terça-feira, 15 de abril de 2025

DEPUTADO LULA DA FONTE SE REÚNE COM MINISTRA ESTHER DWECKNE RESSALTA IMPORTÂNCIA DA CHAMADA DOS CONCURSADOS DA PRF

Deputado Lula da Fonte se reúne com ministra Esther Dweck e ressalta importância da chamada dos concursados da PRF
O deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), se reuniu nesta segunda-feira (15) com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para tratar da chamada de aprovados no concurso nacional de 2021 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), vigente até dezembro de 2025.

Durante o encontro, o parlamentar destacou a importância da recomposição do efetivo da corporação, visto que, segundo recomendação do Tribunal de Contas da União(TCU), o efetivo ideal para sanar as demandas do país na categoria, seria de 18 mil agentes, contando hoje com apenas 13 mil. Como encaminhamento, a equipe do ministério irá elaborar uma nota técnica para avaliar a viabilidade de novas chamadas, bem como a possibilidade de ampliação do quadro por meio de futuros concursos.

“Esse é um tema importante para a segurança pública do país. Há aprovados aptos e motivados a assumir, e estamos dialogando com responsabilidade para que o governo avalie, com base nos dados e nas necessidades da PRF, a possibilidade de avançar nessa pauta. A ministra Esther Dweck foi muito receptiva, atenta aos dados apresentados e demonstrou sensibilidade em relação à importância do tema. Posteriormente, com a aprovação da PEC da Segurança Pública, as atribuições da PRF irão aumentar ainda mais, e fortalecer esse efetivo diz respeito a um tema importante para salvaguardar e preservar a segurança pública do país”, afirmou o deputado federal Lula da Fonte.

O parlamentar recebeu, na segunda-feira, 07, o representante da comissão de aprovados, Yrwing Henrique, que apresentou dados atualizados sobre a situação da PRF. Segundo a comissão, há atualmente cerca de 213 cargos vagos, com previsão de chegar a 500 até o fim do ano. Dos aproximadamente 700 aprovados, entre 450 e 500 estariam prontos para assumir. Desse total, 115 são mulheres e 70 são pernambucanos. A análise da possibilidade de novas chamadas e concursos é fundamental para fortalecer a atuação da corporação e garantir mais segurança à população.

Nenhum comentário: