terça-feira, 29 de julho de 2025

EM CARUARU, JUVENTUDES DO SEMIÁRIDO PROTAGONIZAM DEBATES CLIMÁTICOS NA ETAPA CAATINGA, PREPARATÓRIA PARA A COP30

Entre esta segunda (28) e terça-feira (29), o município de Caruaru, Agreste do Estado, sedia um importante evento rumo à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá no próximo ano em Belém do Pará. A Etapa Caatinga reúne centenas de jovens, lideranças sociais, representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil com o propósito de ouvir as juventudes do semiárido e elaborar propostas concretas que expressem as urgências e demandas de quem vive e resiste neste bioma, um dos mais vulneráveis e resilientes do Brasil. A iniciativa, realizada com o apoio do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), marca a força da construção coletiva em torno da justiça climática.

Em meio a debates, rodas de diálogo e trocas culturais, o evento visa reafirmar que o enfrentamento à crise ambiental precisa, necessariamente, considerar as vozes de quem mais sente seus impactos. As propostas elaboradas pelas juventudes durante a programação desta etapa serão consolidadas e levadas à delegação brasileira que participará da COP30, garantindo que as vozes do Nordeste estejam representadas no evento internacional. Presente na abertura da etapa e também na plenária “Juventudes nos Biomas”, a Secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Yanne Teles, destacou a importância de espaços como esse para a formulação de políticas públicas com base no território e na escuta ativa. “É fundamental garantir que os jovens do semiárido estejam não só presentes, mas liderando as discussões sobre clima. A Caatinga tem resistido ao longo dos séculos, assim como suas juventudes, e é essa força que levamos para a COP30”, afirmou a gestora.
Pela primeira vez realizada no Brasil, a COP reunirá chefes de Estado, cientistas, ambientalistas, juventudes e movimentos sociais de todo o mundo com o objetivo de pactuar compromissos concretos no combate à crise climática global. A conferência representa uma oportunidade histórica para que os biomas brasileiros ganhem centralidade nas discussões internacionais sobre clima, e para que territórios como a Caatinga, muitas vezes invisibilizados, conquistem reconhecimento e incidência política.

Fotos: Luiz Fesari/SCJ-PE

Nenhum comentário: