Um carnaval diferente

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

ADAGRO ORIENTA PRODUTORES SOBRE BIOSSEGURIDADE EM GRANJAS AVÍCOLAS DE PERNAMBUCO

Medidas preventivas são fundamentais para garantir a saúde das aves, a qualidade da produção e a sustentabilidade do setor

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) orienta produtores rurais sobre a importância da adoção de medidas de biosseguridade nas granjas avícolas, consideradas fundamentais para a prevenção de doenças e o fortalecimento da produção no estado.

Para o diretor-presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes “a Além de proteger os animais, essas medidas garantem a segurança econômica do setor, evitando enfermidades graves, como a Influenza Aviária e a Doença de Newcastle, que podem causar prejuízos econômicos, bloqueios nas exportações e riscos à qualidade dos alimentos. Ele destaca que a adoção de medidas de biosseguridade contribui diretamente para a saúde das aves, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade do setor avícola.

Entre as principais recomendações estão a instalação de barreiras físicas, como cercas, portões e barreiras sanitárias, com o objetivo de controlar o acesso aos aviários.A Agência também destaca a necessidade do uso de botas e roupas de proteção por todas as pessoas que acessam as instalações, reduzindo o risco de contaminação. Outra medida importante é o telamento adequado dos aviários, com telas de uma polegada (2,54 cm), para impedir a entrada de animais e vetores de doenças.

Além disso, a Adagro orienta a realização de análises periódicas da água e da ração utilizadas na criação, garantindo a qualidade e a segurança da alimentação das aves. O monitoramento diário da saúde dos animais é essencial para a identificação precoce de sinais de enfermidades.

A coordenadora do Programa de Sanidade Avícola da Adagro, Wanessa Noadya, reforça a importância da notificação imediata em caso de suspeita de doenças, permitindo a adoção rápida de medidas de controle e a proteção da avicultura no estado. As notificações podem ser feitas nos escritórios da Adagro mais próximos, por meio da Ouvidoria, pelo número 0800 081 1020, pelo e-mail ouvidoria@adagro.pe.gov.br, ou ainda pelo sistema e-Sisbravet, disponível no site da Agência.

Atuação da Adagro – Antes de fiscalizar, a Agência atua de forma orientativa, informando as normas de biosseguridade e de cadastro com o objetivo de blindar as propriedades e reduzir os riscos de introdução de enfermidades. Por meio da vigilância ativa e da coleta de amostras, a Adagro certifica a ausência de doenças de importância sanitária, permitindo o escoamento da produção e o acesso a mercados mais exigentes.

Em situações de emergência sanitária, a atuação é reforçada pela equipe oficial, que possui competência técnica e legal para intervir rapidamente, com a interdição de áreas, investigação epidemiológica e controle de focos, evitando que um problema localizado se transforme em uma crise generalizada.

Biosseguridade na avicultura – A biosseguridade é o conjunto de práticas e barreiras físicas e químicas adotadas para impedir a entrada e a disseminação de doenças nas granjas. Na criação intensiva, a prevenção é a melhor opção.

 

Nenhum comentário: