGURAÇÃO DE COZINHA COMUNITÁRIA E ANÚNCIO DE MAIS DE R$ 2,4 MILHÕES EM ASFALTO

A cidade de Toritama se prepara para um sábado de grandes conquistas e celebração do avanço urbano e social. Neste sábado, a partir das 16h, o Prefeito Sérgio Colin (PP) recebe a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e a comitiva do Governo do Estado na Rua Padre José Aragão, no Centro (local da antiga CAF). O encontro, aberto ao público, marca uma virada histórica para o município com duas grandes novidades: a inauguração da Cozinha Comunitária, que levará dignidade e alimentação de qualidade para as famílias que mais precisam, e a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início de um grande pacote de pavimentação asfáltica.

Com um investimento total de R$ 2.490.503,77, as obras de infraestrutura vão garantir mais mobilidade, segurança e uma cara nova para o Centro da Capital do Jeans. O projeto de pavimentação contemplará vias importantes da localidade, transformando o dia a dia dos moradores e comerciantes. Entre as áreas beneficiadas estão a Rua Manoel Borba (Trecho 2), Rua Galdino Afonso (trecho do Bar do Pelado), Rua Gercino Tabosa, Rua Manoel Tenório e a Rua Tibúrcio Bezerra da Silva.

Além dessas, os trabalhos também vão recuperar o trecho que liga o final da Rua Joaquim Tabosa ao início da Rua Iraci Teixeira da Silva, estendendo-se até a Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A gestão municipal reforça o convite a toda a população para comparecer e celebrar este marco de desenvolvimento, em parceria com o governo estadual.