segunda-feira, 9 de junho de 2025

GOVERNO DE PERNAMBUCO LIBERA SEGUNDO REPASSE DO INVESTE ESCOLA

Governo de Pernambuco amplia investimentos em escolas estaduais com novo repasse do Programa Investe Escola

Em mais um passo decisivo para fortalecer a educação pública, o Governo de Pernambuco anunciou o segundo repasse de recursos do Programa Investe Escola 2025, beneficiando diretamente 1.026 escolas da rede estadual com o montante de R$ 50 milhões. A ação integra um pacote mais amplo de investimentos previsto até o final deste ano, que totalizará R$ 200 milhões destinados à melhoria da infraestrutura e das condições de ensino em todas as regiões do estado.

Os recursos são transferidos por meio do InvestCard, um cartão corporativo entregue às unidades escolares, permitindo maior autonomia na gestão dos valores. Com isso, cada escola poderá direcionar os investimentos de forma mais ágil e personalizada, conforme as necessidades locais. Entre os usos mais comuns estão a compra de equipamentos para aulas práticas, reformas estruturais, manutenção predial, pintura, serviços de capinação e outros ajustes que garantam um ambiente mais seguro e acolhedor para estudantes, professores e funcionários.

Esse segundo repasse simboliza o compromisso do governo estadual com uma política educacional que vai além da sala de aula, buscando também promover dignidade, conforto e qualidade de vida no cotidiano escolar. A iniciativa reforça a importância de uma gestão descentralizada e participativa, dando às escolas poder de decisão sobre como aplicar os recursos, de maneira eficiente e transparente.

O Programa Investe Escola tem sido elogiado por diretores e coordenadores pedagógicos, que destacam a agilidade e praticidade do sistema via cartão. Segundo gestores de unidades já beneficiadas, melhorias simples como troca de ventiladores, reparo de telhados ou aquisição de material para laboratórios têm feito grande diferença na motivação dos alunos e na qualidade do ensino ofertado.

Com esse investimento robusto, o Governo de Pernambuco demonstra que fortalecer a educação pública passa, necessariamente, por valorizar o espaço escolar. “A escola é o lugar onde sonhos começam. Investir nela é investir no futuro do nosso estado”, declarou uma gestora da Secretaria de Educação.

Até dezembro, novas liberações de recursos estão previstas, com o objetivo de alcançar 100% das escolas estaduais. A expectativa é que, ao final do ciclo de repasses, as unidades estejam mais preparadas para os desafios do ensino contemporâneo, com infraestrutura adequada para garantir uma formação integral aos estudantes pernambucanos.

Com uma visão estratégica e foco no protagonismo das unidades escolares, o Investe Escola 2025 reforça o papel da educação como motor do desenvolvimento social, regional e humano em Pernambuco.

SAIBA QUEM É MIGUEL URIBE, SENADOR E PRÉ-CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA COLÔMBIA, VÍTIMA DE ATENTADO A TIROS

O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, pré-candidato à presidência da Colômbia pelo partido de direita Centro Democrático, foi vítima de um atentado a tiros na noite de ontem (7). O ataque ocorreu durante um comício em Fontibón, distrito da capital Bogotá. Uribe foi atingido na cabeça e no joelho por disparos efetuados por um adolescente de 14 anos e precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência. Segundo boletim médico divulgado neste sábado (8), seu estado de saúde é considerado crítico, com prognóstico reservado.

TRAJETÓRIA POLÍTICA E FAMILIAR

Miguel Uribe é uma figura em ascensão na política colombiana. Atual senador eleito em 2022 com uma das maiores votações do país, ele oficializou sua pré-candidatura à presidência para as eleições de 2026 em março deste ano, despontando como favorito entre os nomes do Centro Democrático, partido fundado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Uribe Turbay é neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala (1978–1982) e filho da jornalista Diana Turbay, morta em 1991 durante uma operação de resgate após ter sido sequestrada pelo cartel de Medellín, comandado por Pablo Escobar. Essa herança política e pessoal marcou sua trajetória desde o início da vida pública.

FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA
Advogado de formação pela Universidad de los Andes, Miguel Uribe também possui mestrados em Políticas Públicas e Administração Pública, este último concluído na Universidade Harvard. Ele iniciou sua carreira como vereador de Bogotá, onde chegou a presidir a câmara distrital em 2014. Depois, atuou como secretário de Governo da capital colombiana na gestão de Enrique Peñalosa, entre 2016 e 2018.
Em 2019, lançou candidatura independente à prefeitura de Bogotá, obtendo mais de 427 mil votos e ficando em quarto lugar.

POSICIONAMENTO E PROPOSTAS
Sua atuação no Senado tem sido marcada por críticas contundentes ao governo do atual presidente Gustavo Petro e por uma agenda focada em segurança pública, transporte multimodal, defesa do meio ambiente e geração de empregos. Dentro do Centro Democrático, é visto como um nome de renovação com discurso firme, mas conciliador.

REPERCUSSÃO DO ATENTADO
O atentado reacendeu o debate sobre a segurança dos pré-candidatos em campanha, especialmente diante da escalada da violência política no país. Autoridades investigam as motivações do ataque e a possível articulação por trás da ação do adolescente apreendido.

A classe política colombiana, de diferentes espectros ideológicos, manifestou solidariedade a Miguel Uribe e à sua família. A expectativa agora é pela evolução do quadro clínico do senador, que segue sob cuidados intensivos em uma unidade hospitalar de Bogotá

EDUARDO DA FONTE SOLICITA CRIAÇÃO DE DELEGACIA ESPECIAL DE PROTEÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PERNAMBUCO

Eduardo da Fonte solicita criação de Delegacia Especial de Proteção à Pessoa com Deficiência em Pernambuco
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) encaminhou um ofício à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, solicitando a criação de uma Delegacia Especial de Proteção à Pessoa com Deficiência no estado. A proposta visa garantir um atendimento mais eficaz, humanizado e especializado às pessoas com deficiência que sofrem com violência, abusos e discriminação.

Na solicitação, o parlamentar destaca que Pernambuco deve seguir o exemplo de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pará e Goiás, que já contam com delegacias dedicadas exclusivamente à proteção desse público. Segundo Eduardo da Fonte, a iniciativa está em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que assegura o direito à proteção contra qualquer forma de violência ou tratamento degradante.

“A criação de uma delegacia especializada é um passo fundamental para a garantia da dignidade e dos direitos da pessoa com deficiência. Precisamos de estruturas adequadas e equipes preparadas para atender essas vítimas de forma acolhedora e eficiente”, afirmou o deputado.

No ofício, Eduardo da Fonte solicita que a delegacia conte com estrutura física acessível, equipe multidisciplinar e protocolos de atendimento alinhados às diretrizes nacionais. A proposta reforça o compromisso do parlamentar com a defesa da cidadania e da inclusão social em Pernambuco.

MAGNO MARTINS RESGATA MEMÓRIA POLÍTICA POLÍTICA DE PERNAMBUCO EM "OS LEÕES DO NORTE"

O jornalista Magno Martins lança nesta segunda-feira (9), no Recife, sua mais nova obra: Os Leões do Norte, um mergulho sensível e minucioso na trajetória de 22 ex-governadores que comandaram Pernambuco entre os anos de 1930 e 2022. Com a precisão de quem transita com autoridade pelos bastidores da política pernambucana, Magno reúne minibiografias que revelam não apenas feitos administrativos, mas também os dramas, os conflitos e os bastidores de decisões que marcaram a história do estado. Com o intuito de preservar a memória política e institucional de Pernambuco, o autor lança um olhar crítico e, ao mesmo tempo, afetuoso sobre os protagonistas de décadas decisivas para o rumo da administração pública estadual.

A ausência de Raquel Lyra, atual governadora, é justificada: a obra se propõe a tratar apenas de ex-gestores. A lista parte de Carlos de Lima Cavalcanti, primeiro retratado, e percorre nomes simbólicos como Barbosa Lima Sobrinho, Agamenon Magalhães, Miguel Arraes, Marco Maciel, Eduardo Campos e Paulo Câmara. O livro não se restringe ao registro dos marcos administrativos, mas também revisita períodos turbulentos como o golpe militar de 1964, que destituiu Arraes e o forçou ao exílio por 14 anos. A narrativa destaca, ainda, a renúncia de Agamenon ao governo para ocupar o Ministério da Justiça de Getúlio Vargas, sinalizando a influência nacional de alguns dos personagens retratados.

Na entrevista concedida ao Jornal do Commercio, Magno ressalta que o projeto nasceu do desejo de impedir o esquecimento de figuras centrais da política local. Em suas palavras, a motivação foi combater a alienação histórica de boa parte da juventude. “Você vai às escolas e as pessoas não têm noção de quem foi Miguel Arraes, não sabem o que foi o ciclo da indústria química, nem quem foram os governadores biônicos ou interventores”, lamenta. O livro, nesse sentido, cumpre também uma função educativa, atuando como ponte entre gerações ao reavivar episódios como a proibição de banho de mar em Boa Viagem durante a gestão de Joaquim Francisco, em meio à crise do cólera.

Os Leões do Norte é fruto de dois anos de pesquisa intensa, sustentada por consultas a arquivos públicos, livros, reportagens, artigos digitais e entrevistas. Magno revisita com particular emoção as trajetórias de Miguel Arraes — cuja volta do exílio em 1986 ele acompanhou como repórter — e de Marco Maciel, lembrado por sua contribuição decisiva à interiorização das telecomunicações no estado. Segundo ele, mesmo em tempos sem internet, Maciel levou a telefonia a todos os municípios pernambucanos, o que, à época, era um feito logístico e político de peso.

Com prefácio assinado pelo advogado Maurício Rands, o livro conta ainda com depoimentos de nomes de peso do jornalismo e da ciência política, como Fernando Rodrigues, Marcelo Tognozzi, Júlio Mosquéra e Antônio Lavareda. O projeto gráfico leva a assinatura de Samuca Andrade, responsável também pelas caricaturas dos governadores, e conta com ilustrações de Greg. A escolha do título remete à época áurea da produção açucareira no estado, quando Pernambuco era conhecido como o “Leão do Norte” — uma referência ao seu protagonismo econômico e político na região.

Ao compilar esse conjunto de histórias e perfis, Magno Martins reforça sua contribuição duradoura ao jornalismo e à historiografia de Pernambuco. O lançamento acontece às 18h, no Boteco Porto Ferreira, localizado na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças. Com seu 14º livro, o autor reafirma seu compromisso com a preservação da memória coletiva e oferece às novas gerações uma oportunidade de reencontro com as raízes do poder estadual, num momento em que o debate público carece, segundo ele, de figuras com espírito público e capacidade de diálogo como as que marcaram o passado. Imperdível!

PREFEITA QUE VIRALIZOU DANÇANDO DE BIQUÍNI ULTRAPASSA 1,2 MILHÃO DE SEGUIDORES

A prefeita de Marituba, município localizado na região metropolitana de Belém, no Pará, Patrícia Alencar (MDB), tornou-se um dos nomes mais comentados do fim de semana nas redes sociais ao alcançar a impressionante marca de 1,2 milhão de seguidores no Instagram. O aumento vertiginoso no número de seguidores foi impulsionado por um vídeo que rapidamente se tornou viral, no qual a gestora aparece de biquíni, dançando forró em um momento descontraído de lazer. A gravação, segundo a própria prefeita, foi inicialmente vazada de um perfil privado, mas acabou sendo assumida por ela e publicada em sua conta oficial, o que gerou ainda mais engajamento e repercussão. O impacto foi imediato: apenas nos últimos três dias, cerca de 300 mil novos seguidores passaram a acompanhar suas publicações. O número atual impressiona ainda mais quando comparado com a conta institucional da Prefeitura de Marituba, que contabiliza cerca de 60 mil seguidores, o que representa uma diferença de 20 vezes em favor do perfil pessoal da prefeita. A popularidade repentina, no entanto, veio acompanhada de polêmica. Nas redes sociais, internautas se dividiram entre os que apoiaram a leveza e espontaneidade da prefeita e os que criticaram a exposição da imagem pessoal em meio a suas funções públicas. Em resposta às críticas, Patrícia Alencar adotou um tom firme e direto, rebatendo a ideia de que seu comportamento fosse incompatível com o cargo que ocupa. “Não vou abrir mão da minha liberdade por ocupar um cargo político”, declarou em um post que também viralizou. A fala foi acompanhada de uma reflexão mais ampla sobre os padrões de comportamento impostos às mulheres na política e na sociedade em geral. “Sério que toda essa confusão é por causa de uma mulher de biquíni?”, questionou, em tom de indignação. “Égua de machismo, evoluam. Mulher pode ser trabalhadora, mãe e bonitinha. Uma mulher sendo feliz e nada demais”, completou a gestora, trazendo à tona um debate que vai além do episódio específico e toca em questões estruturais sobre o papel da mulher na vida pública. Aos 37 anos, Patrícia Alencar já vinha ganhando notoriedade por uma gestão voltada à área social e por sua comunicação direta com a população através das redes. O episódio recente apenas reforçou sua projeção nacional e escancarou os limites que ainda são impostos a mulheres que ocupam cargos de poder, especialmente quando decidem expressar sua individualidade fora dos padrões considerados tradicionais. Entre apoiadores, muitos enxergam na atitude da prefeita um símbolo de liberdade e autenticidade, enquanto os críticos insistem em rotular sua conduta como inadequada. Patrícia, no entanto, parece decidida a não recuar diante da pressão e a transformar o episódio em um marco de afirmação pessoal e política.

FROTA DE ÔNIBUS NUNCA ESTEVE TÃO VELHA NO GRANDE RECIFE

Nunca a frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife esteve tão envelhecida e sucateada como agora. Em meio a uma crise silenciosa que se arrasta sem perspectivas de solução, os coletivos que circulam nas ruas do Grande Recife vêm operando, em sua maioria, com mais de sete anos de uso, o que contraria diretrizes técnicas e compromete a segurança, o conforto e a eficiência do serviço prestado à população. Dados inéditos de abril de 2025, obtidos pelo JC, revelam um retrato preocupante: dos quase dois mil ônibus que ainda operam sob responsabilidade das empresas permissionárias — aquelas que ainda não assinaram contrato de concessão — mais de 50% já ultrapassaram o tempo de vida útil recomendado para esse tipo de transporte. São veículos que deveriam ter sido retirados de circulação, mas que seguem rodando diariamente pelas avenidas da capital e cidades vizinhas. A deterioração da frota é ainda mais evidente quando se faz um comparativo com anos anteriores. Em janeiro de 2023, o STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR) contava com 1.826 veículos registrados. Dois anos depois, em abril de 2025, esse número caiu para 1.689, o que representa uma redução de 137 ônibus, ou cerca de 7,5% da frota. A queda no número de veículos operacionais, no entanto, veio acompanhada de outro dado mais grave: a ampliação da idade média da frota, que saltou de 5,37 anos em 2023 para 5,59 anos em 2025, escancarando a falta de investimentos no setor. A situação mais crítica, porém, está no crescimento exponencial do número de ônibus com idade acima dos sete anos. Em janeiro de 2023, havia 568 veículos nessas condições. Em abril de 2025, esse número chegou a 868. Na prática, mais da metade da frota das empresas permissionárias opera em situação de risco, ultrapassando a faixa etária recomendada para o transporte coletivo urbano, que exige veículos mais novos e adaptados à crescente demanda de passageiros. O problema se agrava ainda mais diante da estagnação no processo de renovação da frota. A ausência de contratos definitivos entre o poder público e as empresas operadoras contribui para o desinteresse dos empresários em investir na substituição dos ônibus antigos. Sem garantias jurídicas e financeiras, as empresas mantêm veículos deteriorados em circulação, num ciclo vicioso que penaliza diretamente os usuários. O resultado é visível nas ruas: coletivos com falhas mecânicas constantes, ar-condicionado inoperante, elevadores para cadeirantes quebrados e atrasos nas linhas. Para o passageiro, sobram desconforto e indignação. Para os motoristas e cobradores, aumentam os riscos de acidentes e a sobrecarga de trabalho. No atual cenário, a modernização do sistema parece um horizonte cada vez mais distante, enquanto a população continua a depender de um transporte público que envelhece a olhos vistos e resiste ao colapso diário sem um plano real de resgate.

IBIMIRIM RECEBE NOVOS VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS

Na manhã deste domingo, 8 de junho de 2025, Ibimirim vivenciou um momento marcante durante a programação da tradicional festa de Santo Antônio. O prefeito Welliton Siqueira, ao lado dos deputados Dannilo Godoy e Carlos Veras, do superintendente da Codevasf, Edilázio Vanderley, e de lideranças do seu grupo político, promoveu uma cerimônia de entrega de equipamentos e veículos que irão beneficiar diretamente a população urbana e rural do município. Em clima de emoção e celebração, o evento reuniu moradores que, mesmo em pleno domingo de festividades religiosas, compareceram em peso para prestigiar a ação do poder público.

Dentre os destaques, foi entregue um moderno ônibus escolar equipado com sistema de ar-condicionado, garantindo maior conforto e segurança para os estudantes que dependem do transporte público para chegar às escolas. Essa conquista representa um avanço importante na qualidade da educação e no bem-estar dos alunos da rede municipal. A infraestrutura do município também foi contemplada com a chegada de uma retroescavadeira e um trator de pneus, máquinas que reforçarão o trabalho nas estradas vicinais e no apoio às atividades produtivas do campo.

Os agricultores familiares da região foram lembrados com a entrega de equipamentos fundamentais para o trabalho no campo. A ensiladeira e a grade agrícola irão otimizar o manejo da produção, trazendo mais eficiência e rendimento às lavouras. Outro reforço importante à logística do município veio com a chegada de uma carreta tanque e uma carreta caçamba, que permitirão o transporte adequado de água, materiais e insumos, atendendo tanto à zona rural quanto aos serviços públicos urbanos. A renovação da frota municipal foi completada com a entrega de um automóvel Argo zero quilômetro, que será utilizado nos serviços administrativos da prefeitura.

Durante o ato, o prefeito Welliton destacou a importância das parcerias institucionais que viabilizaram essas conquistas, agradecendo o apoio dos deputados presentes, do Governo Federal, comandado pelo presidente Lula, e da governadora Raquel Lyra. O gestor municipal ressaltou ainda o simbolismo de reunir a população em uma manhã de domingo festivo, reforçando que o compromisso com o desenvolvimento de Ibimirim se reflete em ações concretas e investimentos que chegam a todas as comunidades do município.

FUSÃO DO PODEMOS+PSDB PODE NÃO ACONTECER

A tão aguardada fusão entre PSDB e Podemos, dada como certa no final de abril, parece ter entrado em compasso de espera. A decisão unânime da executiva nacional tucana no dia 29 daquele mês, autorizando o início dos entendimentos com o Podemos, foi celebrada à época com entusiasmo pela deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do partido. Na ocasião, ela publicou nota oficial de boas-vindas, reforçando o discurso de afinidade programática e sinalizando um caminho sem volta rumo à unificação. No entanto, esse entusiasmo não se repetiu na última quinta-feira, quando o PSDB sacramentou a fusão em sua 17ª Convenção Nacional, em Brasília, com 201 votos favoráveis e apenas dois contrários. O silêncio absoluto de Renata e a ausência de qualquer representante do Podemos no evento acenderam um forte alerta nos bastidores.

Fontes ligadas à cúpula do Podemos afirmam que, se a decisão dependesse apenas do momento atual, a fusão não aconteceria. A estimativa, que chegou a 100% de probabilidade, despencou para cerca de 20%. Os motivos para esse impasse envolvem principalmente disputas de poder na formação da nova legenda. O deputado Aécio Neves, principal articulador da fusão pelo lado tucano, defende um modelo de rodízio na presidência nacional do partido, com alternância semestral entre as duas siglas. Renata Abreu, por sua vez, resiste à proposta e quer manter controle sobre sete diretórios estaduais estratégicos — entre eles, o de Pernambuco. Esse ponto tornou-se uma linha vermelha para a deputada, especialmente pela relação política com Ricardo Teobaldo, ex-deputado federal e figura central na fundação do Podemos, com forte atuação no estado. Renata não aceita abrir mão da influência de Teobaldo na direção pernambucana da nova sigla.

O PSDB, por sua vez, tenta se reinventar em meio a um processo de esvaziamento que atingiu em cheio sua estrutura nacional. Em 2022, dos três governadores eleitos pela sigla, dois já migraram para o PSD: Raquel Lyra, de Pernambuco, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. O terceiro, Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, também é apontado como provável desertor. No Congresso, os tucanos contam hoje com três senadores e apenas 13 deputados federais, enquanto o Podemos tem quatro senadores e 15 deputados. A fusão era vista como forma de unir forças, consolidar bancadas e aumentar competitividade nas eleições municipais e gerais. Mas o impasse em torno da liderança e da divisão de poder ameaça colocar tudo a perder.

Em Pernambuco, o cenário é igualmente complexo. Embora o PSDB tenha emplacado apenas um dos 32 prefeitos eleitos no último pleito — os demais seguiram para o PSD com Raquel Lyra —, o deputado Álvaro Porto, presidente estadual da legenda, mantém o discurso de confiança. Ele se movimenta nos bastidores para ampliar a base e conquistar novos quadros, ainda que a resistência seja evidente. Do lado do Podemos, o ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, comanda o partido no estado e aguarda orientações de Renata Abreu. O silêncio da presidente nacional, porém, revela um clima de incerteza. A convenção do Podemos, necessária para homologar a fusão, ainda não tem data definida. Nos bastidores, cresce a percepção de que o entusiasmo inicial cedeu lugar à cautela. A janela de oportunidade, que parecia escancarada, começa a se fechar lentamente, à medida que a disputa por protagonismo político ofusca o projeto de união partidária.