quarta-feira, 30 de março de 2022

O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS PREPARA SUA 30° EDIÇÃO EM JULHO DE 2022





Com a boa notícia da realização do FIG 2022, devido à queda nos números de contaminação pela COVID-19, a coluna resolveu sair um pouco do tema político e adentrar na lembrança deste importante equipamento turístico que gera renda e divisas para Garanhuns e em toda a região. Fizemos um pequeno resumo para lembrar que já são três décadas do evento que faz parte da cena cultural do estado com grande reflexo no país, uma vez que recebemos em Garanhuns visitas de vários estados da federação durante a sua realização. Vamos relembrar um pouco:



O GRANDE EVENTO- O Festival de Inverno de Garanhuns sempre foi realizado anualmente na cidade de Garanhuns, localizada no Agreste Pernambucano. Espetáculos, apresentações e outras manifestações culturais acontecem em diversos pólos (Parque Euclides Dourado, Parque Pau Pombo, Praça Mestre Dominguinhos, Praça Souto Filho (Praça da Palavra), Colunata (Palco da Cultura Popular), e outros. Trata-se de um evento cultural que mistura diversas linguagens e estilos musicais – Rock, MPB, Blues, Jazz, Forró, Música instrumental, Música Alternativa e Música Regional. Destaque também para teatro, literatura, cinema, circo, gastronomia e fotografia.



INTERRUPÇÃO DO FIG- A cada ano o festival sempre atraiu milhares de pessoas de todo o País. Além dos shows, oficinas culturais, exposições de arte, apresentações circenses e outras manifestações culturais, o festival exibe filmes de todos os gêneros. Devido à Pandemia de COVID-19 o festival não foi realizado no ano de 2020 e 2021. Nos anos 90, Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, já era conhecida pela beleza das flores e pelas baixas temperaturas. Mas, desde a década de 80, que o garanhuense Marcílio Reinaux já pensava além das flores, ele estava sentindo falta de um festival multicultural, como ele tinha conhecido em outro estado.




FALA MARCÍLIO REINAUX:
"Na época eu era professor da Universidade Federal de Pernambuco, lecionava a disciplina de história das artes e era convidado para fazer conferências em outras faculdades. Um dia, a Universidade Federal de Sergipe me convidou para participar do Festival de Inverno da Universidade. Eu fui, mas quando cheguei lá não tinha nada de inverno. Quando cheguei em Garanhuns mostrei ao prefeito a ideia riscada no papel de criar um festival de inverno em Garanhuns", disse o idealizador do evento, Marcílio Reinaux.



EDIÇÃO DO FESTIVAL- Em 1991, a prefeitura da cidade na gestão do Prefeito Ivo Amaral, e o governo do estado firmaram parceria. No primeiro material de propaganda do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o anúncio de que o festival teria espaço pra artes plásticas, teatro, dança e música, com shows de Zé Ramalho, Alceu Valença e Dominguinhos.



IVO TINÔ DO AMARAL É O CRIADOR DO FIG, PREFEITO DUAS VEZES E DEPUTADO ESTADUAL POR DOIS MANDATOS






IVO AMARAL- Ivo Amaral, nascido na fazenda Salobro, situada onde hoje é o município de Lajedo, foi prefeito de Garanhuns por duas vezes (1977-1982 e 1989-1992) além de anteriormente, ter sido eleito vereador e vice-prefeito da nossa cidade e, posteriormente, deputado estadual em dois mandatos.
No rol das suas grandes ações estão a instalação do Relógio de Flores, principal ponto turístico da Suíça Pernambucana, inúmeras pavimentações, asfalto, mudança na infra estrutura urbana e a criação do festival de Inverno de Garanhuns (FIG), maior evento cultural local e um dos mais importantes do Estado, que ganha destaque em cada edição a nível Nacional.


A VOLTA DO FIG- Em 2020, o FIG completaria 30 anos de realização ininterrupta se não fosse a pandemia da Covid-19. Ficou um vácuo grande na cena cultural em pleno mês de julho, ver a praça Mestre Dominguinhos vazia, foi muito triste após três décadas de intensa movimentação. E agora com o anúncio da realização da 30° Edição agora em 2022 as esperanças se renovam que possamos viver de volta a uma realidade longe dessa pandemia que tanto mal fez a humanidade.



FALA IVO AMARAL:
“Criado na minha gestão, idealizado pelo jornalista Marcílio Reinaux e abraçado pelo governo do estado, com o então governador Joaquim Francisco que no dizer dele: “comprou a ideia”, o Festival tomou proporções gigantescas e gera uma ativo – financeiro e cultural – inigualável para Garanhuns, mas necessita que todos (estado, município e empresariado) trabalhem em consonância com o projeto.
O Festival de Inverno de Garanhuns não é apenas um legado que deixarei, ele é indissociável daqueles que amam a nossa terra e não querem ver acabar a maior manifestação multicultural do Brasil. O FIG não pertence ao governo do estado ou do município, a nenhum prefeito ou governador, mas sim ao povo de garanhuns e ao pernambucano.”



NA GESTÃO BARTOLOMEU QUIDUTE O FESTIVAL DE INVERNO SE PROFISSIONALIZOU EM QUALIDADE E ESTRUTURA




FIG PROFISSIONAL - A gestão do médico Bartolomeu Quidute promoveu a ampliação e profissionalização do festival de inverno( FIG) fazendo profundas modificações desde a infra-estrutura com a construção de camarotes tubulares sendo a 1ª cidade do interior a ter esta iniciativa em Pernambuco. Toda organização do festival era realizada em Garanhuns. Ele sempre dizia que o festival é de Garanhuns e não em Garanhuns. Trazendo a organização do festival para Garanhuns, conseguiu abrir grandes espaços para nossos artistas desde os atores, locutores, músicos e cantores. Durante o festival tivemos a presença de todas emissoras de televisão com programas transmitidos ao vivo para todo estado e estados vizinhos e o festival foi transmitido pela primeira vez ao vivo para todo país pela TV Cultura. Foi a partir dessa gestão que o FIG foi crescendo todos os anos e chegando a um nível técnico de altíssimo padrão
SIVALDO ALBINO TEM A MISSÃO DE REALIZAR A VOLTA DO FIG E A HISTÓRICA EDIÇÃO DOS 30 ANOS

EDIÇÃO MARCANTE- Prefeito Sivaldo Albino (PSB) já divulga nas suas redes sociais que este ano será realizada a 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. Uma edição histórica que marca a “volta dos eventos” na história de nossa cidade pós pandemia. (Não que tenha acabado a circulação do vírus, isso não aconteceu. Houve uma diminuição em larga escala, mas todos devem tomar cuidados básicos). Paulo Câmara já garantiu a Sivaldo toda atenção dos órgãos governamentais para a realização do evento. Sivaldo já esteve reunido com o Secretário de Cultura do Estado, Marcelo Canuto, para afinar os pontos da realização do Festival de Inverno de Garanhuns.



EDITAL DO FIG - O governo já publicou o edital de chamamento para o Festival de Inverno para a contratação de artistas para os inúmeros palcos do evento. Em tempo, a volta do Festival de Inverno de Garanhuns será possível graças ao avanço da vacinação em Garanhuns e Pernambuco, que fez cair de forma acentuada o número de infectados pelo coronavírus. É importante que se observe que o governo e a prefeitura estão sintonizados pra que haja uma harmonia e acima de tudo muita segurança para o população a nível de medidas que eventualmente se tornarem necessárias.
(A matéria contou como fonte de pesquisa o blog do Anchieta Gueiros, Diário de Pernambuco e o Blog do Roberto Almeida)

Nenhum comentário: