Pernambuco está entre os 18 estados brasileiros que estão no Fonesa, no RS
Estratégias conjuntas de enfrentamento à Influenza Aviária nos estados foi o tema central das discussões entre 18 estados brasileiros que se reuniram durante dois dias no Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), dentro da programação da 48ª Expointer, que segue até domingo (07), em Esteio-RS. Rastreabilidade, ação de prevenção e controle da doença também estiveram na pauta do encontro. Pernambuco foi representado por equipe da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária no colegiado que encerra hoje (04). Nesta tarde, participaram do evento, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Marcelo Mota, e o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum.
Para o diretor-presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes, é importante a troca de experiências e alinhar estratégias para fortalecer as ações de vigilância e resposta frente aos grandes desafios zoosanitários que implicam na produção animal e vegetal e na segurança dos alimentos. O gestor participou da reunião com a superintendente estadual de Inspeção e Defesa Animal, Samy Bianchini, e a fiscal Estadual Agropecuária, coordenadora do Programa Estadual de sanidade avícola, Verônica Fabre. A deputada estadual deputada Débora Almeida também integrou a comitiva pernambucana no Fórum.
“Assuntos de defesa e fiscalização são importantes e a nossa participação aqui traz muito conhecimento, informações, aprendizado e articulações para construir as estratégias de atuação para o caso de enfrentamento à gripe aviária”, avaliou o diretor-presidente da Adagro. Ele acrescentou que nesse mês de setembro, será realizado em Arcoverde-PE uma capacitação com todos os técnicos das regionais da Adagro, fiscais e assistentes, para preparar a defesa para enfrentar eventuais emergências.
"Estamos com a situação sob controle, mas em vigilância permanente para a prevenção da doença e a tomada de ações necessárias", falou a fiscal Verônica Fabre, que destacou a importância de se conhecer as estratégias que estão sendo implantadas por outros estados. O presidente do Fonesa, Otamir César Martins, destacou o colegiado como um espaço estratégico para discutir a defesa agropecuária do país, com a construção de um diálogo e a cooperação entre estados, para uma pecuária cada vez mais segura e sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário