quarta-feira, 14 de junho de 2023

ESCRIVÃ É ENCONTRADA MORTA APÓS FAZER DENUNCIAS DE ASSÉDIO E PRESSÃO PSICOLÓGICA

A Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) investiga as circunstâncias da morte da escrivã Rafaela Drummond, de 31 anos, encontrada sem vida na cidade de Antônio Carlos, na última sexta-feira (9).

Segundo informações do Metrópoles, a policial havia protocolado diversas denúncias de assédio moral e sexual, além da pressão psicológica devido à sobrecarga no trabalho.

O caso foi registrado como suicídio. A PC-MG abriu inquérito após o vazamento de áudios em que a vítima detalha situações de violência psicológica e perseguição na instituição.

O Sindicato dos Escrivães da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindep-MG) confirmou ter sido procurado por Rafaela há última semana, com as denúncias dos crimes, mas o teor dos relatos não foi divulgado. Segundo familiares, ela teria pedido transferência em razão das condições trabalho.

OUTRAS DENÚNCIAS

O Sindep informou ainda ter recebido outras denúncias e programado uma visita técnica à regional.

No entanto, não houve tempo hábil para intervenção antes da morte da jovem. A organização alega que entrou em contato com as autoridades para cobrar providências cabíveis, e que a morte da escrivã “não é um caso isolado”.

“Ainda no sábado (10) entramos em contato com a Chefe de Polícia e falamos da necessidade de investigar o caso. Temos informações de que há outros colegas adoecidos naquela unidade”, informou o sindicato. 

CASSAÇÃO DE MORO CADA DIA MAIS PRÓXIMA

TRE une ações de PL e PT que podem levar à cassação de Moro - Investigações protocoladas pelo PL e pelo PT pedindo a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), vão passar a ser analisadas de forma conjunta. As ações foram ajuizadas pelos partidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em abril deste ano. Na decisão, apresentada nesta terça-feira pelo desembargador Mario Helton Jorge, o magistrado defende a reunião das apurações por entender que os dois processos apresentaram os mesmos argumentos e pedidos de busca e apreensão, realização de oitivas e avaliação da cassação do mandato de Moro. As duas ações questionam, junto ao TRE, os gastos de Moro durante a pré-campanha nas eleições de 2022, quando o ex-juiz ainda se apresentava como aspirante a candidato à presidência. Foram movidas pelo diretório do PL no Paraná e pela Federação Brasil da Esperança, que além do PT, reúne PCdoB e PV. Em ambas provocações, os partidos alegam que o agora senador e os demais integrantes da chapa ao Senado teriam se beneficiado da verba para disputa presidencial para concorrer a um cargo "de menor visibilidade". Ao juntar a documentação referente às duas ações, Heitor Jorge pediu deferimento de pedidos de informação, por exemplo, aos diretórios estadual e nacional do Podemos — legenda pela qual Moro se posicionava como pré-candidato à presidência, em 2022 — e aos diretórios estadual e nacional do União Brasil, legenda pela qual o ex-juiz concorreu a senador pelo Paraná. Do ponto de vista dos crimes eleitorais, o magistrado entende que houve uma captação e gastos ilícitos de recursos, o conhecido caixa 2, abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e a gravidade dos fatos expostos.

LULA ESTREIA PROGRAMA NA INTERNET E DIZ "NÃO PRECISA INVADIR TERRAS"


“Não precisa invadir terra” - Na estreia do seu programa semanal nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não há motivos para invasões de terras e que o governo estuda critérios para retomar a reforma agrária no país. Um levantamento sobre terras ociosas está sendo feito pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que o governo discuta os assentamentos com os movimentos sociais. “Eu disse ao (ministro do Desenvolvimento Agrário) Paulo Teixeira que não precisa mais invadir terra. Se quem faz o levantamento da terra improdutiva é o Incra, a partir daí vamos discutir a ocupação dessa terra. Não precisa ter barulho, guerra. O que precisa ter é competência e articulação”, declarou o presidente. Lula teceu elogios ao agronegócio brasileiro e disse que
“nunca teve problemas” com o setor. “Eu nunca tive problemas com agronegócio. Governei oito anos  esse país e eles (os produtores rurais) sabem o que nós fizemos. Sabem que temos muita responsabilidade com o salto de qualidade que deu a agricultura brasileira por causa do financiamento que nós fazíamos”, disse Lula

PSD GARANTE VOTOS A ZANIN

PSD garante apoio a Zanin - Os senadores do PSD decidiram apoiar a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). A sigla tem a maior bancada da Casa legislativa, com 15 parlamentares. O anúncio do apoio foi feito pelo líder do PSD, senador Otto Alencar (BA). Na quarta-feira da semana que vem, o ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, se aprovado, ocupará a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. “A bancada presente fechou questão em apoio a ele ao Supremo Tribunal Federal. É uma reunião do PSD”, disse Alencar. Além do encontro com o PSD, Zanin também participou de reuniões com os senadores Lucas Barreto (PSD-AP), Plínio Valério (PSDB-AM), Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Dr. Hiran (PP-PR), Alessandro Vieira (PSDB-SE) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PE) — vice-presidente da Casa e relator da sabatina.

MINISTÉRIO DO TURISMO VIRA NÓ PARA O PLANALTO

Turismo vira nó para Planalto - Sob risco de perder o cargo, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ganhou sobrevida até pelo menos amanhã. A decisão foi comunicada, ontem, pelo Planalto, após encontro entre a titular da pasta e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presença dela está confirmada na reunião ministerial convocada pelo chefe do Executivo para esta quinta-feira. A saída de Daniela é uma exigência do União Brasil. O partido insiste que ela seja trocada pelo deputado Celso Sabino (UniãoPA). Em troca, a legenda daria mais votos ao governo em projetos que tramitam na Câmara. Apesar de compor a base, a sigla entregou menos votos a propostas do Executivo em pautas estratégicas — como a do marco do saneamento — do que o Republicanos e o PP, por exemplo. Caso Lula não ceda à demanda, parlamentares do União ameaçam ir para a oposição, complicando a já delicada situação do governo no Congresso. Lula só deve bater o martelo após ouvir lideranças de outros partidos, do União Brasil e o próprio Celso Sabino. A orientação do presidente seria para permitir que Daniela apresente seus feitos à frente da pasta antes de sair, deixando claro que a decisão foi política, e não pela capacidade técnica da ministra. 

CERCO SE FECHA E GOVERNO IMPÕE DERROTAS A BOLSONARO

Governo impõe derrotas a Bolsonaro - O governo mostrou força na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro e conseguiu aprovar a convocação de nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, evitou que seus integrantes e ex-membros fossem chamados a depor. Entre os que serão convocados inicialmente estão o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres e o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. Além dos dois, serão chamados Braga Netto, ex-ministro da Defesa, do governo Bolsonaro; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); general Dutra, ex-chefe do Comando Militar do Planalto; e Jorge Eduardo Naime Barreto, coronel responsável pelo Departamento Operacional da Polícia Militar do DF. Como pretendido pelo governo, foi rejeitado o requerimento para a convocação do ex-ministro-chefe do GSI na gestão Lula, Gonçalves Dias, e do ministro da Justiça, Flávio Dino. A comissão também refutou ouvir Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e ex-interventor federal na segurança pública do DF; e Saulo Moura Cunha, ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nomeado pelo atual governo. 
Celular do ex-presidente - A CPMI dos atos golpistas apertou o cerco, ontem, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao aprovar o requerimento para ter acesso a dados extraídos pela Polícia Federal (PF) de seu celular. Em outro documento aprovado em bloco, os deputados e senadores conseguiram acesso às informações contidas nos celulares de Mauro Cid e Ailton Barros, que discutiram a aplicação de um golpe em trocas de mensagens após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois requerimentos foram apresentados pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). O parlamentar solicitou ao diretor-geral da PF, Andrei Passos, os dados obtidos pela corporação por meio da Operação Venire, que investiga fraudes nos cartões de vacinação da família Bolsonaro.
O alvo - A quebra de sigilo dos celulares de Jair Bolsonaro é considerada peça-chave para os petistas colocarem o ex-presidente no epicentro dos atos de 8 de janeiro. O PL vai monitorar esse movimento, mas já definiu que esse assunto não cabe à legenda. A ordem entre os deputados do partido é seguir a toada do presidente da Câmara, Arthur Lira, que, ao se referir ao ex-assessor enroscado na operação que investigou compra de kits de robótica, mencionou que cada um cuide do seu CPF. No caso dos atos golpistas, Bolsonaro terá que responder na “pessoa física”.

ÁLVARO PORTO PARTICIPA DE ENTREGA DE MEDALHAS A TERESA DUERE E CARLOS PORTO

Álvaro Porto participa de entrega de medalhas a Carlos Porto e Teresa Duere, no TCE
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, acompanhou, nesta sexta-feira (14.06), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a entrega da Medalha Nilo Coelho aos ex-conselheiros Carlos Porto e Teresa Duere. Maior honraria concedida pelo tribunal, a homenagem se deu em reconhecimento aos serviços prestados pelos dois ex-integrantes da Corte da Casa a Pernambuco.
Bastante emocionado, Carlos Porto agradeceu as homenagens recebidas. “Muito me emociona esta homenagem partindo da Casa. As palavras do presidente (conselheiro Ranilson Ramos), de maneira de descontraída, expressaram a minha passagem e a da conselheira Teresa Duere pela Casa”. O ex-conselheiro enfatizou que ele e Teresa procuraram dar o melhor ao tribunal e a Pernambuco no tempo em que estiveram no Pleno. “Pela graça e bondade dos nossos ex-colegas, fomos agraciados. Agradecemos a gentileza que, com certeza, a exemplo do que fizemos até agora, procuraremos honrar”, frisou.
Realizado na sala de reuniões do Pleno, o evento reuniu os atuais conselheiros e servidores do tribunal, autoridades e familiares dos homenageados. Irmão de Carlos Porto, o presidente da Alepe destacou ser uma honra poder acompanhar uma homenagem tão apropriada a quem tanto contribuiu com o TCE e com o Estado. “Carlos Porto e Teresa Duere tiveram trajetórias brilhantes como deputados e como conselheiros. É muito satisfatório ver o reconhecimento ao trabalho e à história dos dois”, disse.
Deputado estadual por três mandatos, entre 1979 e 1990, Carlos Porto de Barros foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 1990, pelo então governador Carlos Wilson. Decano da Instituição, assumiu a presidência da Casa por quatro ocasiões, sendo o último mandato no biênio 2016-2017. Dentro do Conselho do TCE, ocupou todos os cargos. Sua cadeira foi ocupada, em maio, pelo advogado Eduardo Porto.
Teresa foi deputada estadual por três mandatos, entre 1993 e 2002. A nomeação como conselheira do TCE ocorreu em 2002, pelo então governador Jarbas Vasconcelos. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de conselheira, sendo presidente da Casa no biênio 2012-2013. Dentro do Conselho do Tribunal, ocupou todos os cargos, sendo presidente da Primeira e Segunda Câmara, corregedora, ouvidora e diretora da Escola de Contas. Foi substituída no mês passado pelo ex-deputado Rodrigo Novais.

Fotos: Lucas Patrício

PREFEITO DE GARANHUNS EMITE NOTA DE AGRADECIMENTO A DOM PAULO JACKSON

Nota de agradecimento
O prefeito Sivaldo Albino, em nome do povo de Garanhuns, vem a público agradecer o Bispo Dom Paulo Jackson Nóbrega por sua dedicação, liderança e trabalho exitoso ao longo de seu bispado da Diocese de Garanhuns, com reconhecidos avanços cristãos e na estrutura da Diocese.

Dom Paulo Jackson deixa como legado uma Igreja cristã, solidária, consciente e participativa. É simbólico que nosso último encontro tenha sido nesta Trezena de Santo Antônio, que conduzimos juntos, Diocese e Governo Municipal, resgatando a Festa do Padroeiro, fortalecendo a fé cristã e alegria. Estivemos juntos e dialogando em diversas outras celebrações e reuniões, com a certeza que a fé e o trabalho conduzem uma cidade, um povo e uma região a dias melhores.

Estaremos sempre à sua disposição, e desejamos todo sucesso em sua nova missão, como Arcebispo de Olinda e Recife, nomeado pelo Papa Francisco, em substituição ao também muito querido, Dom Fernando Saburido. Foram oito anos em Garanhuns, nos quais vimos sua projeção, merecida e com responsabilidade. Atualmente é presidente Regional Nordeste 2 da CNBB e segundo vice-presidente nacional da instituição católica.

Que Santo Antônio o conduza, Cristo esteja ao seu lado e em nome de Deus leve a fé a esperança, sabendo que deixa em Garanhuns fiéis e amigos que sempre estarão com seus ensinamentos presentes em nosso cotidiano.

Deus te abençoe, Dom Paulo, Garanhuns te agradece!

Garanhuns, 14 de junho de 2023

Sivaldo Rodrigues Albino
Prefeito de Garanhuns