Firmado em Brasília pela governadora Raquel Lyra (PSD) e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o acordo sela anos de articulação política e administrativa conduzida pelo gestor municipal, em parceria com o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Edilson Tavares (PP). Juntos, eles transformaram a variante da BR-104 em prioridade absoluta da pauta de Toritama, defendendo a obra como essencial para o desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste.
O investimento previsto é da ordem de R$ 146 milhões e representa mais do que uma intervenção viária. Trata-se de uma resposta concreta a um problema histórico: o intenso tráfego de caminhões e carretas que corta o perímetro urbano da cidade, comprometendo a mobilidade, a segurança e o dinamismo comercial local. A nova variante terá quase 7 quilômetros de extensão e permitirá que o fluxo pesado seja desviado do centro, devolvendo à cidade mais fluidez e qualidade de vida.
Sérgio Colin destacou que o avanço só foi possível graças a uma agenda persistente de diálogo institucional. O prefeito esteve diversas vezes em Brasília e no Palácio do Campo das Princesas, articulando com o Governo Federal, o Estado e o Congresso Nacional. Segundo ele, o apoio do senador Fernando Dueire foi decisivo para que o projeto deixasse o campo das intenções e avançasse para a etapa técnica e jurídica.
“Essa é uma obra que Toritama espera há muito tempo. Foram inúmeras reuniões, muitas idas e vindas, sempre com o objetivo de destravar esse projeto. Hoje, com o acordo assinado, temos a certeza de que o trabalho sério e a boa política geram resultados concretos. A variante vai resolver o trânsito da BR-104 no perímetro urbano e trazer mais dignidade para o povo da Capital do Jeans”, afirmou o prefeito.
Além de melhorar a mobilidade, a expectativa da gestão municipal é que a obra impulsione a economia local, facilite o escoamento da produção têxtil e contribua para a reorganização do comércio no centro da cidade. Com menos tráfego pesado, a área urbana tende a ganhar mais segurança para pedestres e motoristas, além de novas possibilidades de requalificação dos espaços públicos.
Com o envolvimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Toritama agora entra em uma nova fase, marcada pela consolidação dos projetos e pelos preparativos para a execução da obra. Para a gestão de Sérgio Colin, o avanço da variante da BR-104 simboliza não apenas uma conquista administrativa, mas um divisor de águas para o desenvolvimento sustentável de toda a região.
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