sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Urgente - Moradores de Barão de Cocais (MG) são evacuados por risco em barragem


Luciana Quierati

Do UOL, em São Paulo

Cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, em Barão de Cocais (MG), tiveram que deixar suas casas na madrugada desta sexta-feira (8) por causa da barragem Sul Superior da mina Congo Soco, da Vale. O plano de emergência foi acionado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e houve toque de sirenes para avisar a população.

A Vale afirma que deu início ao nível 1 de seu Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração e que a medida é preventiva, tomada após uma consultoria internacional, a Walm, negar a Declaração de Estabilidade à estrutura da mina Congo Soco.


Em entrevista à rádio BandNews FM, o prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos, disse que a barragem está desativada e não se rompeu. Informou que as pessoas foram levadas para escolas e um ginásio poliesportivo, onde ficarão acomodadas temporariamente. 

Em sua página no Facebook, a prefeitura diz ter sido informada que houve um "desnível na estrutura" da barragem.

A ação ocorre exatamente duas semanas depois do vazamento da barragem da Vale em Brumadinho, que fica a cerca de 140 km de Barão de Cocais.

Em nota, a mineradora disse que está intensificando as inspeções na barragem, que será implantado "equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura" e que "está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10)".

Nenhum comentário: